Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Francisco de Assis Freire de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46962
Resumo: A educação inclusiva no Brasil vem como política educacional a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN 9394/96), que determina que pessoas com necessidades especiais sejam incluídas em salas de aula de ensino regular. Além de estarem no mesmo espaço físico, o que pode proporcionar uma maior interação e inclusão com os demais colegas, tais alunos têm um professor para auxiliar nas suas atividades. Embora existam professores auxiliares para proporcionar essa inclusão no contexto de sala de aula, as instituições de ensino carecem de conteúdo que seja inclusivo e que consequentemente permita tal inclusão. Esta pesquisa teve como foco alunos com o transtorno do espectro autista (TEA) e o objetivo de criar e validar sequências didáticas com a utilização de realidade aumentada de forma que o aluno com TEA estivesse mais engajado na aula e pudesse, também, mostrar ao seu professor/auxiliar ferramentas para a criação de outras sequências didáticas independente do componente curricular. Utilizamos como base uma pesquisa classificada como exploratória, com a utilização dos procedimentos aplicados nos estudos de casos. Com o estudo bibliográfico realizado e as ferramentas de RA pré-selecionadas iniciamos a coleta de dados com a busca de professores que tinham interesse em incluir as crianças com autismo em atividades com a utilização da tecnologia de RA. Posteriormente sugerimos e validamos, com auxílio do professor, as sequências didáticas realizadas pelos alunos. Com esta pesquisa ficou claro o potencial da realidade aumentada como ferramenta para engajar e possibilitar incorporar atividades escolares adaptadas de modo a termos uma maior participação dos estudantes com TEA. Evidenciou-se, também, que capacitar professores e auxiliares para utilização de outros recursos tecnológicos digitais é fundamental para que outras práticas sejam desenvolvidas e o processo de inclusão se torne cada vez mais natural.
id UFRN_07766b89cafeea94963026d589087801
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46962
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Melo, Francisco de Assis Freire dehttp://lattes.cnpq.br/8990085052395557http://lattes.cnpq.br/8670475877813913Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9702206935610428Soares, Alessandra Miranda MendesSoares, Kerolayne PaivaBurlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira2022-04-14T00:06:19Z2022-04-14T00:06:19Z2021-12-23MELO, Francisco de Assis Freire de. Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano. 2021. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46962A educação inclusiva no Brasil vem como política educacional a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN 9394/96), que determina que pessoas com necessidades especiais sejam incluídas em salas de aula de ensino regular. Além de estarem no mesmo espaço físico, o que pode proporcionar uma maior interação e inclusão com os demais colegas, tais alunos têm um professor para auxiliar nas suas atividades. Embora existam professores auxiliares para proporcionar essa inclusão no contexto de sala de aula, as instituições de ensino carecem de conteúdo que seja inclusivo e que consequentemente permita tal inclusão. Esta pesquisa teve como foco alunos com o transtorno do espectro autista (TEA) e o objetivo de criar e validar sequências didáticas com a utilização de realidade aumentada de forma que o aluno com TEA estivesse mais engajado na aula e pudesse, também, mostrar ao seu professor/auxiliar ferramentas para a criação de outras sequências didáticas independente do componente curricular. Utilizamos como base uma pesquisa classificada como exploratória, com a utilização dos procedimentos aplicados nos estudos de casos. Com o estudo bibliográfico realizado e as ferramentas de RA pré-selecionadas iniciamos a coleta de dados com a busca de professores que tinham interesse em incluir as crianças com autismo em atividades com a utilização da tecnologia de RA. Posteriormente sugerimos e validamos, com auxílio do professor, as sequências didáticas realizadas pelos alunos. Com esta pesquisa ficou claro o potencial da realidade aumentada como ferramenta para engajar e possibilitar incorporar atividades escolares adaptadas de modo a termos uma maior participação dos estudantes com TEA. Evidenciou-se, também, que capacitar professores e auxiliares para utilização de outros recursos tecnológicos digitais é fundamental para que outras práticas sejam desenvolvidas e o processo de inclusão se torne cada vez mais natural.Inclusive education in Brazil comes as an educational policy from the Law of Directives and Bases of National Education (LDBN 9394/96), which determines that people with special needs are included in regular education classrooms. In addition to being in the same physical space, which can provide greater interaction and inclusion with other colleagues, such students have a teacher to assist in their activities. Although there are auxiliary teachers to provide this inclusion in the classroom context, educational institutions lack content that is inclusive and that consequently allows such inclusion. This research focused on students with autism spectrum disorder (ASD) and the objective of creating and validating didactic sequences with the use of augmented reality so that the student with ASD was more engaged in the class and could also show their teacher/assistant tools for the creation of other didactic sequences regardless of the curricular component. We used as a basis a research classified as exploratory, using the procedures applied in the case studies. With the bibliographic study carried out and the AR tools pre-selected, we started collecting data by searching for teachers who were interested in including children with autism in activities using AR technology. Subsequently, we suggest and validate, with the help of the teacher, the didactic sequences carried out by the students. With this research, it became clear the potential of augmented reality as a tool to engage and make it possible to incorporate adapted school activities in order to have a greater participation of students with ASD. It was also evident that training teachers and assistants to use other digital technological resources is essential for other practices to be developed and for the inclusion process to become increasingly natural.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilTranstorno do espectro autista (TEA)Realidade aumentadaTecnologias assistivasSequência didáticaConstrução de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConstrucaosequenciasdidaticas_Melo_2021.pdfapplication/pdf2320022https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46962/1/Construcaosequenciasdidaticas_Melo_2021.pdfa21cccfebf401bb5cf6c15e79e620855MD51123456789/469622022-05-02 12:49:37.964oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46962Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:49:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano
title Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano
spellingShingle Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano
Melo, Francisco de Assis Freire de
Transtorno do espectro autista (TEA)
Realidade aumentada
Tecnologias assistivas
Sequência didática
title_short Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano
title_full Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano
title_fullStr Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano
title_full_unstemmed Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano
title_sort Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano
author Melo, Francisco de Assis Freire de
author_facet Melo, Francisco de Assis Freire de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8990085052395557
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8670475877813913
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silva
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9702206935610428
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Soares, Alessandra Miranda Mendes
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Soares, Kerolayne Paiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Francisco de Assis Freire de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira
contributor_str_mv Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do espectro autista (TEA)
Realidade aumentada
Tecnologias assistivas
Sequência didática
topic Transtorno do espectro autista (TEA)
Realidade aumentada
Tecnologias assistivas
Sequência didática
description A educação inclusiva no Brasil vem como política educacional a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN 9394/96), que determina que pessoas com necessidades especiais sejam incluídas em salas de aula de ensino regular. Além de estarem no mesmo espaço físico, o que pode proporcionar uma maior interação e inclusão com os demais colegas, tais alunos têm um professor para auxiliar nas suas atividades. Embora existam professores auxiliares para proporcionar essa inclusão no contexto de sala de aula, as instituições de ensino carecem de conteúdo que seja inclusivo e que consequentemente permita tal inclusão. Esta pesquisa teve como foco alunos com o transtorno do espectro autista (TEA) e o objetivo de criar e validar sequências didáticas com a utilização de realidade aumentada de forma que o aluno com TEA estivesse mais engajado na aula e pudesse, também, mostrar ao seu professor/auxiliar ferramentas para a criação de outras sequências didáticas independente do componente curricular. Utilizamos como base uma pesquisa classificada como exploratória, com a utilização dos procedimentos aplicados nos estudos de casos. Com o estudo bibliográfico realizado e as ferramentas de RA pré-selecionadas iniciamos a coleta de dados com a busca de professores que tinham interesse em incluir as crianças com autismo em atividades com a utilização da tecnologia de RA. Posteriormente sugerimos e validamos, com auxílio do professor, as sequências didáticas realizadas pelos alunos. Com esta pesquisa ficou claro o potencial da realidade aumentada como ferramenta para engajar e possibilitar incorporar atividades escolares adaptadas de modo a termos uma maior participação dos estudantes com TEA. Evidenciou-se, também, que capacitar professores e auxiliares para utilização de outros recursos tecnológicos digitais é fundamental para que outras práticas sejam desenvolvidas e o processo de inclusão se torne cada vez mais natural.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-14T00:06:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-14T00:06:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELO, Francisco de Assis Freire de. Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano. 2021. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46962
identifier_str_mv MELO, Francisco de Assis Freire de. Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano. 2021. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46962/1/Construcaosequenciasdidaticas_Melo_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a21cccfebf401bb5cf6c15e79e620855
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117892148297728