Movimento social de resistência à reforma do ensino médio: análise das ocupações estudantis no Espírito Santo 2015-2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Fernando
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54684
Resumo: Analizamos las ocupaciones de escuelas en Brasil y en Espírito Santo en 2015 y 2016. Con base en categorías como Estado, bloque de poder, hegemonía y guerra de movimientos y posiciones, evidenciamos mediante entrevistas y análisis de publicaciones que, aunque la articulación de las fracciones de clase dominante combatió exitosamente al movimiento social en la aprobación de la ley Nº 13.415/17 y EC Nº 95/16, los estudiantes lograron ampliar fuerzas, incorporar sujetos, garantizar sangrías en la ley de reforma de educación secundaria y, a nivel local, cuestionar la composición del bloque de poder y afectar la legitimidad del programa Escola Viva, retrasando la implementación.
id UFBA-10_505fa4edec2e66ce3bd8f5345a5211c1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/54684
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Movimento social de resistência à reforma do ensino médio: análise das ocupações estudantis no Espírito Santo 2015-2016Ocupações estudantisPEC nº 241/16MP nº 746/16Políticas educacionais e juventudeOcupaciones estudiantilesPEC Nº 241/16MP Nº 746/16Políticas educativas y juventudAnalizamos las ocupaciones de escuelas en Brasil y en Espírito Santo en 2015 y 2016. Con base en categorías como Estado, bloque de poder, hegemonía y guerra de movimientos y posiciones, evidenciamos mediante entrevistas y análisis de publicaciones que, aunque la articulación de las fracciones de clase dominante combatió exitosamente al movimiento social en la aprobación de la ley Nº 13.415/17 y EC Nº 95/16, los estudiantes lograron ampliar fuerzas, incorporar sujetos, garantizar sangrías en la ley de reforma de educación secundaria y, a nivel local, cuestionar la composición del bloque de poder y afectar la legitimidad del programa Escola Viva, retrasando la implementación.Analisamos as ocupações de escolas no Brasil e no estado do Espírito Santo em 2015 e 2016. Com base em categorias como Estado, bloco no poder, hegemonia e guerra de movimento e de posições evidenciamos por entrevistas e análise de publicações que, embora a ampla articulação das frações de classe dominante tenha combatido o movimento social com êxito na aprovação da Lei nº 13.415/17 e da EC n.95/16, os estudantes conseguiram ampliar forças, engajar novos sujeitos, garantir recuos na lei da reforma do ensino médio e, em nível local, colocar em xeque a composição do bloco no poder e afetar a legitimidade do programa Escola Viva, atrasando e descontinuando a implementação da reforma.Universidade Federal da Bahia2023-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5468410.9771/gmed.v15i2.54684Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 2 (2023): Sindicalismo e movimentos sociais em defesa da educação pública e popular; 181-2002175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54684/29938Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeal, FernandoLima, Marcelo2023-10-29T11:19:55Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/54684Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2023-10-29T11:19:55Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Movimento social de resistência à reforma do ensino médio: análise das ocupações estudantis no Espírito Santo 2015-2016
title Movimento social de resistência à reforma do ensino médio: análise das ocupações estudantis no Espírito Santo 2015-2016
spellingShingle Movimento social de resistência à reforma do ensino médio: análise das ocupações estudantis no Espírito Santo 2015-2016
Leal, Fernando
Ocupações estudantis
PEC nº 241/16
MP nº 746/16
Políticas educacionais e juventude
Ocupaciones estudiantiles
PEC Nº 241/16
MP Nº 746/16
Políticas educativas y juventud
title_short Movimento social de resistência à reforma do ensino médio: análise das ocupações estudantis no Espírito Santo 2015-2016
title_full Movimento social de resistência à reforma do ensino médio: análise das ocupações estudantis no Espírito Santo 2015-2016
title_fullStr Movimento social de resistência à reforma do ensino médio: análise das ocupações estudantis no Espírito Santo 2015-2016
title_full_unstemmed Movimento social de resistência à reforma do ensino médio: análise das ocupações estudantis no Espírito Santo 2015-2016
title_sort Movimento social de resistência à reforma do ensino médio: análise das ocupações estudantis no Espírito Santo 2015-2016
author Leal, Fernando
author_facet Leal, Fernando
Lima, Marcelo
author_role author
author2 Lima, Marcelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Fernando
Lima, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Ocupações estudantis
PEC nº 241/16
MP nº 746/16
Políticas educacionais e juventude
Ocupaciones estudiantiles
PEC Nº 241/16
MP Nº 746/16
Políticas educativas y juventud
topic Ocupações estudantis
PEC nº 241/16
MP nº 746/16
Políticas educacionais e juventude
Ocupaciones estudiantiles
PEC Nº 241/16
MP Nº 746/16
Políticas educativas y juventud
description Analizamos las ocupaciones de escuelas en Brasil y en Espírito Santo en 2015 y 2016. Con base en categorías como Estado, bloque de poder, hegemonía y guerra de movimientos y posiciones, evidenciamos mediante entrevistas y análisis de publicaciones que, aunque la articulación de las fracciones de clase dominante combatió exitosamente al movimiento social en la aprobación de la ley Nº 13.415/17 y EC Nº 95/16, los estudiantes lograron ampliar fuerzas, incorporar sujetos, garantizar sangrías en la ley de reforma de educación secundaria y, a nivel local, cuestionar la composición del bloque de poder y afectar la legitimidad del programa Escola Viva, retrasando la implementación.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54684
10.9771/gmed.v15i2.54684
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54684
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v15i2.54684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54684/29938
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 2 (2023): Sindicalismo e movimentos sociais em defesa da educação pública e popular; 181-200
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313515371462656