As políticas educacionais e o processo de fechamento das escolas do campo no município de Casa Nova - BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Franciel Coelho Luz de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Leite, Maria Jorge dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43555
Resumo: O objetivo desse artigo é mapear as principais políticas educacionais e suas implicações à educação no campo. Abordamos o processo de fechamento das escolas do campo no município de Casa Nova - BA, considerando este um dos principais efeitos das políticas educacionais do Estado brasileiro direcionadas ao campo: as escolas foram reduzidas em quase 50%, de 2010 a 2018. A educação camponesa passou por um intenso processo de fechamento, o qual foi desencadeado a partir da política de transporte escolar, ainda na década de 1990, transformando-se, não em uma política propriamente de educação, mas em uma política de transporte (negócio), cujas velhas práticas locais e interesses privados sobrepõem-se à premissa da educação pública, gratuita e de qualidade. A análise em estudo ancora-se no materialismo histórico-dialético.  
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