Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de Krupskaya

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo Stedile, Antonio Marley de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Feitosa, Viviane Alves de Oliveira, Barroso, Maria Cleide da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38586
Resumo: A Escola Socialista foi pensada para o ensino politécnico, com a formação dos estudantes alinhada a categoria trabalho, onde as habilidades e forças são potencialmente desenvolvidas e empregadas conforme as habilidades de cada indivíduo. O objetivo desse trabalho é investigar a contribuição de Nadejda Krupskaya para a luta pela emancipação da classe operaria. A organização desse movimento se desenvolve na escola, preparando os jovens para o trabalho de forma livre, e assim, o ensino torna-se significativo e dentro da realidade que os jovens estão inseridos. O Sistema por Complexos é aplicado nas escolas socialistas de forma a superar falhas que o ensino tradicional tratava a organização do trabalho e da formação coletiva.
id UFBA-10_eaf74ecf0e7b0813ba662b0712330242
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38586
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de KrupskayaEscola TrabalhoKrupskayaSistema por ComplexosFormação.A Escola Socialista foi pensada para o ensino politécnico, com a formação dos estudantes alinhada a categoria trabalho, onde as habilidades e forças são potencialmente desenvolvidas e empregadas conforme as habilidades de cada indivíduo. O objetivo desse trabalho é investigar a contribuição de Nadejda Krupskaya para a luta pela emancipação da classe operaria. A organização desse movimento se desenvolve na escola, preparando os jovens para o trabalho de forma livre, e assim, o ensino torna-se significativo e dentro da realidade que os jovens estão inseridos. O Sistema por Complexos é aplicado nas escolas socialistas de forma a superar falhas que o ensino tradicional tratava a organização do trabalho e da formação coletiva.Universidade Federal da Bahia2021-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literatura; Pesquisa Histórica.application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3858610.9771/gmed.v12i3.38586Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 3 (2020): Friedrich Engels – 200 anos!!; 389-3992175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38586/23932Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo Stedile, Antonio Marley deFeitosa, Viviane Alves de OliveiraBarroso, Maria Cleide da Silva2021-01-19T15:57:06Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38586Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-01-19T15:57:06Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de Krupskaya
title Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de Krupskaya
spellingShingle Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de Krupskaya
Araújo Stedile, Antonio Marley de
Escola Trabalho
Krupskaya
Sistema por Complexos
Formação.
title_short Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de Krupskaya
title_full Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de Krupskaya
title_fullStr Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de Krupskaya
title_full_unstemmed Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de Krupskaya
title_sort Sobre a questão da escola socialista: uma aproximação aos estudos de Krupskaya
author Araújo Stedile, Antonio Marley de
author_facet Araújo Stedile, Antonio Marley de
Feitosa, Viviane Alves de Oliveira
Barroso, Maria Cleide da Silva
author_role author
author2 Feitosa, Viviane Alves de Oliveira
Barroso, Maria Cleide da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo Stedile, Antonio Marley de
Feitosa, Viviane Alves de Oliveira
Barroso, Maria Cleide da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Trabalho
Krupskaya
Sistema por Complexos
Formação.
topic Escola Trabalho
Krupskaya
Sistema por Complexos
Formação.
description A Escola Socialista foi pensada para o ensino politécnico, com a formação dos estudantes alinhada a categoria trabalho, onde as habilidades e forças são potencialmente desenvolvidas e empregadas conforme as habilidades de cada indivíduo. O objetivo desse trabalho é investigar a contribuição de Nadejda Krupskaya para a luta pela emancipação da classe operaria. A organização desse movimento se desenvolve na escola, preparando os jovens para o trabalho de forma livre, e assim, o ensino torna-se significativo e dentro da realidade que os jovens estão inseridos. O Sistema por Complexos é aplicado nas escolas socialistas de forma a superar falhas que o ensino tradicional tratava a organização do trabalho e da formação coletiva.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Revisão de Literatura; Pesquisa Histórica.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38586
10.9771/gmed.v12i3.38586
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38586
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v12i3.38586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38586/23932
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 3 (2020): Friedrich Engels – 200 anos!!; 389-399
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313518722711552