“Ser criança” no Brasil para a agenda pós-moderna: proposições e disputas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51405 |
Resumo: | Este texto busca indagar la filiación filosófica e ideológica de la Pedagogía de la Infancia con la concepción neoliberal y posmoderna de la educación, así como demostrar que esa es una de las manifestaciones de la Pedagogía de las Competencias. También presentamos cómo la concepción de la formación basada en el espontaneísmo y el relativismo ha permeado el pensamiento educativo para la Educación Infantil, dado el predominio de los estudios en este campo, lo que ha definido una agenda política posmoderna, con base epistemológica relacionada con la Pedagogía de la Infancia y la Pedagogía por Competencias. |
id |
UFBA-10_50e93bf6c1eb018601e992c4861d5ae2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51405 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
“Ser criança” no Brasil para a agenda pós-moderna: proposições e disputasEducação infantilPedagogia das competênciasPós-modernidadeFormação humanaEducación Infantil, Pedagogía de las Competencias, Posmodernidad, Formación HumanaEste texto busca indagar la filiación filosófica e ideológica de la Pedagogía de la Infancia con la concepción neoliberal y posmoderna de la educación, así como demostrar que esa es una de las manifestaciones de la Pedagogía de las Competencias. También presentamos cómo la concepción de la formación basada en el espontaneísmo y el relativismo ha permeado el pensamiento educativo para la Educación Infantil, dado el predominio de los estudios en este campo, lo que ha definido una agenda política posmoderna, con base epistemológica relacionada con la Pedagogía de la Infancia y la Pedagogía por Competencias.Este texto busca investigar a filiação filosófica e ideológica da Pedagogia da Infância com a concepção neoliberal e pós-moderna de educação, bem como demonstrar que esta é uma das formas de manifestação da Pedagogia das Competências. Apresentamos, ainda, de que modo a concepção de formação baseada no espontaneísmo e no relativismo tem perpassado o pensamento educacional para a Educação Infantil, diante da constatação da predominância de estudos, nesse campo, que tem definido uma política de agenda pós-moderna, com base epistemológica relacionada à Pedagogia da Infância e à Pedagogia das Competências.Universidade Federal da Bahia2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51405Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 384-4022175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51405/28283Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Lamare, Flavia2022-12-30T02:09:25Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51405Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2022-12-30T02:09:25Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Ser criança” no Brasil para a agenda pós-moderna: proposições e disputas |
title |
“Ser criança” no Brasil para a agenda pós-moderna: proposições e disputas |
spellingShingle |
“Ser criança” no Brasil para a agenda pós-moderna: proposições e disputas de Lamare, Flavia Educação infantil Pedagogia das competências Pós-modernidade Formação humana Educación Infantil, Pedagogía de las Competencias, Posmodernidad, Formación Humana |
title_short |
“Ser criança” no Brasil para a agenda pós-moderna: proposições e disputas |
title_full |
“Ser criança” no Brasil para a agenda pós-moderna: proposições e disputas |
title_fullStr |
“Ser criança” no Brasil para a agenda pós-moderna: proposições e disputas |
title_full_unstemmed |
“Ser criança” no Brasil para a agenda pós-moderna: proposições e disputas |
title_sort |
“Ser criança” no Brasil para a agenda pós-moderna: proposições e disputas |
author |
de Lamare, Flavia |
author_facet |
de Lamare, Flavia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lamare, Flavia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Pedagogia das competências Pós-modernidade Formação humana Educación Infantil, Pedagogía de las Competencias, Posmodernidad, Formación Humana |
topic |
Educação infantil Pedagogia das competências Pós-modernidade Formação humana Educación Infantil, Pedagogía de las Competencias, Posmodernidad, Formación Humana |
description |
Este texto busca indagar la filiación filosófica e ideológica de la Pedagogía de la Infancia con la concepción neoliberal y posmoderna de la educación, así como demostrar que esa es una de las manifestaciones de la Pedagogía de las Competencias. También presentamos cómo la concepción de la formación basada en el espontaneísmo y el relativismo ha permeado el pensamiento educativo para la Educación Infantil, dado el predominio de los estudios en este campo, lo que ha definido una agenda política posmoderna, con base epistemológica relacionada con la Pedagogía de la Infancia y la Pedagogía por Competencias. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51405 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51405/28283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 384-402 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313519589883904 |