A formação de professores da educação básica_ considerações sobre a práxis docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UECE |
Texto Completo: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99239 |
Resumo: | A formação do professor para o ensino básico, assim como sua prática pedagógica e a relação com sua formação, tem suscitado questões que interessam às diversas instituições, bem como os sistemas de ensino, pois diz respeito à qualidade do ensino oferecidos nas escolas e que está ligado à qualidade desta formação. As questões da investigação foram: como se dá a formação de professores e quais as competências que estão sendo desenvolvidas para que esses profissionais atuem de forma a garantir uma educação básica com qualidade? Até que ponto, os processos formativos tem contribuído com esse tipo de formação? Ou ainda, como articular uma formação que possibilite aos professores a realização da práxis educativa emancipatória? Para responder a essas inquietações, o estudo teve por objetivo geral compreender os processos de formação de professores da educação básica que possibilitam ao docente a realização da práxis educativa. Os objetivos específicos foram discutir a relação que há entre a formação dos professores e sua prática em sala de aula à luz das produções acadêmicas; analisar a atual formação de professores e sua prática pedagógica numa perspectiva reflexiva; refletir sobre alguns desafios e possibilidades de articulação entre teoria e prática na formação de professores. A metodologia teve uma abordagem qualitativa e utilizamos os recursos da pesquisa bibliográfica, objetivando a elaboração de um referencial de análise para obtermos uma compreensão consistente de uma práxis docente emancipatória. As conclusões apontaram que para garantir uma educação básica com qualidade, os professores precisam estar em processo constante de aperfeiçoamento, construindo a gestão do ensino e da aprendizagem com o debate, a mediação e a intervenção crítica, visando uma escola aberta, democrática e mediadora de aprendizagens. |
id |
UECE-0_c3677d40beef95b18483e870b0efb3aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uece.br:99239 |
network_acronym_str |
UECE-0 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UECE |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores da educação básica_ considerações sobre a práxis docenteFormação de Professores Prática pedagógica Práxis pedagógica Relação teoria-práticaA formação do professor para o ensino básico, assim como sua prática pedagógica e a relação com sua formação, tem suscitado questões que interessam às diversas instituições, bem como os sistemas de ensino, pois diz respeito à qualidade do ensino oferecidos nas escolas e que está ligado à qualidade desta formação. As questões da investigação foram: como se dá a formação de professores e quais as competências que estão sendo desenvolvidas para que esses profissionais atuem de forma a garantir uma educação básica com qualidade? Até que ponto, os processos formativos tem contribuído com esse tipo de formação? Ou ainda, como articular uma formação que possibilite aos professores a realização da práxis educativa emancipatória? Para responder a essas inquietações, o estudo teve por objetivo geral compreender os processos de formação de professores da educação básica que possibilitam ao docente a realização da práxis educativa. Os objetivos específicos foram discutir a relação que há entre a formação dos professores e sua prática em sala de aula à luz das produções acadêmicas; analisar a atual formação de professores e sua prática pedagógica numa perspectiva reflexiva; refletir sobre alguns desafios e possibilidades de articulação entre teoria e prática na formação de professores. A metodologia teve uma abordagem qualitativa e utilizamos os recursos da pesquisa bibliográfica, objetivando a elaboração de um referencial de análise para obtermos uma compreensão consistente de uma práxis docente emancipatória. As conclusões apontaram que para garantir uma educação básica com qualidade, os professores precisam estar em processo constante de aperfeiçoamento, construindo a gestão do ensino e da aprendizagem com o debate, a mediação e a intervenção crítica, visando uma escola aberta, democrática e mediadora de aprendizagens. The training of the teacher for basic education, as well as his pedagogical practice and the relationship with his training, has raised questions that interest the various institutions, as well as the education systems, as it concerns the quality of teaching offered in schools and that is The quality of this training. The research questions were: how does teacher training take place and what skills are being developed for these professionals to act in order to guarantee a basic education with quality? To what extent have training processes contributed to this type of training? Or, how to articulate a formation that enables to the teachers the accomplishment of the educational emancipatory praxis? In order to respond to these concerns, the general objective of the study was to understand the processes of teacher education in basic education that enable the teacher to carry out the educational praxis. The specific objectives were to discuss the relationship between teacher training and classroom practice in the light of academic productions; To analyze the current formation of teachers and their pedagogical practice in a reflective perspective; Reflect on some challenges and possibilities of articulation between theory and practice in teacher training. The methodology took a qualitative approach and we used the resources of the bibliographical research, aiming the elaboration of a reference of analysis to obtain a consistent understanding of an emancipatory teaching praxis. The conclusions pointed out that in order to guarantee a basic education with quality, teachers need to be in constant process of improvement, constructing the management of teaching and learning through debate, mediation and critical intervention, aiming at an open, democratic and mediating school of Learning. Universidade Estadual do CearáCECILIA ROSA LACERDAArrais, Hivilla Sara de Oliveira2021-03-02T18:59:40Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99239info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2021-03-02T18:59:40Zoai:uece.br:99239Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2021-03-02T18:59:40Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores da educação básica_ considerações sobre a práxis docente |
title |
A formação de professores da educação básica_ considerações sobre a práxis docente |
spellingShingle |
A formação de professores da educação básica_ considerações sobre a práxis docente Arrais, Hivilla Sara de Oliveira Formação de Professores Prática pedagógica Práxis pedagógica Relação teoria-prática |
title_short |
A formação de professores da educação básica_ considerações sobre a práxis docente |
title_full |
A formação de professores da educação básica_ considerações sobre a práxis docente |
title_fullStr |
A formação de professores da educação básica_ considerações sobre a práxis docente |
title_full_unstemmed |
A formação de professores da educação básica_ considerações sobre a práxis docente |
title_sort |
A formação de professores da educação básica_ considerações sobre a práxis docente |
author |
Arrais, Hivilla Sara de Oliveira |
author_facet |
Arrais, Hivilla Sara de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CECILIA ROSA LACERDA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arrais, Hivilla Sara de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Prática pedagógica Práxis pedagógica Relação teoria-prática |
topic |
Formação de Professores Prática pedagógica Práxis pedagógica Relação teoria-prática |
description |
A formação do professor para o ensino básico, assim como sua prática pedagógica e a relação com sua formação, tem suscitado questões que interessam às diversas instituições, bem como os sistemas de ensino, pois diz respeito à qualidade do ensino oferecidos nas escolas e que está ligado à qualidade desta formação. As questões da investigação foram: como se dá a formação de professores e quais as competências que estão sendo desenvolvidas para que esses profissionais atuem de forma a garantir uma educação básica com qualidade? Até que ponto, os processos formativos tem contribuído com esse tipo de formação? Ou ainda, como articular uma formação que possibilite aos professores a realização da práxis educativa emancipatória? Para responder a essas inquietações, o estudo teve por objetivo geral compreender os processos de formação de professores da educação básica que possibilitam ao docente a realização da práxis educativa. Os objetivos específicos foram discutir a relação que há entre a formação dos professores e sua prática em sala de aula à luz das produções acadêmicas; analisar a atual formação de professores e sua prática pedagógica numa perspectiva reflexiva; refletir sobre alguns desafios e possibilidades de articulação entre teoria e prática na formação de professores. A metodologia teve uma abordagem qualitativa e utilizamos os recursos da pesquisa bibliográfica, objetivando a elaboração de um referencial de análise para obtermos uma compreensão consistente de uma práxis docente emancipatória. As conclusões apontaram que para garantir uma educação básica com qualidade, os professores precisam estar em processo constante de aperfeiçoamento, construindo a gestão do ensino e da aprendizagem com o debate, a mediação e a intervenção crítica, visando uma escola aberta, democrática e mediadora de aprendizagens. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2021-03-02T18:59:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99239 |
url |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UECE instname:Universidade Estadual do Ceará instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UECE |
collection |
Repositório Institucional da UECE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1828295972086611968 |