Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46962 |
Resumo: | A educação inclusiva no Brasil vem como política educacional a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN 9394/96), que determina que pessoas com necessidades especiais sejam incluídas em salas de aula de ensino regular. Além de estarem no mesmo espaço físico, o que pode proporcionar uma maior interação e inclusão com os demais colegas, tais alunos têm um professor para auxiliar nas suas atividades. Embora existam professores auxiliares para proporcionar essa inclusão no contexto de sala de aula, as instituições de ensino carecem de conteúdo que seja inclusivo e que consequentemente permita tal inclusão. Esta pesquisa teve como foco alunos com o transtorno do espectro autista (TEA) e o objetivo de criar e validar sequências didáticas com a utilização de realidade aumentada de forma que o aluno com TEA estivesse mais engajado na aula e pudesse, também, mostrar ao seu professor/auxiliar ferramentas para a criação de outras sequências didáticas independente do componente curricular. Utilizamos como base uma pesquisa classificada como exploratória, com a utilização dos procedimentos aplicados nos estudos de casos. Com o estudo bibliográfico realizado e as ferramentas de RA pré-selecionadas iniciamos a coleta de dados com a busca de professores que tinham interesse em incluir as crianças com autismo em atividades com a utilização da tecnologia de RA. Posteriormente sugerimos e validamos, com auxílio do professor, as sequências didáticas realizadas pelos alunos. Com esta pesquisa ficou claro o potencial da realidade aumentada como ferramenta para engajar e possibilitar incorporar atividades escolares adaptadas de modo a termos uma maior participação dos estudantes com TEA. Evidenciou-se, também, que capacitar professores e auxiliares para utilização de outros recursos tecnológicos digitais é fundamental para que outras práticas sejam desenvolvidas e o processo de inclusão se torne cada vez mais natural. |
id |
UFRN_07766b89cafeea94963026d589087801 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46962 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Francisco de Assis Freire dehttp://lattes.cnpq.br/8990085052395557http://lattes.cnpq.br/8670475877813913Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9702206935610428Soares, Alessandra Miranda MendesSoares, Kerolayne PaivaBurlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira2022-04-14T00:06:19Z2022-04-14T00:06:19Z2021-12-23MELO, Francisco de Assis Freire de. Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano. 2021. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46962A educação inclusiva no Brasil vem como política educacional a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN 9394/96), que determina que pessoas com necessidades especiais sejam incluídas em salas de aula de ensino regular. Além de estarem no mesmo espaço físico, o que pode proporcionar uma maior interação e inclusão com os demais colegas, tais alunos têm um professor para auxiliar nas suas atividades. Embora existam professores auxiliares para proporcionar essa inclusão no contexto de sala de aula, as instituições de ensino carecem de conteúdo que seja inclusivo e que consequentemente permita tal inclusão. Esta pesquisa teve como foco alunos com o transtorno do espectro autista (TEA) e o objetivo de criar e validar sequências didáticas com a utilização de realidade aumentada de forma que o aluno com TEA estivesse mais engajado na aula e pudesse, também, mostrar ao seu professor/auxiliar ferramentas para a criação de outras sequências didáticas independente do componente curricular. Utilizamos como base uma pesquisa classificada como exploratória, com a utilização dos procedimentos aplicados nos estudos de casos. Com o estudo bibliográfico realizado e as ferramentas de RA pré-selecionadas iniciamos a coleta de dados com a busca de professores que tinham interesse em incluir as crianças com autismo em atividades com a utilização da tecnologia de RA. Posteriormente sugerimos e validamos, com auxílio do professor, as sequências didáticas realizadas pelos alunos. Com esta pesquisa ficou claro o potencial da realidade aumentada como ferramenta para engajar e possibilitar incorporar atividades escolares adaptadas de modo a termos uma maior participação dos estudantes com TEA. Evidenciou-se, também, que capacitar professores e auxiliares para utilização de outros recursos tecnológicos digitais é fundamental para que outras práticas sejam desenvolvidas e o processo de inclusão se torne cada vez mais natural.Inclusive education in Brazil comes as an educational policy from the Law of Directives and Bases of National Education (LDBN 9394/96), which determines that people with special needs are included in regular education classrooms. In addition to being in the same physical space, which can provide greater interaction and inclusion with other colleagues, such students have a teacher to assist in their activities. Although there are auxiliary teachers to provide this inclusion in the classroom context, educational institutions lack content that is inclusive and that consequently allows such inclusion. This research focused on students with autism spectrum disorder (ASD) and the objective of creating and validating didactic sequences with the use of augmented reality so that the student with ASD was more engaged in the class and could also show their teacher/assistant tools for the creation of other didactic sequences regardless of the curricular component. We used as a basis a research classified as exploratory, using the procedures applied in the case studies. With the bibliographic study carried out and the AR tools pre-selected, we started collecting data by searching for teachers who were interested in including children with autism in activities using AR technology. Subsequently, we suggest and validate, with the help of the teacher, the didactic sequences carried out by the students. With this research, it became clear the potential of augmented reality as a tool to engage and make it possible to incorporate adapted school activities in order to have a greater participation of students with ASD. It was also evident that training teachers and assistants to use other digital technological resources is essential for other practices to be developed and for the inclusion process to become increasingly natural.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilTranstorno do espectro autista (TEA)Realidade aumentadaTecnologias assistivasSequência didáticaConstrução de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConstrucaosequenciasdidaticas_Melo_2021.pdfapplication/pdf2320022https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46962/1/Construcaosequenciasdidaticas_Melo_2021.pdfa21cccfebf401bb5cf6c15e79e620855MD51123456789/469622022-05-02 12:49:37.964oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46962Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:49:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano |
title |
Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano |
spellingShingle |
Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano Melo, Francisco de Assis Freire de Transtorno do espectro autista (TEA) Realidade aumentada Tecnologias assistivas Sequência didática |
title_short |
Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano |
title_full |
Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano |
title_fullStr |
Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano |
title_full_unstemmed |
Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano |
title_sort |
Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano |
author |
Melo, Francisco de Assis Freire de |
author_facet |
Melo, Francisco de Assis Freire de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8990085052395557 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8670475877813913 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silva |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9702206935610428 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Soares, Alessandra Miranda Mendes |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Soares, Kerolayne Paiva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Francisco de Assis Freire de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira |
contributor_str_mv |
Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do espectro autista (TEA) Realidade aumentada Tecnologias assistivas Sequência didática |
topic |
Transtorno do espectro autista (TEA) Realidade aumentada Tecnologias assistivas Sequência didática |
description |
A educação inclusiva no Brasil vem como política educacional a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN 9394/96), que determina que pessoas com necessidades especiais sejam incluídas em salas de aula de ensino regular. Além de estarem no mesmo espaço físico, o que pode proporcionar uma maior interação e inclusão com os demais colegas, tais alunos têm um professor para auxiliar nas suas atividades. Embora existam professores auxiliares para proporcionar essa inclusão no contexto de sala de aula, as instituições de ensino carecem de conteúdo que seja inclusivo e que consequentemente permita tal inclusão. Esta pesquisa teve como foco alunos com o transtorno do espectro autista (TEA) e o objetivo de criar e validar sequências didáticas com a utilização de realidade aumentada de forma que o aluno com TEA estivesse mais engajado na aula e pudesse, também, mostrar ao seu professor/auxiliar ferramentas para a criação de outras sequências didáticas independente do componente curricular. Utilizamos como base uma pesquisa classificada como exploratória, com a utilização dos procedimentos aplicados nos estudos de casos. Com o estudo bibliográfico realizado e as ferramentas de RA pré-selecionadas iniciamos a coleta de dados com a busca de professores que tinham interesse em incluir as crianças com autismo em atividades com a utilização da tecnologia de RA. Posteriormente sugerimos e validamos, com auxílio do professor, as sequências didáticas realizadas pelos alunos. Com esta pesquisa ficou claro o potencial da realidade aumentada como ferramenta para engajar e possibilitar incorporar atividades escolares adaptadas de modo a termos uma maior participação dos estudantes com TEA. Evidenciou-se, também, que capacitar professores e auxiliares para utilização de outros recursos tecnológicos digitais é fundamental para que outras práticas sejam desenvolvidas e o processo de inclusão se torne cada vez mais natural. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-14T00:06:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-14T00:06:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MELO, Francisco de Assis Freire de. Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano. 2021. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46962 |
identifier_str_mv |
MELO, Francisco de Assis Freire de. Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano. 2021. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46962/1/Construcaosequenciasdidaticas_Melo_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a21cccfebf401bb5cf6c15e79e620855 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117892148297728 |