Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44396 |
Resumo: | A educação ambiental é um campo de pesquisa e prática pedagógica consolidado no Brasil, suas várias perspectivas fundamentam diferentes compreensões quanto a função social da escola, da formação de professores, da relação conteúdo e forma no trabalho docente e da organização escolar. Assim, debatemos diferentes modelos e tendências do campo da formação de professores, compreendendo a intencionalidade e a tendência pedagógica que os envolvem. A partir disso, defendemos a formação dos pedagogos educadores ambientais enquanto militantes culturais comprometidos politicamente com a classe trabalhadora e com a formação aprofundada dos conteúdos científicos, artísticos e filosóficos, de maneira crítica. |
id |
UFBA-10_b9ae9f27465bc447637c51e588f50b0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/44396 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidadeeducação ambiental formação de professoresPedagogia histórico-crítica.A educação ambiental é um campo de pesquisa e prática pedagógica consolidado no Brasil, suas várias perspectivas fundamentam diferentes compreensões quanto a função social da escola, da formação de professores, da relação conteúdo e forma no trabalho docente e da organização escolar. Assim, debatemos diferentes modelos e tendências do campo da formação de professores, compreendendo a intencionalidade e a tendência pedagógica que os envolvem. A partir disso, defendemos a formação dos pedagogos educadores ambientais enquanto militantes culturais comprometidos politicamente com a classe trabalhadora e com a formação aprofundada dos conteúdos científicos, artísticos e filosóficos, de maneira crítica.Universidade Federal da Bahia2021-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literatura (ensaio teórico)application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4439610.9771/gmed.v13i2.44396Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 2 (2021): Marxismo e a questão ambiental; 607-6302175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44396/25243Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Marcela AgudoTozoni-Reis, Marília Freitas de Campos2021-11-28T23:06:22Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/44396Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-11-28T23:06:22Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade |
title |
Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade |
spellingShingle |
Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade Moraes, Marcela Agudo educação ambiental formação de professores Pedagogia histórico-crítica. |
title_short |
Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade |
title_full |
Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade |
title_fullStr |
Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade |
title_full_unstemmed |
Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade |
title_sort |
Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade |
author |
Moraes, Marcela Agudo |
author_facet |
Moraes, Marcela Agudo Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos |
author_role |
author |
author2 |
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Marcela Agudo Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental formação de professores Pedagogia histórico-crítica. |
topic |
educação ambiental formação de professores Pedagogia histórico-crítica. |
description |
A educação ambiental é um campo de pesquisa e prática pedagógica consolidado no Brasil, suas várias perspectivas fundamentam diferentes compreensões quanto a função social da escola, da formação de professores, da relação conteúdo e forma no trabalho docente e da organização escolar. Assim, debatemos diferentes modelos e tendências do campo da formação de professores, compreendendo a intencionalidade e a tendência pedagógica que os envolvem. A partir disso, defendemos a formação dos pedagogos educadores ambientais enquanto militantes culturais comprometidos politicamente com a classe trabalhadora e com a formação aprofundada dos conteúdos científicos, artísticos e filosóficos, de maneira crítica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de literatura (ensaio teórico) |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44396 10.9771/gmed.v13i2.44396 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44396 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v13i2.44396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44396/25243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 2 (2021): Marxismo e a questão ambiental; 607-630 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313519097053184 |