EDUCAÇÃO BÁSICA E A PRÁTICA DOCENTE NA CONCEPÇÃO DE FREIRE E STEINER: FUNDAMENTOS DA LDB E DO PPP DA ESCOLA LIVRE PORTO CUIABÁ
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/154 |
Resumo: | As discussões apresentadas neste estudo tratam das primeiras aproximações em relação à pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado. Todavia, o presente artigo tem como principal objetivo discutir acerca da educação básica e da prática docente na concepção de Freire e Steiner, tendo por base os princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - 9394/96 e sua aplicação no Projeto Político e Pedagógico (PPP) da Escola Livre Porto Cuiabá. Para o desenvolvimento deste estudo foi realizado uma pesquisa de abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, uma pesquisa bibliográfica e documental. Por se tratar de uma pesquisa documental foi feita análise do PPP de uma instituição Waldorf. Quanto ao procedimento bibliográfico foi utilizado enquanto referencial teórico: Santos e Romanelli para discutir acerca dos princípios da Pedagogia e da Antroposofia; Freire e Steiner para fundamentar a discussão quanto à concepção da prática docente; Oliveira para discutir os fundamentos da LDB, Lanz na intenção de apresentar o perfil e qualidades do professor Waldorf, entre outros autores. Todavia, buscamos na Pedagogia saberes que poderão contribuir para a educação em uma perspectiva humanizadora, tendo como princípio auxiliar na formação de seres humanos, promovendo o desenvolvimento saudável e harmônico do querer, sentir e pensar. |
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EDUCAÇÃO BÁSICA E A PRÁTICA DOCENTE NA CONCEPÇÃO DE FREIRE E STEINER: FUNDAMENTOS DA LDB E DO PPP DA ESCOLA LIVRE PORTO CUIABÁAntroposofiaEscola privadaPedagogia WaldorfPrática docente.As discussões apresentadas neste estudo tratam das primeiras aproximações em relação à pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado. Todavia, o presente artigo tem como principal objetivo discutir acerca da educação básica e da prática docente na concepção de Freire e Steiner, tendo por base os princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - 9394/96 e sua aplicação no Projeto Político e Pedagógico (PPP) da Escola Livre Porto Cuiabá. Para o desenvolvimento deste estudo foi realizado uma pesquisa de abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, uma pesquisa bibliográfica e documental. Por se tratar de uma pesquisa documental foi feita análise do PPP de uma instituição Waldorf. Quanto ao procedimento bibliográfico foi utilizado enquanto referencial teórico: Santos e Romanelli para discutir acerca dos princípios da Pedagogia e da Antroposofia; Freire e Steiner para fundamentar a discussão quanto à concepção da prática docente; Oliveira para discutir os fundamentos da LDB, Lanz na intenção de apresentar o perfil e qualidades do professor Waldorf, entre outros autores. Todavia, buscamos na Pedagogia saberes que poderão contribuir para a educação em uma perspectiva humanizadora, tendo como princípio auxiliar na formação de seres humanos, promovendo o desenvolvimento saudável e harmônico do querer, sentir e pensar.Revista Prática Docente2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/15410.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p334-351.id154Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 334-351Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 334-351Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 334-3512526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/154/74Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Cálita Fernanda de PaulaRomanelli, Rosely Aparecida2018-12-26T17:49:04Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/154Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:04Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
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