Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34645 |
Resumo: | O presente artigo é um instrumento por meio do qual abordamos a problemática da gestão escolar. Esta temática é analisada a partir das contribuições da pedagogia histórico-crítica, pois esta teoria educacional e pedagógica, que está em desenvolvimento, permite uma apreensão sólida, real e histórica sobre a função social da educação escolar a partir de uma premissa conectada com as reais demandas e interesses formativas dos seres humanos. Concluímos que todos os esforços de organização e gestão escolar precisam ter como objetivo o desenvolvimento de ações educacionais que promovam a socialização dos conhecimentos em suas formas mais desenvolvidas e numa orientação crítica. |
id |
UFBA-10_9d26e3c5a65399770e366e9a85332fee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/34645 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-críticaO presente artigo é um instrumento por meio do qual abordamos a problemática da gestão escolar. Esta temática é analisada a partir das contribuições da pedagogia histórico-crítica, pois esta teoria educacional e pedagógica, que está em desenvolvimento, permite uma apreensão sólida, real e histórica sobre a função social da educação escolar a partir de uma premissa conectada com as reais demandas e interesses formativas dos seres humanos. Concluímos que todos os esforços de organização e gestão escolar precisam ter como objetivo o desenvolvimento de ações educacionais que promovam a socialização dos conhecimentos em suas formas mais desenvolvidas e numa orientação crítica.Universidade Federal da Bahia2020-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3464510.9771/gmed.v12i1.34645Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres; 304-3142175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34645/21841Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana Rossi, Aline CristinaPiatti, Célia Beatriz2020-08-16T23:55:05Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/34645Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2020-08-16T23:55:05Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-crítica |
title |
Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-crítica |
spellingShingle |
Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-crítica Santana Rossi, Aline Cristina |
title_short |
Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-crítica |
title_full |
Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-crítica |
title_fullStr |
Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-crítica |
title_full_unstemmed |
Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-crítica |
title_sort |
Gestão escolar e conhecimento: a função social da escola a partir da pedagogia histórico-crítica |
author |
Santana Rossi, Aline Cristina |
author_facet |
Santana Rossi, Aline Cristina Piatti, Célia Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Piatti, Célia Beatriz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana Rossi, Aline Cristina Piatti, Célia Beatriz |
description |
O presente artigo é um instrumento por meio do qual abordamos a problemática da gestão escolar. Esta temática é analisada a partir das contribuições da pedagogia histórico-crítica, pois esta teoria educacional e pedagógica, que está em desenvolvimento, permite uma apreensão sólida, real e histórica sobre a função social da educação escolar a partir de uma premissa conectada com as reais demandas e interesses formativas dos seres humanos. Concluímos que todos os esforços de organização e gestão escolar precisam ter como objetivo o desenvolvimento de ações educacionais que promovam a socialização dos conhecimentos em suas formas mais desenvolvidas e numa orientação crítica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34645 10.9771/gmed.v12i1.34645 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34645 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v12i1.34645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34645/21841 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres; 304-314 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313518305378304 |