Perspectiva de gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192802 |
Resumo: | A pedagogia histórico-crítica é uma das teorias educacionais mais conhecidas do Brasil e, com auxílio de diversos teóricos, vem se desenvolvendo nas mais variadas áreas da educação. Desde seu marco inicial, o final da década de 1970, a administração/gestão escolar ainda é pouco aprofundada pelos seus teóricos. Assim, nosso objetivo foi, com base nos principais textos de seu fundador, Dermeval Saviani, compreender como se configuraria a administração/gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica. A partir da revisão do referencial teórico-metodológico, que passou pela Análise de Conteúdo e pela Análise do Discurso Textualmente Orientada, optamos pela a Teoria do Discurso, elaborada por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe que, por meio de suas categorias, possibilitou entender que os pressupostos da pedagogia histórico-crítica, focados na especificidade do processo pedagógico e na transformação social, no sentido de superar a sociedade de classes, imprime sérios limites à compreensão do espaço social, o que nos levou a questionar se ela é capaz de explicar a totalidade do social como pretende. O resultado desta análise foi que, ao estabelecer aprioristicamente os interesses, a identidade dos agentes sociais, os rumos para se alcançar uma sociedade sem antagonismos, a pedagogia histórico-crítica relega a escola e, consequentemente, a administração/gestão escolar o papel de reprodutoras de seus pressupostos. A pedagogia histórico-crítica acaba se afastando do cotidiano escolar, se interessando por conjunto limitado de questões ligadas à infraestrutura e aos sujeitos constituídos no seu interior, deixando um espaço livre para outras teorias articularem a valorização das diferenças. |
id |
UNSP_4b3fb2b2e3aa3cf3ddab970f10b9b9b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/192802 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Perspectiva de gestão escolar para/na pedagogia histórico-críticaSchool management perspective for/in the historical-critical pedagogyEducaçãoPedagogia histórico-críticaAdministração educacionalTeoria do discursoCotidiano escolarEducationHistorical-critical pedagogyEducational administrationTheory of discourseA pedagogia histórico-crítica é uma das teorias educacionais mais conhecidas do Brasil e, com auxílio de diversos teóricos, vem se desenvolvendo nas mais variadas áreas da educação. Desde seu marco inicial, o final da década de 1970, a administração/gestão escolar ainda é pouco aprofundada pelos seus teóricos. Assim, nosso objetivo foi, com base nos principais textos de seu fundador, Dermeval Saviani, compreender como se configuraria a administração/gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica. A partir da revisão do referencial teórico-metodológico, que passou pela Análise de Conteúdo e pela Análise do Discurso Textualmente Orientada, optamos pela a Teoria do Discurso, elaborada por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe que, por meio de suas categorias, possibilitou entender que os pressupostos da pedagogia histórico-crítica, focados na especificidade do processo pedagógico e na transformação social, no sentido de superar a sociedade de classes, imprime sérios limites à compreensão do espaço social, o que nos levou a questionar se ela é capaz de explicar a totalidade do social como pretende. O resultado desta análise foi que, ao estabelecer aprioristicamente os interesses, a identidade dos agentes sociais, os rumos para se alcançar uma sociedade sem antagonismos, a pedagogia histórico-crítica relega a escola e, consequentemente, a administração/gestão escolar o papel de reprodutoras de seus pressupostos. A pedagogia histórico-crítica acaba se afastando do cotidiano escolar, se interessando por conjunto limitado de questões ligadas à infraestrutura e aos sujeitos constituídos no seu interior, deixando um espaço livre para outras teorias articularem a valorização das diferenças.The historical-critical pedagogy is one of the best known Brazilian’s educational theories. With the help of several researchers, it has been developing in many education’s areas. Since its beginning, in the late 1970s, the school administration/management is little studied by its theorists. Thus, our objective was, based on the main texts of its founder, Dermeval Saviani, to understand how school administration/management would be configured for/in historical-critical pedagogy. From the review of the theoretical- methodological reference, which included Content Analysis and Textually Oriented Discourse Analysis, we opted for the Theory of Discourse, developed by Ernesto Laclau and Chantal Mouffe, which, through its categories, made it possible to understand that historical-critical pedagogy’s assumptions, that is focused on the specificity of the pedagogical process and on social transformation, in order overcome class society, produce serious limits to the understanding of social space, which led us to question if it is capable of explaining the totality of social as it intends. The result of our analysis was that, by establishing a priori the interests, the social agents’ identity, the directions to achieve a society without antagonisms, the historical-critical pedagogy relegates the school and, consequently, the school administration/management the role of reproducers of its assumptions. Historical-critical pedagogy ends up distancing itself from school daily life, becoming interested in a limited set of issues related to infrastructure and the subjects constituted within it, leaving a free space for other theories to articulate the valorization of differences.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abdian, Graziela Zambão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rosa, Denise Baleeiro [UNESP]2020-06-19T15:58:20Z2020-06-19T15:58:20Z2020-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19280200093169933004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:11:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192802Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:11:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectiva de gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica School management perspective for/in the historical-critical pedagogy |
title |
Perspectiva de gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica |
spellingShingle |
Perspectiva de gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica Rosa, Denise Baleeiro [UNESP] Educação Pedagogia histórico-crítica Administração educacional Teoria do discurso Cotidiano escolar Education Historical-critical pedagogy Educational administration Theory of discourse |
title_short |
Perspectiva de gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica |
title_full |
Perspectiva de gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica |
title_fullStr |
Perspectiva de gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica |
title_full_unstemmed |
Perspectiva de gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica |
title_sort |
Perspectiva de gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica |
author |
Rosa, Denise Baleeiro [UNESP] |
author_facet |
Rosa, Denise Baleeiro [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abdian, Graziela Zambão [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Denise Baleeiro [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pedagogia histórico-crítica Administração educacional Teoria do discurso Cotidiano escolar Education Historical-critical pedagogy Educational administration Theory of discourse |
topic |
Educação Pedagogia histórico-crítica Administração educacional Teoria do discurso Cotidiano escolar Education Historical-critical pedagogy Educational administration Theory of discourse |
description |
A pedagogia histórico-crítica é uma das teorias educacionais mais conhecidas do Brasil e, com auxílio de diversos teóricos, vem se desenvolvendo nas mais variadas áreas da educação. Desde seu marco inicial, o final da década de 1970, a administração/gestão escolar ainda é pouco aprofundada pelos seus teóricos. Assim, nosso objetivo foi, com base nos principais textos de seu fundador, Dermeval Saviani, compreender como se configuraria a administração/gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica. A partir da revisão do referencial teórico-metodológico, que passou pela Análise de Conteúdo e pela Análise do Discurso Textualmente Orientada, optamos pela a Teoria do Discurso, elaborada por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe que, por meio de suas categorias, possibilitou entender que os pressupostos da pedagogia histórico-crítica, focados na especificidade do processo pedagógico e na transformação social, no sentido de superar a sociedade de classes, imprime sérios limites à compreensão do espaço social, o que nos levou a questionar se ela é capaz de explicar a totalidade do social como pretende. O resultado desta análise foi que, ao estabelecer aprioristicamente os interesses, a identidade dos agentes sociais, os rumos para se alcançar uma sociedade sem antagonismos, a pedagogia histórico-crítica relega a escola e, consequentemente, a administração/gestão escolar o papel de reprodutoras de seus pressupostos. A pedagogia histórico-crítica acaba se afastando do cotidiano escolar, se interessando por conjunto limitado de questões ligadas à infraestrutura e aos sujeitos constituídos no seu interior, deixando um espaço livre para outras teorias articularem a valorização das diferenças. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-19T15:58:20Z 2020-06-19T15:58:20Z 2020-04-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/192802 000931699 33004110040P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/192802 |
identifier_str_mv |
000931699 33004110040P5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128210581323776 |