Escolas do Campo, que não estão no Campo, e o Caso do Fechamento da Escola Municipal do Campo Monteiro Lobato em São Miguel do Iguaçu – PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Marcus Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7588
Resumo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento.
id UNIL_57882d8c7442ebd39d7dc0e5cf82e748
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7588
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Escolas do Campo, que não estão no Campo, e o Caso do Fechamento da Escola Municipal do Campo Monteiro Lobato em São Miguel do Iguaçu – PREducação do campo; educação rural; fechamento de escolas no campo; transporte escolar; políticas públicasDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento.O fechamento das escolas do campo tem evidenciado o descaso histórico com a educação dos povos do campo. Esse processo está vinculado, em sua maioria, a processos de nucleação ou agrupamento de escolas mediante a oferta e valorização do transporte escolar rumo aos centros urbanos. Enquanto movimentos sociais e comunidades lutam por uma educação que atenda suas necessidades, respeite e valorize suas características, numa concepção de campo como espaço de vida, de cultura e conhecimento, o fechamento de escolas do campo representa um obstáculo e reflete a concepção de desenvolvimento e avanço do agronegócio. Diante do exposto, a proposta deste estudo buscou compreender a situação das escolas do campo nos municípios que compõe o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Foz do Iguaçu, realizando um estudo de caso acerca do fechamento da Escola Municipal do Campo Monteiro Lobato em São Miguel do Iguaçu, que ocorreu em 2018, além de analisar a política de financiamento e de atendimento do transporte escolar para os jovens do campo. Como objetivos específicos, se propôs compreender o cenário em que se encontram as escolas do campo nos municípios que integram o NRE de Foz do Iguaçu - PR; analisar as políticas públicas de transporte escolar rural, verificando os recursos destinados e alunos atendidos nos municípios que integram o Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu; compreender o processo de fechamento da Escola Municipal do Campo Monteiro Lobato, verificando as condições e o posicionamento da comunidade atingida no munícipio de São Miguel do Iguaçu. Para alcançar os objetivos almejados a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, por meio de um estudo de caso, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas, análise documental e bibliográfica e observação participante. A pesquisa registrou 28 escolas que se localizam no campo e/ou recebem a denominação do campo nos municípios do NRE- Foz do Iguaçu, divergindo dos dados do Censo Escolar, pois este utiliza apenas o critério da localização geográfica, o que revelou a existência de 14 escolas do campo localizadas nas áreas consideradas urbanas, tanto em distritos como também em áreas centrais dos municípios. No entanto, a maior parte das escolas do campo da rede estadual se localizam em áreas consideradas urbanas, o que evidencia a questão da baixa oferta do Ensino Médio nas áreas rurais, além da existência de escolas identificadas como do campo fora do campo. O transporte escolar se insere nesse cenário, privilegiando os deslocamentos de alunos do campo para as áreas urbanas, o que se contrapõe as especificidades da Educação do Campo e corrobora com o processo de cessação das escolas do campo. Esta questão não pode ser tratada como algo simples, pois se vincula a uma problemática que envolve a marginalização de uma fração da classe trabalhadora, os sujeitos do campo. Assim, a forma como ocorreu a cessação da Escola do Campo Monteiro Lobato revela um jogo de forças e relações de poder, desrespeitando a comunidade e impondo o fechamento da escola.2023-09-27T17:09:49Z2023-09-27T17:09:49Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7588porAndrade, Marcus Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:27:04Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7588Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:27:04Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolas do Campo, que não estão no Campo, e o Caso do Fechamento da Escola Municipal do Campo Monteiro Lobato em São Miguel do Iguaçu – PR
title Escolas do Campo, que não estão no Campo, e o Caso do Fechamento da Escola Municipal do Campo Monteiro Lobato em São Miguel do Iguaçu – PR
spellingShingle Escolas do Campo, que não estão no Campo, e o Caso do Fechamento da Escola Municipal do Campo Monteiro Lobato em São Miguel do Iguaçu – PR
Andrade, Marcus Pereira
Educação do campo; educação rural; fechamento de escolas no campo; transporte escolar; políticas públicas
title_short Escolas do Campo, que não estão no Campo, e o Caso do Fechamento da Escola Municipal do Campo Monteiro Lobato em São Miguel do Iguaçu – PR
title_full Escolas do Campo, que não estão no Campo, e o Caso do Fechamento da Escola Municipal do Campo Monteiro Lobato em São Miguel do Iguaçu – PR
title_fullStr Escolas do Campo, que não estão no Campo, e o Caso do Fechamento da Escola Municipal do Campo Monteiro Lobato em São Miguel do Iguaçu – PR
title_full_unstemmed Escolas do Campo, que não estão no Campo, e o Caso do Fechamento da Escola Municipal do Campo Monteiro Lobato em São Miguel do Iguaçu – PR
title_sort Escolas do Campo, que não estão no Campo, e o Caso do Fechamento da Escola Municipal do Campo Monteiro Lobato em São Miguel do Iguaçu – PR
author Andrade, Marcus Pereira
author_facet Andrade, Marcus Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Marcus Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo; educação rural; fechamento de escolas no campo; transporte escolar; políticas públicas
topic Educação do campo; educação rural; fechamento de escolas no campo; transporte escolar; políticas públicas
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-27T17:09:49Z
2023-09-27T17:09:49Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7588
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161885880320000