REFORMAS EDUCACIONAIS E POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: prenúncios e evidências para uma resistência ativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27355 |
Resumo: | O presente texto refere-se a um ensaio crítico e contextualizado que aborda o contexto histórico, político e econômico aonde se delineiam e se ajustam as atuais reformas educacionais. O propósito é compreender as atuais reformas educacionais a fim de delinear as suas ameaças, evidenciar as constatações e destacar a necessária resistência ativa para o enfrentamento na construção das atuais políticas educacionais. Apresentam-se as proposições metodológicas à luz do Materialismo Histórico ao conceituar Homem, Educação, Política e Estado e Luta de Classes para então, assimilar a conjuntura histórica, política, econômica e social vigente, a fim de assentar o debate da reforma educacional e as políticas curriculares produzidas no tempo presente. Por conseguinte, elucida-se sobre os aspectos dessa reforma educacional a fim de respondermos o que representa e as implicações da aprovação de uma Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica (BNCC) em um contexto de crise política e econômica em iminência no país. |
id |
UFBA-10_a93776d85ddd528f00d3e2f9def879ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27355 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
REFORMAS EDUCACIONAIS E POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: prenúncios e evidências para uma resistência ativaReformas EducacionaisPolíticas EducacionaisPolíticas CurricularesResistência AtivaBNCCO presente texto refere-se a um ensaio crítico e contextualizado que aborda o contexto histórico, político e econômico aonde se delineiam e se ajustam as atuais reformas educacionais. O propósito é compreender as atuais reformas educacionais a fim de delinear as suas ameaças, evidenciar as constatações e destacar a necessária resistência ativa para o enfrentamento na construção das atuais políticas educacionais. Apresentam-se as proposições metodológicas à luz do Materialismo Histórico ao conceituar Homem, Educação, Política e Estado e Luta de Classes para então, assimilar a conjuntura histórica, política, econômica e social vigente, a fim de assentar o debate da reforma educacional e as políticas curriculares produzidas no tempo presente. Por conseguinte, elucida-se sobre os aspectos dessa reforma educacional a fim de respondermos o que representa e as implicações da aprovação de uma Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica (BNCC) em um contexto de crise política e econômica em iminência no país.Universidade Federal da Bahia2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literatura; Ensaio Críticoapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2735510.9771/gmed.v10i2.27355Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 2 (2018): EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS; 199-2132175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27355/16674Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Jani Alves da Silva2019-10-15T07:52:11Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27355Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-10-15T07:52:11Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFORMAS EDUCACIONAIS E POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: prenúncios e evidências para uma resistência ativa |
title |
REFORMAS EDUCACIONAIS E POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: prenúncios e evidências para uma resistência ativa |
spellingShingle |
REFORMAS EDUCACIONAIS E POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: prenúncios e evidências para uma resistência ativa Moreira, Jani Alves da Silva Reformas Educacionais Políticas Educacionais Políticas Curriculares Resistência Ativa BNCC |
title_short |
REFORMAS EDUCACIONAIS E POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: prenúncios e evidências para uma resistência ativa |
title_full |
REFORMAS EDUCACIONAIS E POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: prenúncios e evidências para uma resistência ativa |
title_fullStr |
REFORMAS EDUCACIONAIS E POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: prenúncios e evidências para uma resistência ativa |
title_full_unstemmed |
REFORMAS EDUCACIONAIS E POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: prenúncios e evidências para uma resistência ativa |
title_sort |
REFORMAS EDUCACIONAIS E POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: prenúncios e evidências para uma resistência ativa |
author |
Moreira, Jani Alves da Silva |
author_facet |
Moreira, Jani Alves da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Jani Alves da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reformas Educacionais Políticas Educacionais Políticas Curriculares Resistência Ativa BNCC |
topic |
Reformas Educacionais Políticas Educacionais Políticas Curriculares Resistência Ativa BNCC |
description |
O presente texto refere-se a um ensaio crítico e contextualizado que aborda o contexto histórico, político e econômico aonde se delineiam e se ajustam as atuais reformas educacionais. O propósito é compreender as atuais reformas educacionais a fim de delinear as suas ameaças, evidenciar as constatações e destacar a necessária resistência ativa para o enfrentamento na construção das atuais políticas educacionais. Apresentam-se as proposições metodológicas à luz do Materialismo Histórico ao conceituar Homem, Educação, Política e Estado e Luta de Classes para então, assimilar a conjuntura histórica, política, econômica e social vigente, a fim de assentar o debate da reforma educacional e as políticas curriculares produzidas no tempo presente. Por conseguinte, elucida-se sobre os aspectos dessa reforma educacional a fim de respondermos o que representa e as implicações da aprovação de uma Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica (BNCC) em um contexto de crise política e econômica em iminência no país. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Revisão de Literatura; Ensaio Crítico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27355 10.9771/gmed.v10i2.27355 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27355 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v10i2.27355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27355/16674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 2 (2018): EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS; 199-213 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313517912162304 |