Escolhas tecnológicas na elaboração de planos de ensino por licenciandos em biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13742 |
Resumo: | O presente estudo investiga o uso das ferramentas da internet e as escolhas tecnológicas em planos de ensino elaborados por licenciandos do curso de Ciências Biológicas. Os dados foram coletados por meio de um questionário online respondido por 106 licenciandos. Identifica-se que eles são usuários frequentes da internet, sendo que 100% deles declararam utilizar e-mail, 99% fazem download de arquivos da internet e 97% utilizam ferramentas de pesquisa. Mapeou-se o uso declarado por eles utilizando as categorias Estudo (32%), Didático (2,6%), Profissional (12,1%) e Social (37,7%). Em relação às ferramentas, foi realizado um levantamento de quais foram as ferramentas mais mencionadas quando o critério era de ser utilizado para ensinar e aprender, sendo mais frequente o uso das redes sociais e aplicativos de mensagens. Também se observou a preferência dos licenciandos, em relação a escolha das ferramentas tecnológicas aplicadas em planos de ensino com integração de tecnologias durante o trabalho final do curso de formação, onde verificou-se que o uso declarado das tecnologias para aprender ainda não estava totalmente alinhado às escolhas tecnológicas de planos de ensino preparados para o ensino formal. |
id |
UTFPR-7_da39413a76bbc87f31eafdb49a9bfad5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13742 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolhas tecnológicas na elaboração de planos de ensino por licenciandos em biologiaensinoEaD; Ferramentas da internet; TICs; Formação de professoresO presente estudo investiga o uso das ferramentas da internet e as escolhas tecnológicas em planos de ensino elaborados por licenciandos do curso de Ciências Biológicas. Os dados foram coletados por meio de um questionário online respondido por 106 licenciandos. Identifica-se que eles são usuários frequentes da internet, sendo que 100% deles declararam utilizar e-mail, 99% fazem download de arquivos da internet e 97% utilizam ferramentas de pesquisa. Mapeou-se o uso declarado por eles utilizando as categorias Estudo (32%), Didático (2,6%), Profissional (12,1%) e Social (37,7%). Em relação às ferramentas, foi realizado um levantamento de quais foram as ferramentas mais mencionadas quando o critério era de ser utilizado para ensinar e aprender, sendo mais frequente o uso das redes sociais e aplicativos de mensagens. Também se observou a preferência dos licenciandos, em relação a escolha das ferramentas tecnológicas aplicadas em planos de ensino com integração de tecnologias durante o trabalho final do curso de formação, onde verificou-se que o uso declarado das tecnologias para aprender ainda não estava totalmente alinhado às escolhas tecnológicas de planos de ensino preparados para o ensino formal.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)FiocruzFundação CecierjCAPESSouza, André Henrique SilvaSalvador, Daniel Fábio2022-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1374210.3895/rbect.v15n2.13742Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 15, n. 2 (2022): Publicação em Fluxo Contínuo 20221982-873X10.3895/rbect.v15n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13742/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13742/pdf_1Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:44:21Zoai:periodicos.utfpr:article/13742Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:44:21Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolhas tecnológicas na elaboração de planos de ensino por licenciandos em biologia |
title |
Escolhas tecnológicas na elaboração de planos de ensino por licenciandos em biologia |
spellingShingle |
Escolhas tecnológicas na elaboração de planos de ensino por licenciandos em biologia Souza, André Henrique Silva ensino EaD; Ferramentas da internet; TICs; Formação de professores |
title_short |
Escolhas tecnológicas na elaboração de planos de ensino por licenciandos em biologia |
title_full |
Escolhas tecnológicas na elaboração de planos de ensino por licenciandos em biologia |
title_fullStr |
Escolhas tecnológicas na elaboração de planos de ensino por licenciandos em biologia |
title_full_unstemmed |
Escolhas tecnológicas na elaboração de planos de ensino por licenciandos em biologia |
title_sort |
Escolhas tecnológicas na elaboração de planos de ensino por licenciandos em biologia |
author |
Souza, André Henrique Silva |
author_facet |
Souza, André Henrique Silva Salvador, Daniel Fábio |
author_role |
author |
author2 |
Salvador, Daniel Fábio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fiocruz Fundação Cecierj CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, André Henrique Silva Salvador, Daniel Fábio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino EaD; Ferramentas da internet; TICs; Formação de professores |
topic |
ensino EaD; Ferramentas da internet; TICs; Formação de professores |
description |
O presente estudo investiga o uso das ferramentas da internet e as escolhas tecnológicas em planos de ensino elaborados por licenciandos do curso de Ciências Biológicas. Os dados foram coletados por meio de um questionário online respondido por 106 licenciandos. Identifica-se que eles são usuários frequentes da internet, sendo que 100% deles declararam utilizar e-mail, 99% fazem download de arquivos da internet e 97% utilizam ferramentas de pesquisa. Mapeou-se o uso declarado por eles utilizando as categorias Estudo (32%), Didático (2,6%), Profissional (12,1%) e Social (37,7%). Em relação às ferramentas, foi realizado um levantamento de quais foram as ferramentas mais mencionadas quando o critério era de ser utilizado para ensinar e aprender, sendo mais frequente o uso das redes sociais e aplicativos de mensagens. Também se observou a preferência dos licenciandos, em relação a escolha das ferramentas tecnológicas aplicadas em planos de ensino com integração de tecnologias durante o trabalho final do curso de formação, onde verificou-se que o uso declarado das tecnologias para aprender ainda não estava totalmente alinhado às escolhas tecnológicas de planos de ensino preparados para o ensino formal. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13742 10.3895/rbect.v15n2.13742 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13742 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v15n2.13742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13742/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13742/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 15, n. 2 (2022): Publicação em Fluxo Contínuo 2022 1982-873X 10.3895/rbect.v15n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713869599211520 |