A Instrumentalização da Educação Brasileira: a Reforma do Ensino Médio
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/25850 |
Resumo: | A reforma do ensino médio sancionada pela Lei nº13.415/2017 é oriunda da impositiva Medida Provisória 746 do governo Temer que visava a progressiva extinção das disciplinas de teor crítico, além de dar ênfase à formação de mão-de-obra barata para o mercado de trabalho, respondendo aos anseios do Banco Mundial. Após a análise documental da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/1996 é possível inferir que as imposições sofridas à educação brasileira por meio da reforma do Ensino Médio regridem à época ditatorial, de caráter tecnicista e conservador favorecendo a precarização e a privatização da educação brasileira. |
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A Instrumentalização da Educação Brasileira: a Reforma do Ensino MédioReforma do Ensino MédioImposiçãoLei nº13.415/2017. Reforma de la Enseñanza Media. Imposición. Ley nº13.415/2017. High school education reform. Imposition. Law number 13.415/2017.A reforma do ensino médio sancionada pela Lei nº13.415/2017 é oriunda da impositiva Medida Provisória 746 do governo Temer que visava a progressiva extinção das disciplinas de teor crítico, além de dar ênfase à formação de mão-de-obra barata para o mercado de trabalho, respondendo aos anseios do Banco Mundial. Após a análise documental da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/1996 é possível inferir que as imposições sofridas à educação brasileira por meio da reforma do Ensino Médio regridem à época ditatorial, de caráter tecnicista e conservador favorecendo a precarização e a privatização da educação brasileira.Universidade Federal da Bahia2018-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literatura; Revisión de Literatura; Literature Revisionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2585010.9771/gmed.v10i3.25850Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 3 (2018): 10 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE; 176-1852175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/25850/18937Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Nayara Ferreirada Costa, Mauro Gomesda Costa, Paula NaranjoLima, Ana Cláudia Sá2019-10-17T21:19:00Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25850Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-10-17T21:19Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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