MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Edmundo Fernandes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9836
Resumo: Este texto trata das reflexões feitas pelo marxismo acerca da questão da educação na sua relação com o trabalho. Inicia-se situando historicamente o pensamento do Marx e Engels sobre a unificação da educação com a produção material, colocando no centro do debate o conceito de omnilateralidade, compreendido a partir da elaboração feita em Princípios do Comunismo segundo a qual “com o fim da propriedade privada não haverá mais a necessidade de homens ligados a um único ramo da produção, mas que os homens novos possam fazer desabrochar todas as suas aptidões”, conjugação que, segundo eles, “permitiria elevar a classe trabalhadora acima das classes superiores e médias”. Situa a questão da separação entre o conhecimento puramente intelectual e o conhecimento efetivamente prático na obra de Daniel Lindemberg intitulada A Internacional Comunista e a escola de classes, e por fim, aponta as reflexões feitas por Antonio Gramsci. Deste marxista italiano destaca-se a unidade entre formação intelectual e a formação política como condição indispensável para a construção da subjetividade da classe trabalhadora. 
id UFBA-10_852a174997de57551f3a715e0ab70d80
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9836
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃOMarxismoModo de produçãoEducaçãoOmnilateralidadeEste texto trata das reflexões feitas pelo marxismo acerca da questão da educação na sua relação com o trabalho. Inicia-se situando historicamente o pensamento do Marx e Engels sobre a unificação da educação com a produção material, colocando no centro do debate o conceito de omnilateralidade, compreendido a partir da elaboração feita em Princípios do Comunismo segundo a qual “com o fim da propriedade privada não haverá mais a necessidade de homens ligados a um único ramo da produção, mas que os homens novos possam fazer desabrochar todas as suas aptidões”, conjugação que, segundo eles, “permitiria elevar a classe trabalhadora acima das classes superiores e médias”. Situa a questão da separação entre o conhecimento puramente intelectual e o conhecimento efetivamente prático na obra de Daniel Lindemberg intitulada A Internacional Comunista e a escola de classes, e por fim, aponta as reflexões feitas por Antonio Gramsci. Deste marxista italiano destaca-se a unidade entre formação intelectual e a formação política como condição indispensável para a construção da subjetividade da classe trabalhadora. Universidade Federal da Bahia2014-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/983610.9771/gmed.v1i1.9836Germinal: marxismo e educação em debate; v. 1 n. 1 (2009): MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO; 34-422175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9836/7121Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Edmundo Fernandes2021-11-27T00:32:50Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9836Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-11-27T00:32:50Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO
title MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO
spellingShingle MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO
Dias, Edmundo Fernandes
Marxismo
Modo de produção
Educação
Omnilateralidade
title_short MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO
title_full MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO
title_fullStr MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO
title_sort MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO
author Dias, Edmundo Fernandes
author_facet Dias, Edmundo Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Edmundo Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Marxismo
Modo de produção
Educação
Omnilateralidade
topic Marxismo
Modo de produção
Educação
Omnilateralidade
description Este texto trata das reflexões feitas pelo marxismo acerca da questão da educação na sua relação com o trabalho. Inicia-se situando historicamente o pensamento do Marx e Engels sobre a unificação da educação com a produção material, colocando no centro do debate o conceito de omnilateralidade, compreendido a partir da elaboração feita em Princípios do Comunismo segundo a qual “com o fim da propriedade privada não haverá mais a necessidade de homens ligados a um único ramo da produção, mas que os homens novos possam fazer desabrochar todas as suas aptidões”, conjugação que, segundo eles, “permitiria elevar a classe trabalhadora acima das classes superiores e médias”. Situa a questão da separação entre o conhecimento puramente intelectual e o conhecimento efetivamente prático na obra de Daniel Lindemberg intitulada A Internacional Comunista e a escola de classes, e por fim, aponta as reflexões feitas por Antonio Gramsci. Deste marxista italiano destaca-se a unidade entre formação intelectual e a formação política como condição indispensável para a construção da subjetividade da classe trabalhadora. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9836
10.9771/gmed.v1i1.9836
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9836
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v1i1.9836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9836/7121
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 1 n. 1 (2009): MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO; 34-42
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313516653871104