O trabalho, a escola unitária e os intelectuais: fundamentos para a pesquisa histórica em trabalho e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Eraldo Leme
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Barros Lara, Angela Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1487
Resumo: Neste artigo científico realiza-se uma análise sobre a concepção marxista do trabalho. Partimos inicialmente do pressuposto de que o trabalho se constitui na categoria fundante do homem e da sociedade. Apresentamos, mesmo que de forma sucinta, o trabalho como vital para o desenvolvimento do homem e da sociedade, sendo que o homem se realiza e humaniza-se no trabalho, ao mesmo tempo em que se aliena e se empobrece no trabalho, principalmente, na sociedade capitalista. Após essas assertivas, discorremos sobre a concepção de educação presente na obra do filósofo marxista italiano, Antônio Gramsci (1891-1937), principalmente sobre escola unitária, por entendermos a sua relevância na discussão sobre escola para o trabalho. Gramsci não analisa a escola descolada da história, portanto, é um autor que nos instiga a pensar o trabalho e a educação no atual período histórico. Para tanto, analisamos os estudos deste autor presente nos Cadernos do Cárcere, focando no caderno 12, onde o mesmo desenvolve suas ideias sobre escola unitária. Assim, este trabalho está elaborado nos fundamentos do Materialismo Histórico Dialético, por entendermos que somente este método de estudos e análise contribui para desvendarmos as diversas artimanhas políticas e ideológicas construídas pela classe dominante.
id UESB-6_8e494c7310625ab5f42fbc5d6a153f8e
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1487
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling O trabalho, a escola unitária e os intelectuais: fundamentos para a pesquisa histórica em trabalho e educaçãoEscola UnitáriaTrabalhoIntelectuaisNeste artigo científico realiza-se uma análise sobre a concepção marxista do trabalho. Partimos inicialmente do pressuposto de que o trabalho se constitui na categoria fundante do homem e da sociedade. Apresentamos, mesmo que de forma sucinta, o trabalho como vital para o desenvolvimento do homem e da sociedade, sendo que o homem se realiza e humaniza-se no trabalho, ao mesmo tempo em que se aliena e se empobrece no trabalho, principalmente, na sociedade capitalista. Após essas assertivas, discorremos sobre a concepção de educação presente na obra do filósofo marxista italiano, Antônio Gramsci (1891-1937), principalmente sobre escola unitária, por entendermos a sua relevância na discussão sobre escola para o trabalho. Gramsci não analisa a escola descolada da história, portanto, é um autor que nos instiga a pensar o trabalho e a educação no atual período histórico. Para tanto, analisamos os estudos deste autor presente nos Cadernos do Cárcere, focando no caderno 12, onde o mesmo desenvolve suas ideias sobre escola unitária. Assim, este trabalho está elaborado nos fundamentos do Materialismo Histórico Dialético, por entendermos que somente este método de estudos e análise contribui para desvendarmos as diversas artimanhas políticas e ideológicas construídas pela classe dominante.Edições UESB2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1487Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 5 No. 1 e 2 (2016); 53-70Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 5 n. 1 e 2 (2016); 53-70Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 5 Núm. 1 e 2 (2016); 53-702316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1487/1283Batista, Eraldo Lemede Barros Lara, Angela Marainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-02T15:34:31Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1487Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2017-10-02T15:34:31Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho, a escola unitária e os intelectuais: fundamentos para a pesquisa histórica em trabalho e educação
title O trabalho, a escola unitária e os intelectuais: fundamentos para a pesquisa histórica em trabalho e educação
spellingShingle O trabalho, a escola unitária e os intelectuais: fundamentos para a pesquisa histórica em trabalho e educação
Batista, Eraldo Leme
Escola Unitária
Trabalho
Intelectuais
title_short O trabalho, a escola unitária e os intelectuais: fundamentos para a pesquisa histórica em trabalho e educação
title_full O trabalho, a escola unitária e os intelectuais: fundamentos para a pesquisa histórica em trabalho e educação
title_fullStr O trabalho, a escola unitária e os intelectuais: fundamentos para a pesquisa histórica em trabalho e educação
title_full_unstemmed O trabalho, a escola unitária e os intelectuais: fundamentos para a pesquisa histórica em trabalho e educação
title_sort O trabalho, a escola unitária e os intelectuais: fundamentos para a pesquisa histórica em trabalho e educação
author Batista, Eraldo Leme
author_facet Batista, Eraldo Leme
de Barros Lara, Angela Mara
author_role author
author2 de Barros Lara, Angela Mara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Eraldo Leme
de Barros Lara, Angela Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Unitária
Trabalho
Intelectuais
topic Escola Unitária
Trabalho
Intelectuais
description Neste artigo científico realiza-se uma análise sobre a concepção marxista do trabalho. Partimos inicialmente do pressuposto de que o trabalho se constitui na categoria fundante do homem e da sociedade. Apresentamos, mesmo que de forma sucinta, o trabalho como vital para o desenvolvimento do homem e da sociedade, sendo que o homem se realiza e humaniza-se no trabalho, ao mesmo tempo em que se aliena e se empobrece no trabalho, principalmente, na sociedade capitalista. Após essas assertivas, discorremos sobre a concepção de educação presente na obra do filósofo marxista italiano, Antônio Gramsci (1891-1937), principalmente sobre escola unitária, por entendermos a sua relevância na discussão sobre escola para o trabalho. Gramsci não analisa a escola descolada da história, portanto, é um autor que nos instiga a pensar o trabalho e a educação no atual período histórico. Para tanto, analisamos os estudos deste autor presente nos Cadernos do Cárcere, focando no caderno 12, onde o mesmo desenvolve suas ideias sobre escola unitária. Assim, este trabalho está elaborado nos fundamentos do Materialismo Histórico Dialético, por entendermos que somente este método de estudos e análise contribui para desvendarmos as diversas artimanhas políticas e ideológicas construídas pela classe dominante.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1487
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1487/1283
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 5 No. 1 e 2 (2016); 53-70
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 5 n. 1 e 2 (2016); 53-70
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 5 Núm. 1 e 2 (2016); 53-70
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220469756133376