A formação de professores da educação básica_ considerações sobre a práxis docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arrais, Hivilla Sara de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UECE
Texto Completo: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99239
Resumo: A formação do professor para o ensino básico, assim como sua prática pedagógica e a relação com sua formação, tem suscitado questões que interessam às diversas instituições, bem como os sistemas de ensino, pois diz respeito à qualidade do ensino oferecidos nas escolas e que está ligado à qualidade desta formação. As questões da investigação foram: como se dá a formação de professores e quais as competências que estão sendo desenvolvidas para que esses profissionais atuem de forma a garantir uma educação básica com qualidade? Até que ponto, os processos formativos tem contribuído com esse tipo de formação? Ou ainda, como articular uma formação que possibilite aos professores a realização da práxis educativa emancipatória? Para responder a essas inquietações, o estudo teve por objetivo geral compreender os processos de formação de professores da educação básica que possibilitam ao docente a realização da práxis educativa. Os objetivos específicos foram discutir a relação que há entre a formação dos professores e sua prática em sala de aula à luz das produções acadêmicas; analisar a atual formação de professores e sua prática pedagógica numa perspectiva reflexiva; refletir sobre alguns desafios e possibilidades de articulação entre teoria e prática na formação de professores. A metodologia teve uma abordagem qualitativa e utilizamos os recursos da pesquisa bibliográfica, objetivando a elaboração de um referencial de análise para obtermos uma compreensão consistente de uma práxis docente emancipatória. As conclusões apontaram que para garantir uma educação básica com qualidade, os professores precisam estar em processo constante de aperfeiçoamento, construindo a gestão do ensino e da aprendizagem com o debate, a mediação e a intervenção crítica, visando uma escola aberta, democrática e mediadora de aprendizagens. 
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