Trabalho Imaterial e Consumo: Um Olhar a Partir da Co-Criação e do Consumo de Experiências no Setor de Serviços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/25473 |
Resumo: | O objetivo deste ensaio teórico é apresentar um debate inicial, de natureza teórica, sobre as relações entre as novas formas de trabalho no setor de serviços e consumo nas sociedades contemporâneas, relacionadas às mutações do capitalismo, em especial, nos processos de co-criação e consumo de experiências. O embasamento teórico que deu sustentação à pesquisa aborda a importância de pensar o trabalho imaterial, entendido como o conteúdo cultural e informacional da mercadoria, e seus desdobramentos na atualidade, em especial nos fenômenos da co-criação e do consumo de experiências. A discussão realizada revela a aproximação cada vez maior do aspecto experiencial do consumo como mobilizador de elementos afetivos e cognitivos e da co-criação como um modo de destrancar o potencial produtivo do consumidor, aspectos que estão sendo cada vez mais apropriados pelo capitalismo (e portanto, pelas organizações) para a geração de valor econômico. Por fim, sugere-se estudos futuros na área de Estudos Organizacionais que envolvam mais esta temática, a partir de temas como Sharing Economy e Crowdsourcing. |
id |
UFBA-11_811686a0609cd30dbbe04d5575753b91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25473 |
network_acronym_str |
UFBA-11 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho Imaterial e Consumo: Um Olhar a Partir da Co-Criação e do Consumo de Experiências no Setor de ServiçosTrabalho Imaterial. Consumo. Co-criação. Consumo de ExperiênciasO objetivo deste ensaio teórico é apresentar um debate inicial, de natureza teórica, sobre as relações entre as novas formas de trabalho no setor de serviços e consumo nas sociedades contemporâneas, relacionadas às mutações do capitalismo, em especial, nos processos de co-criação e consumo de experiências. O embasamento teórico que deu sustentação à pesquisa aborda a importância de pensar o trabalho imaterial, entendido como o conteúdo cultural e informacional da mercadoria, e seus desdobramentos na atualidade, em especial nos fenômenos da co-criação e do consumo de experiências. A discussão realizada revela a aproximação cada vez maior do aspecto experiencial do consumo como mobilizador de elementos afetivos e cognitivos e da co-criação como um modo de destrancar o potencial produtivo do consumidor, aspectos que estão sendo cada vez mais apropriados pelo capitalismo (e portanto, pelas organizações) para a geração de valor econômico. Por fim, sugere-se estudos futuros na área de Estudos Organizacionais que envolvam mais esta temática, a partir de temas como Sharing Economy e Crowdsourcing. Universidade Federal da Bahia2018-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/25473Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 7 n. 1 (2018)2317-24282316-8196reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/25473/16137Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Rosana CórdovaSantos, Eliane Ferreira2018-06-10T09:38:15Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25473Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/rigsONGhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/oairevistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br2317-24282316-8196opendoar:2018-06-10T09:38:15Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho Imaterial e Consumo: Um Olhar a Partir da Co-Criação e do Consumo de Experiências no Setor de Serviços |
title |
Trabalho Imaterial e Consumo: Um Olhar a Partir da Co-Criação e do Consumo de Experiências no Setor de Serviços |
spellingShingle |
Trabalho Imaterial e Consumo: Um Olhar a Partir da Co-Criação e do Consumo de Experiências no Setor de Serviços Guimarães, Rosana Córdova Trabalho Imaterial. Consumo. Co-criação. Consumo de Experiências |
title_short |
Trabalho Imaterial e Consumo: Um Olhar a Partir da Co-Criação e do Consumo de Experiências no Setor de Serviços |
title_full |
Trabalho Imaterial e Consumo: Um Olhar a Partir da Co-Criação e do Consumo de Experiências no Setor de Serviços |
title_fullStr |
Trabalho Imaterial e Consumo: Um Olhar a Partir da Co-Criação e do Consumo de Experiências no Setor de Serviços |
title_full_unstemmed |
Trabalho Imaterial e Consumo: Um Olhar a Partir da Co-Criação e do Consumo de Experiências no Setor de Serviços |
title_sort |
Trabalho Imaterial e Consumo: Um Olhar a Partir da Co-Criação e do Consumo de Experiências no Setor de Serviços |
author |
Guimarães, Rosana Córdova |
author_facet |
Guimarães, Rosana Córdova Santos, Eliane Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Eliane Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Rosana Córdova Santos, Eliane Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Imaterial. Consumo. Co-criação. Consumo de Experiências |
topic |
Trabalho Imaterial. Consumo. Co-criação. Consumo de Experiências |
description |
O objetivo deste ensaio teórico é apresentar um debate inicial, de natureza teórica, sobre as relações entre as novas formas de trabalho no setor de serviços e consumo nas sociedades contemporâneas, relacionadas às mutações do capitalismo, em especial, nos processos de co-criação e consumo de experiências. O embasamento teórico que deu sustentação à pesquisa aborda a importância de pensar o trabalho imaterial, entendido como o conteúdo cultural e informacional da mercadoria, e seus desdobramentos na atualidade, em especial nos fenômenos da co-criação e do consumo de experiências. A discussão realizada revela a aproximação cada vez maior do aspecto experiencial do consumo como mobilizador de elementos afetivos e cognitivos e da co-criação como um modo de destrancar o potencial produtivo do consumidor, aspectos que estão sendo cada vez mais apropriados pelo capitalismo (e portanto, pelas organizações) para a geração de valor econômico. Por fim, sugere-se estudos futuros na área de Estudos Organizacionais que envolvam mais esta temática, a partir de temas como Sharing Economy e Crowdsourcing. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/25473 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/25473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/25473/16137 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Social info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Social |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 7 n. 1 (2018) 2317-2428 2316-8196 reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
collection |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br |
_version_ |
1797686152000438272 |