Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves Filho, Flávio Henrique
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sun, Hinan Tsai, Santos da Silva, Elaine Cristina, Lunardi Campos, Luciana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38725
Resumo: O artigo objetivou analisar o posicionamento de professores/as da área de Ciências da Educação Básica perante afirmações relativas ao ensino remoto no contexto da pandemia do COVID-19. Os dados são provenientes de um questionário respondido pelos professores/as, em que concordaram ou discordaram de afirmações sobre a implantação do ensino remoto. Partimos do pressuposto que tais afirmações contém conceitos e ideais altamente valorizados na sociedade atual e apresentam uma retórica capaz de provocar adesão por parte dos professores. Os resultados indicam que a maior parte dos professores/as participantes discorda das afirmativas, possibilitando refletir sobre o significado disto.
id UFBA-10_59f6c5380c624cfb87696f1a71d4cc17
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38725
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência?Ensino remotoEnsino de CiênciasEducação BásicaMercantilização da EducaçãoO artigo objetivou analisar o posicionamento de professores/as da área de Ciências da Educação Básica perante afirmações relativas ao ensino remoto no contexto da pandemia do COVID-19. Os dados são provenientes de um questionário respondido pelos professores/as, em que concordaram ou discordaram de afirmações sobre a implantação do ensino remoto. Partimos do pressuposto que tais afirmações contém conceitos e ideais altamente valorizados na sociedade atual e apresentam uma retórica capaz de provocar adesão por parte dos professores. Os resultados indicam que a maior parte dos professores/as participantes discorda das afirmativas, possibilitando refletir sobre o significado disto.Universidade Federal da Bahia2021-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3872510.9771/gmed.v12i3.38725Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 3 (2020): Friedrich Engels – 200 anos!!; 503-5222175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38725/23944Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessChaves Filho, Flávio HenriqueSun, Hinan TsaiSantos da Silva, Elaine CristinaLunardi Campos, Luciana Maria2021-01-19T15:57:06Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38725Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-01-19T15:57:06Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência?
title Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência?
spellingShingle Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência?
Chaves Filho, Flávio Henrique
Ensino remoto
Ensino de Ciências
Educação Básica
Mercantilização da Educação
title_short Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência?
title_full Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência?
title_fullStr Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência?
title_full_unstemmed Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência?
title_sort Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência?
author Chaves Filho, Flávio Henrique
author_facet Chaves Filho, Flávio Henrique
Sun, Hinan Tsai
Santos da Silva, Elaine Cristina
Lunardi Campos, Luciana Maria
author_role author
author2 Sun, Hinan Tsai
Santos da Silva, Elaine Cristina
Lunardi Campos, Luciana Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves Filho, Flávio Henrique
Sun, Hinan Tsai
Santos da Silva, Elaine Cristina
Lunardi Campos, Luciana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto
Ensino de Ciências
Educação Básica
Mercantilização da Educação
topic Ensino remoto
Ensino de Ciências
Educação Básica
Mercantilização da Educação
description O artigo objetivou analisar o posicionamento de professores/as da área de Ciências da Educação Básica perante afirmações relativas ao ensino remoto no contexto da pandemia do COVID-19. Os dados são provenientes de um questionário respondido pelos professores/as, em que concordaram ou discordaram de afirmações sobre a implantação do ensino remoto. Partimos do pressuposto que tais afirmações contém conceitos e ideais altamente valorizados na sociedade atual e apresentam uma retórica capaz de provocar adesão por parte dos professores. Os resultados indicam que a maior parte dos professores/as participantes discorda das afirmativas, possibilitando refletir sobre o significado disto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38725
10.9771/gmed.v12i3.38725
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38725
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v12i3.38725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38725/23944
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 3 (2020): Friedrich Engels – 200 anos!!; 503-522
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313518732148736