CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITÍCA À FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1753 |
Resumo: | O estudo consiste em compreender as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o processo de formação de professores da educação infantil e para a organização do trabalho docente, considerando seus fundamentos filosóficos, psicológicos e pedagógico-didáticos. Apresenta a articulação dialética desta teoria com a práxis. A metodologia é de caráter bibliográfico e contempla os pressupostos do Materialismo histórico-dialético e da Pedagogia Histórico-Crítica a partir de Marx (1984; 1985), Saviani (2000; 2008; 2011; 2013), Arce e Martins (2013), Marsiglia (2011), Colares (2011), Duarte (1999; 2007; 2016) e Pasqualini (2011). Os resultados permitem concluir que os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica corroboram o planejamento e desenvolvimento da prática educativa que considere a tríade “destinatário-conteúdo-forma” com a valorização do papel exercido pelo professor de educação infantil para produzir, de maneira intencional, em cada indivíduo, a humanidade que é constituída histórica e coletivamente pelos seres humanos com a apropriação do conhecimento cultural e socialmente produzido. |
id |
UFOPA-1_5372c6f2566b08974a96a9b4d68580a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1753 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITÍCA À FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Pedagogia histórico-crítica. Formação de professores. Educação Infantil.O estudo consiste em compreender as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o processo de formação de professores da educação infantil e para a organização do trabalho docente, considerando seus fundamentos filosóficos, psicológicos e pedagógico-didáticos. Apresenta a articulação dialética desta teoria com a práxis. A metodologia é de caráter bibliográfico e contempla os pressupostos do Materialismo histórico-dialético e da Pedagogia Histórico-Crítica a partir de Marx (1984; 1985), Saviani (2000; 2008; 2011; 2013), Arce e Martins (2013), Marsiglia (2011), Colares (2011), Duarte (1999; 2007; 2016) e Pasqualini (2011). Os resultados permitem concluir que os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica corroboram o planejamento e desenvolvimento da prática educativa que considere a tríade “destinatário-conteúdo-forma” com a valorização do papel exercido pelo professor de educação infantil para produzir, de maneira intencional, em cada indivíduo, a humanidade que é constituída histórica e coletivamente pelos seres humanos com a apropriação do conhecimento cultural e socialmente produzido.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/175310.24065/2237-9460.2021v11n1ID1753Revista Exitus; v. 11 (2021); e0202032237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1753/1064Copyright (c) 2021 Madma Laine Colares Gualberto, Juracy Machado Pacíficohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGualberto, Madma Laine ColaresPacífico, Juracy Machado2021-12-17T12:15:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1753Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:29.919680Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITÍCA À FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITÍCA À FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITÍCA À FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Gualberto, Madma Laine Colares Pedagogia histórico-crítica. Formação de professores. Educação Infantil. |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITÍCA À FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITÍCA À FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITÍCA À FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITÍCA À FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITÍCA À FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Gualberto, Madma Laine Colares |
author_facet |
Gualberto, Madma Laine Colares Pacífico, Juracy Machado |
author_role |
author |
author2 |
Pacífico, Juracy Machado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gualberto, Madma Laine Colares Pacífico, Juracy Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia histórico-crítica. Formação de professores. Educação Infantil. |
topic |
Pedagogia histórico-crítica. Formação de professores. Educação Infantil. |
description |
O estudo consiste em compreender as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o processo de formação de professores da educação infantil e para a organização do trabalho docente, considerando seus fundamentos filosóficos, psicológicos e pedagógico-didáticos. Apresenta a articulação dialética desta teoria com a práxis. A metodologia é de caráter bibliográfico e contempla os pressupostos do Materialismo histórico-dialético e da Pedagogia Histórico-Crítica a partir de Marx (1984; 1985), Saviani (2000; 2008; 2011; 2013), Arce e Martins (2013), Marsiglia (2011), Colares (2011), Duarte (1999; 2007; 2016) e Pasqualini (2011). Os resultados permitem concluir que os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica corroboram o planejamento e desenvolvimento da prática educativa que considere a tríade “destinatário-conteúdo-forma” com a valorização do papel exercido pelo professor de educação infantil para produzir, de maneira intencional, em cada indivíduo, a humanidade que é constituída histórica e coletivamente pelos seres humanos com a apropriação do conhecimento cultural e socialmente produzido. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1753 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1753 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1753 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1753/1064 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Madma Laine Colares Gualberto, Juracy Machado Pacífico https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Madma Laine Colares Gualberto, Juracy Machado Pacífico https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 11 (2021); e020203 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711039651053568 |