Didática e a prática docente na escola básica em uma perspectiva crítica de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Osmar Hélio Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28870
Resumo: Este artigo visa discutir o papel da Didática e da prática docente na escola básica em uma perspectiva crítica de educação. Inicialmente, discutiremos a Pedagogia como ciência da/para a educação; a Didática em uma perspectiva crítica e o seu papel na formação dos professores. Em seguida, destacaremos a necessidade de práticas docentes pedagógicas que apontem para novos horizontes, novas possibilidades de abordagem do contexto social atual, novos modos de perceber/entender e intervir nessa mesma realidade. Por fim, argumentaremos a favor da articulação entre a Didática, a Pedagogia e as demais áreas das ciências que auxiliam o trabalho docente na escola básica, como um meio de assegurar uma educação inteiramente como chave transformadora da sociedade.
id UFBA-10_dc9adb4f8d314aec8168b8e8f01285f5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/28870
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Didática e a prática docente na escola básica em uma perspectiva crítica de educaçãoDidática. Pedagogia. Prática docente. Escola básica.Este artigo visa discutir o papel da Didática e da prática docente na escola básica em uma perspectiva crítica de educação. Inicialmente, discutiremos a Pedagogia como ciência da/para a educação; a Didática em uma perspectiva crítica e o seu papel na formação dos professores. Em seguida, destacaremos a necessidade de práticas docentes pedagógicas que apontem para novos horizontes, novas possibilidades de abordagem do contexto social atual, novos modos de perceber/entender e intervir nessa mesma realidade. Por fim, argumentaremos a favor da articulação entre a Didática, a Pedagogia e as demais áreas das ciências que auxiliam o trabalho docente na escola básica, como um meio de assegurar uma educação inteiramente como chave transformadora da sociedade. Universidade Federal da Bahia2019-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2887010.9771/gmed.v11i1.28870Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 1 (2019): O CAPITAL CONTRA A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA; 277-2872175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28870/19392Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Osmar Hélio Alves2019-09-16T17:53:38Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/28870Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-09-16T17:53:38Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Didática e a prática docente na escola básica em uma perspectiva crítica de educação
title Didática e a prática docente na escola básica em uma perspectiva crítica de educação
spellingShingle Didática e a prática docente na escola básica em uma perspectiva crítica de educação
Araújo, Osmar Hélio Alves
Didática. Pedagogia. Prática docente. Escola básica.
title_short Didática e a prática docente na escola básica em uma perspectiva crítica de educação
title_full Didática e a prática docente na escola básica em uma perspectiva crítica de educação
title_fullStr Didática e a prática docente na escola básica em uma perspectiva crítica de educação
title_full_unstemmed Didática e a prática docente na escola básica em uma perspectiva crítica de educação
title_sort Didática e a prática docente na escola básica em uma perspectiva crítica de educação
author Araújo, Osmar Hélio Alves
author_facet Araújo, Osmar Hélio Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Osmar Hélio Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Didática. Pedagogia. Prática docente. Escola básica.
topic Didática. Pedagogia. Prática docente. Escola básica.
description Este artigo visa discutir o papel da Didática e da prática docente na escola básica em uma perspectiva crítica de educação. Inicialmente, discutiremos a Pedagogia como ciência da/para a educação; a Didática em uma perspectiva crítica e o seu papel na formação dos professores. Em seguida, destacaremos a necessidade de práticas docentes pedagógicas que apontem para novos horizontes, novas possibilidades de abordagem do contexto social atual, novos modos de perceber/entender e intervir nessa mesma realidade. Por fim, argumentaremos a favor da articulação entre a Didática, a Pedagogia e as demais áreas das ciências que auxiliam o trabalho docente na escola básica, como um meio de assegurar uma educação inteiramente como chave transformadora da sociedade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28870
10.9771/gmed.v11i1.28870
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28870
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v11i1.28870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28870/19392
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 1 (2019): O CAPITAL CONTRA A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA; 277-287
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517950959616