DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTORICO-CRÍTICA NA BUSCA DE UMA FORMAÇÃO EMANCIPADORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Saccomani, Maria Cláudia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Coutinho, Luciana Cristina Salvatti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12433
Resumo: Este artigo, apresentando uma análise histórica da formação de professores, sinaliza o esvaziamento dos fundamentos científicos do processo educativo como conteúdos a serem ensinados nos cursos de formação inicial. À luz da pedagogia histórico-crítica, (re)colocamos no debate sobre a formação de professores o papel da educação escolar na formação dos seres humanos, defendendo uma sólida formação teórica, tendo a prática pedagógica, entendida não mais em seu caráter imediato e pragmático, mas como prática social de máxima humanização dos seres humanos.
id UFBA-10_82208e59989181c5685598eff2285742
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12433
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTORICO-CRÍTICA NA BUSCA DE UMA FORMAÇÃO EMANCIPADORApedagogia histórico-críticaformação de professoreseducação escolarEste artigo, apresentando uma análise histórica da formação de professores, sinaliza o esvaziamento dos fundamentos científicos do processo educativo como conteúdos a serem ensinados nos cursos de formação inicial. À luz da pedagogia histórico-crítica, (re)colocamos no debate sobre a formação de professores o papel da educação escolar na formação dos seres humanos, defendendo uma sólida formação teórica, tendo a prática pedagógica, entendida não mais em seu caráter imediato e pragmático, mas como prática social de máxima humanização dos seres humanos.Universidade Federal da Bahia2014-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresteórico-bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1243310.9771/gmed.v7i1.12433Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 233-2422175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12433/9513Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Saccomani, Maria CláudiaCoutinho, Luciana Cristina Salvatti2017-10-19T15:52:30Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12433Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:52:30Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTORICO-CRÍTICA NA BUSCA DE UMA FORMAÇÃO EMANCIPADORA
title DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTORICO-CRÍTICA NA BUSCA DE UMA FORMAÇÃO EMANCIPADORA
spellingShingle DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTORICO-CRÍTICA NA BUSCA DE UMA FORMAÇÃO EMANCIPADORA
da Silva Saccomani, Maria Cláudia
pedagogia histórico-crítica
formação de professores
educação escolar
title_short DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTORICO-CRÍTICA NA BUSCA DE UMA FORMAÇÃO EMANCIPADORA
title_full DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTORICO-CRÍTICA NA BUSCA DE UMA FORMAÇÃO EMANCIPADORA
title_fullStr DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTORICO-CRÍTICA NA BUSCA DE UMA FORMAÇÃO EMANCIPADORA
title_full_unstemmed DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTORICO-CRÍTICA NA BUSCA DE UMA FORMAÇÃO EMANCIPADORA
title_sort DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À FORMAÇÃO CONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTORICO-CRÍTICA NA BUSCA DE UMA FORMAÇÃO EMANCIPADORA
author da Silva Saccomani, Maria Cláudia
author_facet da Silva Saccomani, Maria Cláudia
Coutinho, Luciana Cristina Salvatti
author_role author
author2 Coutinho, Luciana Cristina Salvatti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Saccomani, Maria Cláudia
Coutinho, Luciana Cristina Salvatti
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogia histórico-crítica
formação de professores
educação escolar
topic pedagogia histórico-crítica
formação de professores
educação escolar
description Este artigo, apresentando uma análise histórica da formação de professores, sinaliza o esvaziamento dos fundamentos científicos do processo educativo como conteúdos a serem ensinados nos cursos de formação inicial. À luz da pedagogia histórico-crítica, (re)colocamos no debate sobre a formação de professores o papel da educação escolar na formação dos seres humanos, defendendo uma sólida formação teórica, tendo a prática pedagógica, entendida não mais em seu caráter imediato e pragmático, mas como prática social de máxima humanização dos seres humanos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
teórico-bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12433
10.9771/gmed.v7i1.12433
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12433
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v7i1.12433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12433/9513
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 233-242
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313516717834240