A REFORMA NEOLIBERAL DO ENSINO MÉDIO E A GRADUAL DESCARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21857 |
Resumo: | A proposta deste artigo é analisar criticamente a Reforma do Ensino Médio contextualizando-a num cenário de avanço das reformas neoliberais que se iniciam no Brasil com a Reforma do Estado na década de 1990 e que são fortemente retomadas no final de 2016 por meio de emendas constitucionais que impõem retrocessos nas leis trabalhistas e nos direitos sociais. Identificamos que a Reforma do Ensino Médio guarda proximidade com a teoria do capital humano da década de 1960 e que se orienta para a formação de dois tipos de escola pública, uma orientada para o acesso ao ensino superior e outra para uma educação dita de formação profissional. |
id |
UFBA-10_e10912b2edf2b0b3427ae0984f2aea78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/21857 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A REFORMA NEOLIBERAL DO ENSINO MÉDIO E A GRADUAL DESCARACTERIZAÇÃO DA ESCOLAPolíticas EducacionaisNeoliberalismoEducação.A proposta deste artigo é analisar criticamente a Reforma do Ensino Médio contextualizando-a num cenário de avanço das reformas neoliberais que se iniciam no Brasil com a Reforma do Estado na década de 1990 e que são fortemente retomadas no final de 2016 por meio de emendas constitucionais que impõem retrocessos nas leis trabalhistas e nos direitos sociais. Identificamos que a Reforma do Ensino Médio guarda proximidade com a teoria do capital humano da década de 1960 e que se orienta para a formação de dois tipos de escola pública, uma orientada para o acesso ao ensino superior e outra para uma educação dita de formação profissional.Universidade Federal da Bahia2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2185710.9771/gmed.v9i2.21857Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 2 (2017): PARA A CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO; 132-1412175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21857/14887Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Rita de CássiaDerisso, José Luis2017-10-19T15:54:04Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/21857Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:54:04Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A REFORMA NEOLIBERAL DO ENSINO MÉDIO E A GRADUAL DESCARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA |
title |
A REFORMA NEOLIBERAL DO ENSINO MÉDIO E A GRADUAL DESCARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA |
spellingShingle |
A REFORMA NEOLIBERAL DO ENSINO MÉDIO E A GRADUAL DESCARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA Duarte, Rita de Cássia Políticas Educacionais Neoliberalismo Educação. |
title_short |
A REFORMA NEOLIBERAL DO ENSINO MÉDIO E A GRADUAL DESCARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA |
title_full |
A REFORMA NEOLIBERAL DO ENSINO MÉDIO E A GRADUAL DESCARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA |
title_fullStr |
A REFORMA NEOLIBERAL DO ENSINO MÉDIO E A GRADUAL DESCARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
A REFORMA NEOLIBERAL DO ENSINO MÉDIO E A GRADUAL DESCARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA |
title_sort |
A REFORMA NEOLIBERAL DO ENSINO MÉDIO E A GRADUAL DESCARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA |
author |
Duarte, Rita de Cássia |
author_facet |
Duarte, Rita de Cássia Derisso, José Luis |
author_role |
author |
author2 |
Derisso, José Luis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Rita de Cássia Derisso, José Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Educacionais Neoliberalismo Educação. |
topic |
Políticas Educacionais Neoliberalismo Educação. |
description |
A proposta deste artigo é analisar criticamente a Reforma do Ensino Médio contextualizando-a num cenário de avanço das reformas neoliberais que se iniciam no Brasil com a Reforma do Estado na década de 1990 e que são fortemente retomadas no final de 2016 por meio de emendas constitucionais que impõem retrocessos nas leis trabalhistas e nos direitos sociais. Identificamos que a Reforma do Ensino Médio guarda proximidade com a teoria do capital humano da década de 1960 e que se orienta para a formação de dois tipos de escola pública, uma orientada para o acesso ao ensino superior e outra para uma educação dita de formação profissional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21857 10.9771/gmed.v9i2.21857 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21857 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v9i2.21857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21857/14887 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 2 (2017): PARA A CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO; 132-141 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313517501120512 |