Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38725 |
Resumo: | O artigo objetivou analisar o posicionamento de professores/as da área de Ciências da Educação Básica perante afirmações relativas ao ensino remoto no contexto da pandemia do COVID-19. Os dados são provenientes de um questionário respondido pelos professores/as, em que concordaram ou discordaram de afirmações sobre a implantação do ensino remoto. Partimos do pressuposto que tais afirmações contém conceitos e ideais altamente valorizados na sociedade atual e apresentam uma retórica capaz de provocar adesão por parte dos professores. Os resultados indicam que a maior parte dos professores/as participantes discorda das afirmativas, possibilitando refletir sobre o significado disto. |
id |
UFBA-10_59f6c5380c624cfb87696f1a71d4cc17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38725 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência?Ensino remotoEnsino de CiênciasEducação BásicaMercantilização da EducaçãoO artigo objetivou analisar o posicionamento de professores/as da área de Ciências da Educação Básica perante afirmações relativas ao ensino remoto no contexto da pandemia do COVID-19. Os dados são provenientes de um questionário respondido pelos professores/as, em que concordaram ou discordaram de afirmações sobre a implantação do ensino remoto. Partimos do pressuposto que tais afirmações contém conceitos e ideais altamente valorizados na sociedade atual e apresentam uma retórica capaz de provocar adesão por parte dos professores. Os resultados indicam que a maior parte dos professores/as participantes discorda das afirmativas, possibilitando refletir sobre o significado disto.Universidade Federal da Bahia2021-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3872510.9771/gmed.v12i3.38725Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 3 (2020): Friedrich Engels – 200 anos!!; 503-5222175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38725/23944Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessChaves Filho, Flávio HenriqueSun, Hinan TsaiSantos da Silva, Elaine CristinaLunardi Campos, Luciana Maria2021-01-19T15:57:06Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38725Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-01-19T15:57:06Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência? |
title |
Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência? |
spellingShingle |
Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência? Chaves Filho, Flávio Henrique Ensino remoto Ensino de Ciências Educação Básica Mercantilização da Educação |
title_short |
Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência? |
title_full |
Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência? |
title_fullStr |
Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência? |
title_full_unstemmed |
Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência? |
title_sort |
Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência? |
author |
Chaves Filho, Flávio Henrique |
author_facet |
Chaves Filho, Flávio Henrique Sun, Hinan Tsai Santos da Silva, Elaine Cristina Lunardi Campos, Luciana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Sun, Hinan Tsai Santos da Silva, Elaine Cristina Lunardi Campos, Luciana Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves Filho, Flávio Henrique Sun, Hinan Tsai Santos da Silva, Elaine Cristina Lunardi Campos, Luciana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto Ensino de Ciências Educação Básica Mercantilização da Educação |
topic |
Ensino remoto Ensino de Ciências Educação Básica Mercantilização da Educação |
description |
O artigo objetivou analisar o posicionamento de professores/as da área de Ciências da Educação Básica perante afirmações relativas ao ensino remoto no contexto da pandemia do COVID-19. Os dados são provenientes de um questionário respondido pelos professores/as, em que concordaram ou discordaram de afirmações sobre a implantação do ensino remoto. Partimos do pressuposto que tais afirmações contém conceitos e ideais altamente valorizados na sociedade atual e apresentam uma retórica capaz de provocar adesão por parte dos professores. Os resultados indicam que a maior parte dos professores/as participantes discorda das afirmativas, possibilitando refletir sobre o significado disto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38725 10.9771/gmed.v12i3.38725 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38725 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v12i3.38725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38725/23944 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 3 (2020): Friedrich Engels – 200 anos!!; 503-522 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313518732148736 |