Gramsci: Trabalho, Educação e Escola Unitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27048 |
Resumo: | Nosso objetivo é discutir sobre algumas ideias que são imputadas ao italiano Antonio Gramsci (1891–1937), tais como: o trabalho como princípio educativo, a escola como trincheira avançada na guerra de posições (SAVIANI, 2013) e a construção da Escola Unitária já no modo de produção capitalista (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). A primeira ideia, de fato, foi Gramsci quem cunhou a partir do contexto italiano marcado pela Reforma Gentille, efervescência do operariado fabril italiano e ascensão do fascismo. A segunda se trata de uma inversão da tática gramsciana que tinha como caminho a preparação subjetiva das massas para a revolução fora da educação formal. E a terceira é decorrente de uma transposição teórica e temporal.GRAMSCI: TRABAJO, EDUCACIÓN Y ESCUELA UNITARIAEl objetivo es discutir sobre algunas ideas que se imputan al italiano Antonio Gramsci (1891-1937), tales como: el trabajo como principio educativo, la escuela como trinchera avanzada en la guerra de posiciones (SAVIANI, 2013) y la construcción de la Escuela Unitaria ya en el modo de producción capitalista (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). La primera idea, de hecho, fue Gramsci quien acuñó a partir del contexto italiano marcado por la Reforma Gentille, efervescencia del operario italiano y ascenso del fascismo. La segunda se trata de una inversión de la táctica gramsciana que tenía como camino la preparación subjetiva de las masas para la revolución fuera de la educación formal. Y la tercera es consecuencia de una transposición teórica y temporal. GRAMSCI: WORK, EDUCATION AND UNITARY SCHOOLOur aim is to discuss some ideas that are imputed to the Italian Antonio Gramsci (1891-1937), such as: work as an educational principle, school as an advanced trench in the war of positions (SAVIANI, 2013) and the construction of the Unitary School already in the capitalist mode of production (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). The first idea, in fact, was Gramsci who coined from the Italian context marked by the Gentille Reformation, the effervescence of the Italian factory laborer and the rise of fascism. The second is an inversion of the Gramscian tactics which had as its way the subjective preparation of the masses for revolution outside of formal education. And the third is due to a theoretical and temporal transposition. |
id |
UFBA-10_3dde35ea208699f76cf0f841d47e5cab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27048 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Gramsci: Trabalho, Educação e Escola UnitáriaTrabalhoPrincípio educativoEscola Unitária.Nosso objetivo é discutir sobre algumas ideias que são imputadas ao italiano Antonio Gramsci (1891–1937), tais como: o trabalho como princípio educativo, a escola como trincheira avançada na guerra de posições (SAVIANI, 2013) e a construção da Escola Unitária já no modo de produção capitalista (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). A primeira ideia, de fato, foi Gramsci quem cunhou a partir do contexto italiano marcado pela Reforma Gentille, efervescência do operariado fabril italiano e ascensão do fascismo. A segunda se trata de uma inversão da tática gramsciana que tinha como caminho a preparação subjetiva das massas para a revolução fora da educação formal. E a terceira é decorrente de uma transposição teórica e temporal.GRAMSCI: TRABAJO, EDUCACIÓN Y ESCUELA UNITARIAEl objetivo es discutir sobre algunas ideas que se imputan al italiano Antonio Gramsci (1891-1937), tales como: el trabajo como principio educativo, la escuela como trinchera avanzada en la guerra de posiciones (SAVIANI, 2013) y la construcción de la Escuela Unitaria ya en el modo de producción capitalista (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). La primera idea, de hecho, fue Gramsci quien acuñó a partir del contexto italiano marcado por la Reforma Gentille, efervescencia del operario italiano y ascenso del fascismo. La segunda se trata de una inversión de la táctica gramsciana que tenía como camino la preparación subjetiva de las masas para la revolución fuera de la educación formal. Y la tercera es consecuencia de una transposición teórica y temporal. GRAMSCI: WORK, EDUCATION AND UNITARY SCHOOLOur aim is to discuss some ideas that are imputed to the Italian Antonio Gramsci (1891-1937), such as: work as an educational principle, school as an advanced trench in the war of positions (SAVIANI, 2013) and the construction of the Unitary School already in the capitalist mode of production (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). The first idea, in fact, was Gramsci who coined from the Italian context marked by the Gentille Reformation, the effervescence of the Italian factory laborer and the rise of fascism. The second is an inversion of the Gramscian tactics which had as its way the subjective preparation of the masses for revolution outside of formal education. And the third is due to a theoretical and temporal transposition.Universidade Federal da Bahia2019-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2704810.9771/gmed.v10i3.27048Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 3 (2018): 10 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE; 269-2782175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27048/18955Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogara Junior, Gilberto2019-10-17T21:19:00Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27048Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-10-17T21:19Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gramsci: Trabalho, Educação e Escola Unitária |
title |
Gramsci: Trabalho, Educação e Escola Unitária |
spellingShingle |
Gramsci: Trabalho, Educação e Escola Unitária Nogara Junior, Gilberto Trabalho Princípio educativo Escola Unitária. |
title_short |
Gramsci: Trabalho, Educação e Escola Unitária |
title_full |
Gramsci: Trabalho, Educação e Escola Unitária |
title_fullStr |
Gramsci: Trabalho, Educação e Escola Unitária |
title_full_unstemmed |
Gramsci: Trabalho, Educação e Escola Unitária |
title_sort |
Gramsci: Trabalho, Educação e Escola Unitária |
author |
Nogara Junior, Gilberto |
author_facet |
Nogara Junior, Gilberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogara Junior, Gilberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Princípio educativo Escola Unitária. |
topic |
Trabalho Princípio educativo Escola Unitária. |
description |
Nosso objetivo é discutir sobre algumas ideias que são imputadas ao italiano Antonio Gramsci (1891–1937), tais como: o trabalho como princípio educativo, a escola como trincheira avançada na guerra de posições (SAVIANI, 2013) e a construção da Escola Unitária já no modo de produção capitalista (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). A primeira ideia, de fato, foi Gramsci quem cunhou a partir do contexto italiano marcado pela Reforma Gentille, efervescência do operariado fabril italiano e ascensão do fascismo. A segunda se trata de uma inversão da tática gramsciana que tinha como caminho a preparação subjetiva das massas para a revolução fora da educação formal. E a terceira é decorrente de uma transposição teórica e temporal.GRAMSCI: TRABAJO, EDUCACIÓN Y ESCUELA UNITARIAEl objetivo es discutir sobre algunas ideas que se imputan al italiano Antonio Gramsci (1891-1937), tales como: el trabajo como principio educativo, la escuela como trinchera avanzada en la guerra de posiciones (SAVIANI, 2013) y la construcción de la Escuela Unitaria ya en el modo de producción capitalista (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). La primera idea, de hecho, fue Gramsci quien acuñó a partir del contexto italiano marcado por la Reforma Gentille, efervescencia del operario italiano y ascenso del fascismo. La segunda se trata de una inversión de la táctica gramsciana que tenía como camino la preparación subjetiva de las masas para la revolución fuera de la educación formal. Y la tercera es consecuencia de una transposición teórica y temporal. GRAMSCI: WORK, EDUCATION AND UNITARY SCHOOLOur aim is to discuss some ideas that are imputed to the Italian Antonio Gramsci (1891-1937), such as: work as an educational principle, school as an advanced trench in the war of positions (SAVIANI, 2013) and the construction of the Unitary School already in the capitalist mode of production (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). The first idea, in fact, was Gramsci who coined from the Italian context marked by the Gentille Reformation, the effervescence of the Italian factory laborer and the rise of fascism. The second is an inversion of the Gramscian tactics which had as its way the subjective preparation of the masses for revolution outside of formal education. And the third is due to a theoretical and temporal transposition. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27048 10.9771/gmed.v10i3.27048 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27048 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v10i3.27048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27048/18955 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 3 (2018): 10 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE; 269-278 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313517910065152 |