EPISTEMOLOGIA PÓS-MODERNA E SUA LEITURA DE VIGOTSKI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Eduardo Moura
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Tuleski, Silvana Calvo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/16811
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar historicamente as formas que o construcionismo social interpretou os conceitos vigotskianos, sobretudo do ponto de vista epistemológico. Constatou-se que Vigotski foi utilizado pelo construcionismo social para fundamentar a ideia de que nos formamos nas relações sociais, mediados pela linguagem. Contudo apresenta uma concepção idealizada de linguagem, principalmente pela desconsideração das bases marxistas do psicólogo soviético. A chave desse problema seria compreender a linguagem e o conhecimento como independetes da reprodução material da sociedade. Conclui-se que a concepção construcionsita está em desacordo com as ideias de Vigotski, sobretudo a partir do seu sistema conceitual geral. 
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