Gramsci: Trabalho, Educação e Escola Unitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogara Junior, Gilberto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27048
Resumo: Nosso objetivo é discutir sobre algumas ideias que são imputadas ao italiano Antonio Gramsci (1891–1937), tais como: o trabalho como princípio educativo, a escola como trincheira avançada na guerra de posições (SAVIANI, 2013) e a construção da Escola Unitária já no modo de produção capitalista (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). A primeira ideia, de fato, foi Gramsci quem cunhou a partir do contexto italiano marcado pela Reforma Gentille, efervescência do operariado fabril italiano e ascensão do fascismo. A segunda se trata de uma inversão da tática gramsciana que tinha como caminho a preparação subjetiva das massas para a revolução fora da educação formal. E a terceira é decorrente de uma transposição teórica e temporal.GRAMSCI: TRABAJO, EDUCACIÓN Y ESCUELA UNITARIAEl objetivo es discutir sobre algunas ideas que se imputan al italiano Antonio Gramsci (1891-1937), tales como: el trabajo como principio educativo, la escuela como trinchera avanzada en la guerra de posiciones (SAVIANI, 2013) y la construcción de la Escuela Unitaria ya en el modo de producción capitalista (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). La primera idea, de hecho, fue Gramsci quien acuñó a partir del contexto italiano marcado por la Reforma Gentille, efervescencia del operario italiano y ascenso del fascismo. La segunda se trata de una inversión de la táctica gramsciana que tenía como camino la preparación subjetiva de las masas para la revolución fuera de la educación formal. Y la tercera es consecuencia de una transposición teórica y temporal. GRAMSCI: WORK, EDUCATION AND UNITARY SCHOOLOur aim is to discuss some ideas that are imputed to the Italian Antonio Gramsci (1891-1937), such as: work as an educational principle, school as an advanced trench in the war of positions (SAVIANI, 2013) and the construction of the Unitary School already in the capitalist mode of production (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). The first idea, in fact, was Gramsci who coined from the Italian context marked by the Gentille Reformation, the effervescence of the Italian factory laborer and the rise of fascism. The second is an inversion of the Gramscian tactics which had as its way the subjective preparation of the masses for revolution outside of formal education. And the third is due to a theoretical and temporal transposition.
id UFBA-10_3dde35ea208699f76cf0f841d47e5cab
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27048
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Gramsci: Trabalho, Educação e Escola UnitáriaTrabalhoPrincípio educativoEscola Unitária.Nosso objetivo é discutir sobre algumas ideias que são imputadas ao italiano Antonio Gramsci (1891–1937), tais como: o trabalho como princípio educativo, a escola como trincheira avançada na guerra de posições (SAVIANI, 2013) e a construção da Escola Unitária já no modo de produção capitalista (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). A primeira ideia, de fato, foi Gramsci quem cunhou a partir do contexto italiano marcado pela Reforma Gentille, efervescência do operariado fabril italiano e ascensão do fascismo. A segunda se trata de uma inversão da tática gramsciana que tinha como caminho a preparação subjetiva das massas para a revolução fora da educação formal. E a terceira é decorrente de uma transposição teórica e temporal.GRAMSCI: TRABAJO, EDUCACIÓN Y ESCUELA UNITARIAEl objetivo es discutir sobre algunas ideas que se imputan al italiano Antonio Gramsci (1891-1937), tales como: el trabajo como principio educativo, la escuela como trinchera avanzada en la guerra de posiciones (SAVIANI, 2013) y la construcción de la Escuela Unitaria ya en el modo de producción capitalista (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). La primera idea, de hecho, fue Gramsci quien acuñó a partir del contexto italiano marcado por la Reforma Gentille, efervescencia del operario italiano y ascenso del fascismo. La segunda se trata de una inversión de la táctica gramsciana que tenía como camino la preparación subjetiva de las masas para la revolución fuera de la educación formal. Y la tercera es consecuencia de una transposición teórica y temporal. GRAMSCI: WORK, EDUCATION AND UNITARY SCHOOLOur aim is to discuss some ideas that are imputed to the Italian Antonio Gramsci (1891-1937), such as: work as an educational principle, school as an advanced trench in the war of positions (SAVIANI, 2013) and the construction of the Unitary School already in the capitalist mode of production (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). The first idea, in fact, was Gramsci who coined from the Italian context marked by the Gentille Reformation, the effervescence of the Italian factory laborer and the rise of fascism. The second is an inversion of the Gramscian tactics which had as its way the subjective preparation of the masses for revolution outside of formal education. And the third is due to a theoretical and temporal transposition.Universidade Federal da Bahia2019-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2704810.9771/gmed.v10i3.27048Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 3 (2018): 10 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE; 269-2782175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27048/18955Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogara Junior, Gilberto2019-10-17T21:19:00Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27048Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-10-17T21:19Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Gramsci: Trabalho, Educação e Escola Unitária
title Gramsci: Trabalho, Educação e Escola Unitária
spellingShingle Gramsci: Trabalho, Educação e Escola Unitária
Nogara Junior, Gilberto
Trabalho
Princípio educativo
Escola Unitária.
title_short Gramsci: Trabalho, Educação e Escola Unitária
title_full Gramsci: Trabalho, Educação e Escola Unitária
title_fullStr Gramsci: Trabalho, Educação e Escola Unitária
title_full_unstemmed Gramsci: Trabalho, Educação e Escola Unitária
title_sort Gramsci: Trabalho, Educação e Escola Unitária
author Nogara Junior, Gilberto
author_facet Nogara Junior, Gilberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogara Junior, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Princípio educativo
Escola Unitária.
topic Trabalho
Princípio educativo
Escola Unitária.
description Nosso objetivo é discutir sobre algumas ideias que são imputadas ao italiano Antonio Gramsci (1891–1937), tais como: o trabalho como princípio educativo, a escola como trincheira avançada na guerra de posições (SAVIANI, 2013) e a construção da Escola Unitária já no modo de produção capitalista (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). A primeira ideia, de fato, foi Gramsci quem cunhou a partir do contexto italiano marcado pela Reforma Gentille, efervescência do operariado fabril italiano e ascensão do fascismo. A segunda se trata de uma inversão da tática gramsciana que tinha como caminho a preparação subjetiva das massas para a revolução fora da educação formal. E a terceira é decorrente de uma transposição teórica e temporal.GRAMSCI: TRABAJO, EDUCACIÓN Y ESCUELA UNITARIAEl objetivo es discutir sobre algunas ideas que se imputan al italiano Antonio Gramsci (1891-1937), tales como: el trabajo como principio educativo, la escuela como trinchera avanzada en la guerra de posiciones (SAVIANI, 2013) y la construcción de la Escuela Unitaria ya en el modo de producción capitalista (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). La primera idea, de hecho, fue Gramsci quien acuñó a partir del contexto italiano marcado por la Reforma Gentille, efervescencia del operario italiano y ascenso del fascismo. La segunda se trata de una inversión de la táctica gramsciana que tenía como camino la preparación subjetiva de las masas para la revolución fuera de la educación formal. Y la tercera es consecuencia de una transposición teórica y temporal. GRAMSCI: WORK, EDUCATION AND UNITARY SCHOOLOur aim is to discuss some ideas that are imputed to the Italian Antonio Gramsci (1891-1937), such as: work as an educational principle, school as an advanced trench in the war of positions (SAVIANI, 2013) and the construction of the Unitary School already in the capitalist mode of production (MACHADO, 1988; SOARES, 1996; SOARES, 2000). The first idea, in fact, was Gramsci who coined from the Italian context marked by the Gentille Reformation, the effervescence of the Italian factory laborer and the rise of fascism. The second is an inversion of the Gramscian tactics which had as its way the subjective preparation of the masses for revolution outside of formal education. And the third is due to a theoretical and temporal transposition.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27048
10.9771/gmed.v10i3.27048
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27048
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v10i3.27048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27048/18955
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 3 (2018): 10 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE; 269-278
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517910065152