Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana Rossi, Aline Cristina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Piatti, Célia Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34645
Resumo: O presente artigo é um instrumento por meio do qual abordamos a problemática da gestão escolar. Esta temática é analisada a partir das contribuições da pedagogia histórico-crítica, pois esta teoria educacional e pedagógica, que está em desenvolvimento, permite uma apreensão sólida, real e histórica sobre a função social da educação escolar a partir de uma premissa conectada com as reais demandas e interesses formativas dos seres humanos. Concluímos que todos os esforços de organização e gestão escolar precisam ter como objetivo o desenvolvimento de ações educacionais que promovam a socialização dos conhecimentos em suas formas mais desenvolvidas e numa orientação crítica.
id UFBA-10_9d26e3c5a65399770e366e9a85332fee
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/34645
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-críticaO presente artigo é um instrumento por meio do qual abordamos a problemática da gestão escolar. Esta temática é analisada a partir das contribuições da pedagogia histórico-crítica, pois esta teoria educacional e pedagógica, que está em desenvolvimento, permite uma apreensão sólida, real e histórica sobre a função social da educação escolar a partir de uma premissa conectada com as reais demandas e interesses formativas dos seres humanos. Concluímos que todos os esforços de organização e gestão escolar precisam ter como objetivo o desenvolvimento de ações educacionais que promovam a socialização dos conhecimentos em suas formas mais desenvolvidas e numa orientação crítica.Universidade Federal da Bahia2020-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3464510.9771/gmed.v12i1.34645Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres; 304-3142175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34645/21841Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana Rossi, Aline CristinaPiatti, Célia Beatriz2020-08-16T23:55:05Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/34645Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2020-08-16T23:55:05Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-crítica
title Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-crítica
spellingShingle Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-crítica
Santana Rossi, Aline Cristina
title_short Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-crítica
title_full Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-crítica
title_fullStr Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-crítica
title_full_unstemmed Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-crítica
title_sort Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-crítica
author Santana Rossi, Aline Cristina
author_facet Santana Rossi, Aline Cristina
Piatti, Célia Beatriz
author_role author
author2 Piatti, Célia Beatriz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana Rossi, Aline Cristina
Piatti, Célia Beatriz
description O presente artigo é um instrumento por meio do qual abordamos a problemática da gestão escolar. Esta temática é analisada a partir das contribuições da pedagogia histórico-crítica, pois esta teoria educacional e pedagógica, que está em desenvolvimento, permite uma apreensão sólida, real e histórica sobre a função social da educação escolar a partir de uma premissa conectada com as reais demandas e interesses formativas dos seres humanos. Concluímos que todos os esforços de organização e gestão escolar precisam ter como objetivo o desenvolvimento de ações educacionais que promovam a socialização dos conhecimentos em suas formas mais desenvolvidas e numa orientação crítica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34645
10.9771/gmed.v12i1.34645
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34645
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v12i1.34645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34645/21841
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres; 304-314
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313518305378304