Perfil do Ingressante em Gestão Pública no Contexto do Recôncavo da Bahia: Quem é e o que Espera este Aluno desta Formação?
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/26274 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o perfil dos ingressantes no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (CSTGP), oferecido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O Recôncavo é marcado por contrastes, com práticas patrimonialistas resistentes. As competências na gestão pública são, de modo geral, preteridas em relação ao envolvimento pessoal, por vezes clientelista, daqueles que fazem/farão parte dos governos. Ainda assim, a demanda para o CSTGP tem variado entre 27 a 31 candidatos por vaga desde 2012. De modo geral, os calouros são oriundos da região, mobilizados pelo acesso tardio à educação superior, e acreditam que a continuidade de seu processo formativo traz uma possibilidade efetiva de transformação das suas vidas. Desse modo, esperam, com o fim da graduação, garantir uma inserção formal no campo profissional, de preferência, no público estatal e/ou continuar a estudar, o que requer o diálogo do CSTGP com o Campo de Públicas, para que sejam abertas vias para inserção profissional e pós-graduação. |
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Perfil do Ingressante em Gestão Pública no Contexto do Recôncavo da Bahia: Quem é e o que Espera este Aluno desta Formação?Gestão PúblicaPerfil do AlunoEste trabalho apresenta o perfil dos ingressantes no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (CSTGP), oferecido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O Recôncavo é marcado por contrastes, com práticas patrimonialistas resistentes. As competências na gestão pública são, de modo geral, preteridas em relação ao envolvimento pessoal, por vezes clientelista, daqueles que fazem/farão parte dos governos. Ainda assim, a demanda para o CSTGP tem variado entre 27 a 31 candidatos por vaga desde 2012. De modo geral, os calouros são oriundos da região, mobilizados pelo acesso tardio à educação superior, e acreditam que a continuidade de seu processo formativo traz uma possibilidade efetiva de transformação das suas vidas. Desse modo, esperam, com o fim da graduação, garantir uma inserção formal no campo profissional, de preferência, no público estatal e/ou continuar a estudar, o que requer o diálogo do CSTGP com o Campo de Públicas, para que sejam abertas vias para inserção profissional e pós-graduação.Universidade Federal da Bahia2019-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/26274Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 8 n. 1 (2019)2317-24282316-8196reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/26274/18182Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Gestão Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Lys Maria VinhaesMatos, Daniela AbreuMonteiro, Doraliza Auxiliadora Abranches2019-04-22T15:41:59Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/26274Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/rigsONGhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/oairevistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br2317-24282316-8196opendoar:2019-04-22T15:41:59Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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