Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Marcela Agudo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44396
Resumo: A educação ambiental é um campo de pesquisa e prática pedagógica consolidado no Brasil, suas várias perspectivas fundamentam diferentes compreensões quanto a função social da escola, da formação de professores, da relação conteúdo e forma no trabalho docente e da organização escolar. Assim, debatemos diferentes modelos e tendências do campo da formação de professores, compreendendo a intencionalidade e a tendência pedagógica que os envolvem. A partir disso, defendemos a formação dos pedagogos educadores ambientais enquanto militantes culturais comprometidos politicamente com a classe trabalhadora e com a formação aprofundada dos conteúdos científicos, artísticos e filosóficos, de maneira crítica.
id UFBA-10_b9ae9f27465bc447637c51e588f50b0c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/44396
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidadeeducação ambiental formação de professoresPedagogia histórico-crítica.A educação ambiental é um campo de pesquisa e prática pedagógica consolidado no Brasil, suas várias perspectivas fundamentam diferentes compreensões quanto a função social da escola, da formação de professores, da relação conteúdo e forma no trabalho docente e da organização escolar. Assim, debatemos diferentes modelos e tendências do campo da formação de professores, compreendendo a intencionalidade e a tendência pedagógica que os envolvem. A partir disso, defendemos a formação dos pedagogos educadores ambientais enquanto militantes culturais comprometidos politicamente com a classe trabalhadora e com a formação aprofundada dos conteúdos científicos, artísticos e filosóficos, de maneira crítica.Universidade Federal da Bahia2021-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literatura (ensaio teórico)application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4439610.9771/gmed.v13i2.44396Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 2 (2021): Marxismo e a questão ambiental; 607-6302175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44396/25243Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Marcela AgudoTozoni-Reis, Marília Freitas de Campos2021-11-28T23:06:22Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/44396Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-11-28T23:06:22Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade
title Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade
spellingShingle Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade
Moraes, Marcela Agudo
educação ambiental
formação de professores
Pedagogia histórico-crítica.
title_short Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade
title_full Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade
title_fullStr Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade
title_full_unstemmed Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade
title_sort Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade
author Moraes, Marcela Agudo
author_facet Moraes, Marcela Agudo
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
author_role author
author2 Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Marcela Agudo
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
formação de professores
Pedagogia histórico-crítica.
topic educação ambiental
formação de professores
Pedagogia histórico-crítica.
description A educação ambiental é um campo de pesquisa e prática pedagógica consolidado no Brasil, suas várias perspectivas fundamentam diferentes compreensões quanto a função social da escola, da formação de professores, da relação conteúdo e forma no trabalho docente e da organização escolar. Assim, debatemos diferentes modelos e tendências do campo da formação de professores, compreendendo a intencionalidade e a tendência pedagógica que os envolvem. A partir disso, defendemos a formação dos pedagogos educadores ambientais enquanto militantes culturais comprometidos politicamente com a classe trabalhadora e com a formação aprofundada dos conteúdos científicos, artísticos e filosóficos, de maneira crítica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de literatura (ensaio teórico)
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44396
10.9771/gmed.v13i2.44396
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44396
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v13i2.44396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44396/25243
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 2 (2021): Marxismo e a questão ambiental; 607-630
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313519097053184