Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/32172 |
Resumo: | A teoria pedagógica denominada por Saviani (2008) Pedagogia Histórico-Crítica tem ganhado destaque no cenário educacional brasileiro. Objetivou-se apresentar a recente trajetória desta proposta, com um olhar voltado à formação de professores. Destaca-se como referencial teórico basilar as seguintes obras de Dermeval Saviani: (a)Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações (2008); (b) Pedagogia no Brasil: História e teoria (2011); (c) Escola e democracia (2012) e (d) História das ideias pedagógicas no Brasil (2013a). Recorremos ainda a uma revisão bibliográfica sistemática, observando a produção do conhecimento referente ao tema junto a duas importantes revistas no campo científico da Educação. |
id |
UFBA-10_1505c997295d64dce35555aa014c1b0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/32172 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professoresPedagogia Histórico-Critica. Formação de Professores.A teoria pedagógica denominada por Saviani (2008) Pedagogia Histórico-Crítica tem ganhado destaque no cenário educacional brasileiro. Objetivou-se apresentar a recente trajetória desta proposta, com um olhar voltado à formação de professores. Destaca-se como referencial teórico basilar as seguintes obras de Dermeval Saviani: (a)Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações (2008); (b) Pedagogia no Brasil: História e teoria (2011); (c) Escola e democracia (2012) e (d) História das ideias pedagógicas no Brasil (2013a). Recorremos ainda a uma revisão bibliográfica sistemática, observando a produção do conhecimento referente ao tema junto a duas importantes revistas no campo científico da Educação.Universidade Federal da Bahia2020-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão bibliográfica sistemáticaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3217210.9771/gmed.v11i3.32172Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 3 (2019): CRISE DO CAPITAL, FINANCEIRIZAÇÃO E EDUCAÇÃO; 136-1482175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/32172/20925Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo Júnior, Arlindo Lins deBezerra Neto, LuizAlves, Jackeline Silva2021-10-18T19:28:01Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/32172Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-10-18T19:28:01Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professores |
title |
Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professores |
spellingShingle |
Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professores Melo Júnior, Arlindo Lins de Pedagogia Histórico-Critica. Formação de Professores. |
title_short |
Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professores |
title_full |
Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professores |
title_fullStr |
Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professores |
title_full_unstemmed |
Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professores |
title_sort |
Trajetória da pedagogia histórico-crítica: um olhar sobre a formação e prática pedagógica de professores |
author |
Melo Júnior, Arlindo Lins de |
author_facet |
Melo Júnior, Arlindo Lins de Bezerra Neto, Luiz Alves, Jackeline Silva |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra Neto, Luiz Alves, Jackeline Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo Júnior, Arlindo Lins de Bezerra Neto, Luiz Alves, Jackeline Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Histórico-Critica. Formação de Professores. |
topic |
Pedagogia Histórico-Critica. Formação de Professores. |
description |
A teoria pedagógica denominada por Saviani (2008) Pedagogia Histórico-Crítica tem ganhado destaque no cenário educacional brasileiro. Objetivou-se apresentar a recente trajetória desta proposta, com um olhar voltado à formação de professores. Destaca-se como referencial teórico basilar as seguintes obras de Dermeval Saviani: (a)Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações (2008); (b) Pedagogia no Brasil: História e teoria (2011); (c) Escola e democracia (2012) e (d) História das ideias pedagógicas no Brasil (2013a). Recorremos ainda a uma revisão bibliográfica sistemática, observando a produção do conhecimento referente ao tema junto a duas importantes revistas no campo científico da Educação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão bibliográfica sistemática |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/32172 10.9771/gmed.v11i3.32172 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/32172 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v11i3.32172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/32172/20925 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 3 (2019): CRISE DO CAPITAL, FINANCEIRIZAÇÃO E EDUCAÇÃO; 136-148 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313518004436992 |