A concepção de trabalho educativo do Sebrae: assimilar a docência para difundir o empreendedorismo
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43737 |
Resumo: | O texto analisa a concepção de trabalho educativo do Sebrae inscrita no programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos a partir da pedagogia histórico-crítica. O trabalho se vincula a uma pesquisa documental fundamentada no materialismo histórico-dialético. O corpus empírico foi a coleção de apostilas do programa. Constata-se que o Sebrae busca alterar a finalidade, os meios e os objetos do trabalho educativo para expropriar os saberes da professora e do professor, visando torná-los agentes difusores do empreendedorismo. Conclui-se que a concepção de trabalho educativo do Sebrae não interessa ao magistério e à classe trabalhadora por comprometer a escola pública referenciada na formação omnilateral. |
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