Perspectiva de gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Denise Baleeiro [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192802
Resumo: A pedagogia histórico-crítica é uma das teorias educacionais mais conhecidas do Brasil e, com auxílio de diversos teóricos, vem se desenvolvendo nas mais variadas áreas da educação. Desde seu marco inicial, o final da década de 1970, a administração/gestão escolar ainda é pouco aprofundada pelos seus teóricos. Assim, nosso objetivo foi, com base nos principais textos de seu fundador, Dermeval Saviani, compreender como se configuraria a administração/gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica. A partir da revisão do referencial teórico-metodológico, que passou pela Análise de Conteúdo e pela Análise do Discurso Textualmente Orientada, optamos pela a Teoria do Discurso, elaborada por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe que, por meio de suas categorias, possibilitou entender que os pressupostos da pedagogia histórico-crítica, focados na especificidade do processo pedagógico e na transformação social, no sentido de superar a sociedade de classes, imprime sérios limites à compreensão do espaço social, o que nos levou a questionar se ela é capaz de explicar a totalidade do social como pretende. O resultado desta análise foi que, ao estabelecer aprioristicamente os interesses, a identidade dos agentes sociais, os rumos para se alcançar uma sociedade sem antagonismos, a pedagogia histórico-crítica relega a escola e, consequentemente, a administração/gestão escolar o papel de reprodutoras de seus pressupostos. A pedagogia histórico-crítica acaba se afastando do cotidiano escolar, se interessando por conjunto limitado de questões ligadas à infraestrutura e aos sujeitos constituídos no seu interior, deixando um espaço livre para outras teorias articularem a valorização das diferenças.
id UNSP_4b3fb2b2e3aa3cf3ddab970f10b9b9b2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192802
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Perspectiva de gestão escolar para/na pedagogia histórico-críticaSchool management perspective for/in the historical-critical pedagogyEducaçãoPedagogia histórico-críticaAdministração educacionalTeoria do discursoCotidiano escolarEducationHistorical-critical pedagogyEducational administrationTheory of discourseA pedagogia histórico-crítica é uma das teorias educacionais mais conhecidas do Brasil e, com auxílio de diversos teóricos, vem se desenvolvendo nas mais variadas áreas da educação. Desde seu marco inicial, o final da década de 1970, a administração/gestão escolar ainda é pouco aprofundada pelos seus teóricos. Assim, nosso objetivo foi, com base nos principais textos de seu fundador, Dermeval Saviani, compreender como se configuraria a administração/gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica. A partir da revisão do referencial teórico-metodológico, que passou pela Análise de Conteúdo e pela Análise do Discurso Textualmente Orientada, optamos pela a Teoria do Discurso, elaborada por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe que, por meio de suas categorias, possibilitou entender que os pressupostos da pedagogia histórico-crítica, focados na especificidade do processo pedagógico e na transformação social, no sentido de superar a sociedade de classes, imprime sérios limites à compreensão do espaço social, o que nos levou a questionar se ela é capaz de explicar a totalidade do social como pretende. O resultado desta análise foi que, ao estabelecer aprioristicamente os interesses, a identidade dos agentes sociais, os rumos para se alcançar uma sociedade sem antagonismos, a pedagogia histórico-crítica relega a escola e, consequentemente, a administração/gestão escolar o papel de reprodutoras de seus pressupostos. A pedagogia histórico-crítica acaba se afastando do cotidiano escolar, se interessando por conjunto limitado de questões ligadas à infraestrutura e aos sujeitos constituídos no seu interior, deixando um espaço livre para outras teorias articularem a valorização das diferenças.The historical-critical pedagogy is one of the best known Brazilian’s educational theories. With the help of several researchers, it has been developing in many education’s areas. Since its beginning, in the late 1970s, the school administration/management is little studied by its theorists. Thus, our objective was, based on the main texts of its founder, Dermeval Saviani, to understand how school administration/management would be configured for/in historical-critical pedagogy. From the review of the theoretical- methodological reference, which included Content Analysis and Textually Oriented Discourse Analysis, we opted for the Theory of Discourse, developed by Ernesto Laclau and Chantal Mouffe, which, through its categories, made it possible to understand that historical-critical pedagogy’s assumptions, that is focused on the specificity of the pedagogical process and on social transformation, in order overcome class society, produce serious limits to the understanding of social space, which led us to question if it is capable of explaining the totality of social as it intends. The result of our analysis was that, by establishing a priori the interests, the social agents’ identity, the directions to achieve a society without antagonisms, the historical-critical pedagogy relegates the school and, consequently, the school administration/management the role of reproducers of its assumptions. Historical-critical pedagogy ends up distancing itself from school daily life, becoming interested in a limited set of issues related to infrastructure and the subjects constituted within it, leaving a free space for other theories to articulate the valorization of differences.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abdian, Graziela Zambão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rosa, Denise Baleeiro [UNESP]2020-06-19T15:58:20Z2020-06-19T15:58:20Z2020-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19280200093169933004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:11:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192802Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:11:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectiva de gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica
School management perspective for/in the historical-critical pedagogy
title Perspectiva de gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica
spellingShingle Perspectiva de gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica
Rosa, Denise Baleeiro [UNESP]
Educação
Pedagogia histórico-crítica
Administração educacional
Teoria do discurso
Cotidiano escolar
Education
Historical-critical pedagogy
Educational administration
Theory of discourse
title_short Perspectiva de gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica
title_full Perspectiva de gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica
title_fullStr Perspectiva de gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica
title_full_unstemmed Perspectiva de gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica
title_sort Perspectiva de gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica
author Rosa, Denise Baleeiro [UNESP]
author_facet Rosa, Denise Baleeiro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abdian, Graziela Zambão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Denise Baleeiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pedagogia histórico-crítica
Administração educacional
Teoria do discurso
Cotidiano escolar
Education
Historical-critical pedagogy
Educational administration
Theory of discourse
topic Educação
Pedagogia histórico-crítica
Administração educacional
Teoria do discurso
Cotidiano escolar
Education
Historical-critical pedagogy
Educational administration
Theory of discourse
description A pedagogia histórico-crítica é uma das teorias educacionais mais conhecidas do Brasil e, com auxílio de diversos teóricos, vem se desenvolvendo nas mais variadas áreas da educação. Desde seu marco inicial, o final da década de 1970, a administração/gestão escolar ainda é pouco aprofundada pelos seus teóricos. Assim, nosso objetivo foi, com base nos principais textos de seu fundador, Dermeval Saviani, compreender como se configuraria a administração/gestão escolar para/na pedagogia histórico-crítica. A partir da revisão do referencial teórico-metodológico, que passou pela Análise de Conteúdo e pela Análise do Discurso Textualmente Orientada, optamos pela a Teoria do Discurso, elaborada por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe que, por meio de suas categorias, possibilitou entender que os pressupostos da pedagogia histórico-crítica, focados na especificidade do processo pedagógico e na transformação social, no sentido de superar a sociedade de classes, imprime sérios limites à compreensão do espaço social, o que nos levou a questionar se ela é capaz de explicar a totalidade do social como pretende. O resultado desta análise foi que, ao estabelecer aprioristicamente os interesses, a identidade dos agentes sociais, os rumos para se alcançar uma sociedade sem antagonismos, a pedagogia histórico-crítica relega a escola e, consequentemente, a administração/gestão escolar o papel de reprodutoras de seus pressupostos. A pedagogia histórico-crítica acaba se afastando do cotidiano escolar, se interessando por conjunto limitado de questões ligadas à infraestrutura e aos sujeitos constituídos no seu interior, deixando um espaço livre para outras teorias articularem a valorização das diferenças.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-19T15:58:20Z
2020-06-19T15:58:20Z
2020-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192802
000931699
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/192802
identifier_str_mv 000931699
33004110040P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128210581323776