As Tecnologias da Informação e Comunicação na constituição dos professores de Biologia na cidade de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Maria Andréa de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4816854H8
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6739
Resumo: O objetivo desse estudo foi investigar de que maneira a constituição dos professores de Biologia podem influenciar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na prática docente. Segundo a literatura especializada, a formação docente não contempla adequadamente a preparação de professores para o uso das TICs. Para investigar esta problemática no contexto de escolas de Manaus foi realizada uma pesquisa de natureza predominantemente qualitativa. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionários estruturados e um roteiro de entrevistas aberto. Os resultados foram analisados através da técnica de Análise Textual Discursiva, na qual os dados foram desconstruídos e classificados dando condição de novos entendimentos sobre o “corpus” das entrevistas. Apesar dos avanços na integração das TIC são Ensino de Biologia, ainda há muitas dificuldades a serem superadas no campo das tecnologias educacionais, TICs, que são um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, pode proporcionar a comunicação de vários processos nas atividades profissionais, inclusive no ensino e na pesquisa. Os resultados obtidos neste estudo revelam, quanto à constituição docente, que a integração das TICs se verifica de distintas maneiras no agir do professor, e ainda que a constituição docente para o uso de TICs depende, não somente da vontade dos docentes de usar estes recursos, mas está vinculado a interação com seus pares e com seus formadores. Quanto à formação docente, o estudo aponta uma deficiência na formação inicial, já que menos da metade das Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade se adequaram à Portaria no. 4059/2004, que obriga o oferecimento de disciplinas sobre tecnologias nas licenciaturas. Na formação continuada o estudo constatou que os professores participantes da pesquisa reconhecem os programas de formação continuada oferecidos pelo governo federal, no entanto, desconhecem os meios de acesso a essa forma de capacitação. Dessa forma, caberia ao MEC a divulgação periódica destas normativas. Os investimentos para o ensino superior, tanto do poder público como da rede privada, deveriam priorizar a formação inicial, pois sua deficiência implica no despreparo do professor frente às inovações tecnológicas. Quanto à estrutura das escolas, estas também demandam cuidados, causada pela falta ou excesso de zelo por parte dos gestores na utilização das TICs. Em muitas escolas manauaras o sinal da internet é fraco, a estrutura dos prédios é antiga e carece de manutenção e adequação para o uso de equipamentos tecnológicos. Mais do que modificar estruturas físicas é necessário modificar o modo de pensar e de atuar dos discentes, docentes e da gestão escolar.
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spelling As Tecnologias da Informação e Comunicação na constituição dos professores de Biologia na cidade de ManausFormação de professoresTICsEnsino de BiologiaCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO objetivo desse estudo foi investigar de que maneira a constituição dos professores de Biologia podem influenciar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na prática docente. Segundo a literatura especializada, a formação docente não contempla adequadamente a preparação de professores para o uso das TICs. Para investigar esta problemática no contexto de escolas de Manaus foi realizada uma pesquisa de natureza predominantemente qualitativa. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionários estruturados e um roteiro de entrevistas aberto. Os resultados foram analisados através da técnica de Análise Textual Discursiva, na qual os dados foram desconstruídos e classificados dando condição de novos entendimentos sobre o “corpus” das entrevistas. Apesar dos avanços na integração das TIC são Ensino de Biologia, ainda há muitas dificuldades a serem superadas no campo das tecnologias educacionais, TICs, que são um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, pode proporcionar a comunicação de vários processos nas atividades profissionais, inclusive no ensino e na pesquisa. Os resultados obtidos neste estudo revelam, quanto à constituição docente, que a integração das TICs se verifica de distintas maneiras no agir do professor, e ainda que a constituição docente para o uso de TICs depende, não somente da vontade dos docentes de usar estes recursos, mas está vinculado a interação com seus pares e com seus formadores. Quanto à formação docente, o estudo aponta uma deficiência na formação inicial, já que menos da metade das Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade se adequaram à Portaria no. 4059/2004, que obriga o oferecimento de disciplinas sobre tecnologias nas licenciaturas. Na formação continuada o estudo constatou que os professores participantes da pesquisa reconhecem os programas de formação continuada oferecidos pelo governo federal, no entanto, desconhecem os meios de acesso a essa forma de capacitação. Dessa forma, caberia ao MEC a divulgação periódica destas normativas. Os investimentos para o ensino superior, tanto do poder público como da rede privada, deveriam priorizar a formação inicial, pois sua deficiência implica no despreparo do professor frente às inovações tecnológicas. Quanto à estrutura das escolas, estas também demandam cuidados, causada pela falta ou excesso de zelo por parte dos gestores na utilização das TICs. Em muitas escolas manauaras o sinal da internet é fraco, a estrutura dos prédios é antiga e carece de manutenção e adequação para o uso de equipamentos tecnológicos. Mais do que modificar estruturas físicas é necessário modificar o modo de pensar e de atuar dos discentes, docentes e da gestão escolar.The purpose of this study was to investigate how the constitution of Biology teachers can influence the use of Information and Communication Technologies (TICs) in teaching practice. According to the specialized literature, teacher training does not adequately contemplate the preparation of teachers for the use of TICs. To investigate this problem in the context of schools in Manaus, a research of predominantly qualitative nature was conducted out. The research instruments used were structured questionnaires and an open interview script. The results were analyzed using the Discursive Textual Analysis technique, in which the data were deconstructed and classified giving new understanding about the "corpus" of the interviews. Although advances in the integration of TIC are Biology Teaching, there are still many difficulties to be overcome in the field of educational technologies, TICs, which are a set of technological resources that, if they are integrated with one another, can provide the communication of several processes in the professional activities, including teaching and research. The results obtained in this study show that, in terms of teacher composition, the integration of TICs occurs in different ways in the teacher's action, and even though the teacher's constitution for the use of TIC depends not only on teachers' willingness to use these resources, but it is linked to interaction with their peers and with their trainers. Regarding teacher education, the study points to a deficiency in initial training, since less than half of the Higher Education Institutions (HEIs) of the city were in compliance with Ordinance no. 4059/2004, which obliges the offer of courses on technologies in undergraduate degrees. In continuing education, the study found that the teachers participating in the research recognize the continuing education programs offered by the federal government, however, they do not know the means of access to this form of training. In this way, it would be incumbent upon the MEC to periodically disclose these regulations. Investments in higher education, both public and private, should prioritize initial training, as their deficiency implies the teacher's unpreparedness in the face of technological innovations. As for the structure of schools, these also demand care, caused by the lack or excess of zeal on the part of the managers in the use of the TICs. In many Manaus schools the sign of internet is weak, the structure of the buildings is old and needs maintenance and adequacy for the use of technological equipment. More than modifying physical structures it is necessary to modify the thinking and acting of students, teachers and school management.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaOda, Welton Yudihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723413Z9Viana, Maria Andréa de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4816854H82018-10-30T12:44:24Z2017-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIANA, Maria Andrea de Oliveira. As Tecnologias da Informação e Comunicação na constituição dos professores de Biologia na cidade de Manaus. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6739porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-10-31T05:03:27Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6739Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-10-31T05:03:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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