EPISTEMOLOGIA PÓS-MODERNA E SUA LEITURA DE VIGOTSKI
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/16811 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar historicamente as formas que o construcionismo social interpretou os conceitos vigotskianos, sobretudo do ponto de vista epistemológico. Constatou-se que Vigotski foi utilizado pelo construcionismo social para fundamentar a ideia de que nos formamos nas relações sociais, mediados pela linguagem. Contudo apresenta uma concepção idealizada de linguagem, principalmente pela desconsideração das bases marxistas do psicólogo soviético. A chave desse problema seria compreender a linguagem e o conhecimento como independetes da reprodução material da sociedade. Conclui-se que a concepção construcionsita está em desacordo com as ideias de Vigotski, sobretudo a partir do seu sistema conceitual geral. |
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