Teoria da Aprendizagem Experiencial e Design Thinking para Criação de uma Feira da Sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Nilo Barcelos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tometich, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24724
Resumo: Pesquisas sobre Educação em Administração têm ganhado cada vez mais importância, pois muitos pós-graduandos em Administração já atuam ou vão atuar como professores e a nossa sociedade requer que as escolas de administração desenvolvam profissionais mais críticos, conscientes e orientados para a sustentabilidade. Este artigo trata de uma pesquisa-ação realizada na concepção – com uso de Desing Thinking – e desenvolvimento da Feira da Sustentabilidade, uma atividade da disciplina de Gestão Socioambiental no Curso de Graduação em Administração da UFRGS. Esta prática de Educação para a Sustentabilidade (EpS) foi analisada à luz da Teoria da Aprendizagem Experiencial. O Desing Thinking como técnica e a pesquisa-ação como metodologia, junto com a abordagem da Teoria da Aprendizagem Experiencial na EpS, revelaram-se uma combinação capaz de gerar importantes subsídios para a Educação em Administração. A técnica, a metodologia, a teoria e a EpS guardam, entre si, similaridades que têm potencial para gerar resultados sinérgicos, uma vez que um elemento alimenta e é realimentado pelos outros nesta combinação.
id UFBA-11_a772d5ecdce36ab42242b1d04d285f90
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/24724
network_acronym_str UFBA-11
network_name_str Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
repository_id_str
spelling Teoria da Aprendizagem Experiencial e Design Thinking para Criação de uma Feira da SustentabilidadeAprendizagem ExperiencialSustentabilidadeEducação para a SustentabilidadeEducação em AdministraçãoDesign Thinking.Pesquisas sobre Educação em Administração têm ganhado cada vez mais importância, pois muitos pós-graduandos em Administração já atuam ou vão atuar como professores e a nossa sociedade requer que as escolas de administração desenvolvam profissionais mais críticos, conscientes e orientados para a sustentabilidade. Este artigo trata de uma pesquisa-ação realizada na concepção – com uso de Desing Thinking – e desenvolvimento da Feira da Sustentabilidade, uma atividade da disciplina de Gestão Socioambiental no Curso de Graduação em Administração da UFRGS. Esta prática de Educação para a Sustentabilidade (EpS) foi analisada à luz da Teoria da Aprendizagem Experiencial. O Desing Thinking como técnica e a pesquisa-ação como metodologia, junto com a abordagem da Teoria da Aprendizagem Experiencial na EpS, revelaram-se uma combinação capaz de gerar importantes subsídios para a Educação em Administração. A técnica, a metodologia, a teoria e a EpS guardam, entre si, similaridades que têm potencial para gerar resultados sinérgicos, uma vez que um elemento alimenta e é realimentado pelos outros nesta combinação.Universidade Federal da Bahia2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24724Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 7 n. 3 (2018)2317-24282316-8196reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24724/17228Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Nilo BarcelosTometich, Patrícia2018-12-20T17:33:12Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/24724Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/rigsONGhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/oairevistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br2317-24282316-8196opendoar:2018-12-20T17:33:12Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria da Aprendizagem Experiencial e Design Thinking para Criação de uma Feira da Sustentabilidade
title Teoria da Aprendizagem Experiencial e Design Thinking para Criação de uma Feira da Sustentabilidade
spellingShingle Teoria da Aprendizagem Experiencial e Design Thinking para Criação de uma Feira da Sustentabilidade
Alves, Nilo Barcelos
Aprendizagem Experiencial
Sustentabilidade
Educação para a Sustentabilidade
Educação em Administração
Design Thinking.
title_short Teoria da Aprendizagem Experiencial e Design Thinking para Criação de uma Feira da Sustentabilidade
title_full Teoria da Aprendizagem Experiencial e Design Thinking para Criação de uma Feira da Sustentabilidade
title_fullStr Teoria da Aprendizagem Experiencial e Design Thinking para Criação de uma Feira da Sustentabilidade
title_full_unstemmed Teoria da Aprendizagem Experiencial e Design Thinking para Criação de uma Feira da Sustentabilidade
title_sort Teoria da Aprendizagem Experiencial e Design Thinking para Criação de uma Feira da Sustentabilidade
author Alves, Nilo Barcelos
author_facet Alves, Nilo Barcelos
Tometich, Patrícia
author_role author
author2 Tometich, Patrícia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Nilo Barcelos
Tometich, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Experiencial
Sustentabilidade
Educação para a Sustentabilidade
Educação em Administração
Design Thinking.
topic Aprendizagem Experiencial
Sustentabilidade
Educação para a Sustentabilidade
Educação em Administração
Design Thinking.
description Pesquisas sobre Educação em Administração têm ganhado cada vez mais importância, pois muitos pós-graduandos em Administração já atuam ou vão atuar como professores e a nossa sociedade requer que as escolas de administração desenvolvam profissionais mais críticos, conscientes e orientados para a sustentabilidade. Este artigo trata de uma pesquisa-ação realizada na concepção – com uso de Desing Thinking – e desenvolvimento da Feira da Sustentabilidade, uma atividade da disciplina de Gestão Socioambiental no Curso de Graduação em Administração da UFRGS. Esta prática de Educação para a Sustentabilidade (EpS) foi analisada à luz da Teoria da Aprendizagem Experiencial. O Desing Thinking como técnica e a pesquisa-ação como metodologia, junto com a abordagem da Teoria da Aprendizagem Experiencial na EpS, revelaram-se uma combinação capaz de gerar importantes subsídios para a Educação em Administração. A técnica, a metodologia, a teoria e a EpS guardam, entre si, similaridades que têm potencial para gerar resultados sinérgicos, uma vez que um elemento alimenta e é realimentado pelos outros nesta combinação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24724
url https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24724/17228
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Social
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Social
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 7 n. 3 (2018)
2317-2428
2316-8196
reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
collection Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br
_version_ 1797686151763460096