A política da qualidade educacional para o Banco Mundial proposta no documento: uma agenda de competências e empregos para a juventude de 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melchiotti Gonçalves, Amanda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Guerra, Dhyovana, Deitos, Roberto Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34487
Resumo: A proposta do artigo é analisar a qualidade na educação a partir da definição de competência proposta pelo Banco Mundial no documento “Competências e Empregos: Uma Agenda para a Juventude”, de 2018. Parte-se do pressuposto de que as competências descritas pelo Banco Mundial (2018), representam o status quo da cultura liberal-conservadora do século XXI. Por conta disso, o artigo retoma o contexto de referência das políticas educacionais, com o intuito de compreender o movimento histórico, político e econômico das políticas educacionais. Corrobora-se com o fato de que a educação, sob a perspectiva expressa pelo Banco Mundial (2018), está imersa na viabilidade imediata, na busca de capital humano.
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