Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de Krupskaya
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38586 |
Resumo: | A Escola Socialista foi pensada para o ensino politécnico, com a formação dos estudantes alinhada a categoria trabalho, onde as habilidades e forças são potencialmente desenvolvidas e empregadas conforme as habilidades de cada indivíduo. O objetivo desse trabalho é investigar a contribuição de Nadejda Krupskaya para a luta pela emancipação da classe operaria. A organização desse movimento se desenvolve na escola, preparando os jovens para o trabalho de forma livre, e assim, o ensino torna-se significativo e dentro da realidade que os jovens estão inseridos. O Sistema por Complexos é aplicado nas escolas socialistas de forma a superar falhas que o ensino tradicional tratava a organização do trabalho e da formação coletiva. |
id |
UFBA-10_eaf74ecf0e7b0813ba662b0712330242 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38586 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de KrupskayaEscola TrabalhoKrupskayaSistema por ComplexosFormação.A Escola Socialista foi pensada para o ensino politécnico, com a formação dos estudantes alinhada a categoria trabalho, onde as habilidades e forças são potencialmente desenvolvidas e empregadas conforme as habilidades de cada indivíduo. O objetivo desse trabalho é investigar a contribuição de Nadejda Krupskaya para a luta pela emancipação da classe operaria. A organização desse movimento se desenvolve na escola, preparando os jovens para o trabalho de forma livre, e assim, o ensino torna-se significativo e dentro da realidade que os jovens estão inseridos. O Sistema por Complexos é aplicado nas escolas socialistas de forma a superar falhas que o ensino tradicional tratava a organização do trabalho e da formação coletiva.Universidade Federal da Bahia2021-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literatura; Pesquisa Histórica.application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3858610.9771/gmed.v12i3.38586Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 3 (2020): Friedrich Engels – 200 anos!!; 389-3992175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38586/23932Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo Stedile, Antonio Marley deFeitosa, Viviane Alves de OliveiraBarroso, Maria Cleide da Silva2021-01-19T15:57:06Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38586Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-01-19T15:57:06Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de Krupskaya |
title |
Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de Krupskaya |
spellingShingle |
Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de Krupskaya Araújo Stedile, Antonio Marley de Escola Trabalho Krupskaya Sistema por Complexos Formação. |
title_short |
Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de Krupskaya |
title_full |
Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de Krupskaya |
title_fullStr |
Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de Krupskaya |
title_full_unstemmed |
Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de Krupskaya |
title_sort |
Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de Krupskaya |
author |
Araújo Stedile, Antonio Marley de |
author_facet |
Araújo Stedile, Antonio Marley de Feitosa, Viviane Alves de Oliveira Barroso, Maria Cleide da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Feitosa, Viviane Alves de Oliveira Barroso, Maria Cleide da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo Stedile, Antonio Marley de Feitosa, Viviane Alves de Oliveira Barroso, Maria Cleide da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Trabalho Krupskaya Sistema por Complexos Formação. |
topic |
Escola Trabalho Krupskaya Sistema por Complexos Formação. |
description |
A Escola Socialista foi pensada para o ensino politécnico, com a formação dos estudantes alinhada a categoria trabalho, onde as habilidades e forças são potencialmente desenvolvidas e empregadas conforme as habilidades de cada indivíduo. O objetivo desse trabalho é investigar a contribuição de Nadejda Krupskaya para a luta pela emancipação da classe operaria. A organização desse movimento se desenvolve na escola, preparando os jovens para o trabalho de forma livre, e assim, o ensino torna-se significativo e dentro da realidade que os jovens estão inseridos. O Sistema por Complexos é aplicado nas escolas socialistas de forma a superar falhas que o ensino tradicional tratava a organização do trabalho e da formação coletiva. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Revisão de Literatura; Pesquisa Histórica. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38586 10.9771/gmed.v12i3.38586 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38586 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v12i3.38586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38586/23932 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 3 (2020): Friedrich Engels – 200 anos!!; 389-399 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313518722711552 |