Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo Júnior, Arlindo Lins de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bezerra Neto, Luiz, Alves, Jackeline Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/32172
Resumo: A teoria pedagógica denominada por Saviani (2008) Pedagogia Histórico-Crítica tem ganhado destaque no cenário educacional brasileiro. Objetivou-se apresentar a recente trajetória desta proposta, com um olhar voltado à formação de professores. Destaca-se como referencial teórico basilar as seguintes obras de Dermeval Saviani: (a)Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações (2008); (b) Pedagogia no Brasil: História e teoria (2011); (c) Escola e democracia (2012) e (d) História das ideias pedagógicas no Brasil (2013a). Recorremos ainda a uma revisão bibliográfica sistemática, observando a produção do conhecimento referente ao tema junto a duas importantes revistas no campo científico da Educação.
id UFBA-10_1505c997295d64dce35555aa014c1b0b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/32172
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professoresPedagogia Histórico-Critica. Formação de Professores.A teoria pedagógica denominada por Saviani (2008) Pedagogia Histórico-Crítica tem ganhado destaque no cenário educacional brasileiro. Objetivou-se apresentar a recente trajetória desta proposta, com um olhar voltado à formação de professores. Destaca-se como referencial teórico basilar as seguintes obras de Dermeval Saviani: (a)Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações (2008); (b) Pedagogia no Brasil: História e teoria (2011); (c) Escola e democracia (2012) e (d) História das ideias pedagógicas no Brasil (2013a). Recorremos ainda a uma revisão bibliográfica sistemática, observando a produção do conhecimento referente ao tema junto a duas importantes revistas no campo científico da Educação.Universidade Federal da Bahia2020-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão bibliográfica sistemáticaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3217210.9771/gmed.v11i3.32172Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 3 (2019): CRISE DO CAPITAL, FINANCEIRIZAÇÃO E EDUCAÇÃO; 136-1482175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/32172/20925Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo Júnior, Arlindo Lins deBezerra Neto, LuizAlves, Jackeline Silva2021-10-18T19:28:01Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/32172Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-10-18T19:28:01Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professores
title Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professores
spellingShingle Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professores
Melo Júnior, Arlindo Lins de
Pedagogia Histórico-Critica. Formação de Professores.
title_short Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professores
title_full Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professores
title_fullStr Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professores
title_full_unstemmed Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professores
title_sort Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professores
author Melo Júnior, Arlindo Lins de
author_facet Melo Júnior, Arlindo Lins de
Bezerra Neto, Luiz
Alves, Jackeline Silva
author_role author
author2 Bezerra Neto, Luiz
Alves, Jackeline Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo Júnior, Arlindo Lins de
Bezerra Neto, Luiz
Alves, Jackeline Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Histórico-Critica. Formação de Professores.
topic Pedagogia Histórico-Critica. Formação de Professores.
description A teoria pedagógica denominada por Saviani (2008) Pedagogia Histórico-Crítica tem ganhado destaque no cenário educacional brasileiro. Objetivou-se apresentar a recente trajetória desta proposta, com um olhar voltado à formação de professores. Destaca-se como referencial teórico basilar as seguintes obras de Dermeval Saviani: (a)Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações (2008); (b) Pedagogia no Brasil: História e teoria (2011); (c) Escola e democracia (2012) e (d) História das ideias pedagógicas no Brasil (2013a). Recorremos ainda a uma revisão bibliográfica sistemática, observando a produção do conhecimento referente ao tema junto a duas importantes revistas no campo científico da Educação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão bibliográfica sistemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/32172
10.9771/gmed.v11i3.32172
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/32172
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v11i3.32172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/32172/20925
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 3 (2019): CRISE DO CAPITAL, FINANCEIRIZAÇÃO E EDUCAÇÃO; 136-148
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313518004436992