APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Guilherme Marques, Fávaro, Leandro Costa, Pereira, Daiane Fernandes, Gomes, Nicole de Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
DOI: 10.5892/ruvrd.v17i1.5623
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5623
Resumo: O presente estudo buscou identificar se durante o seu aprendizado o Docente de Graduação em Administração abrange com a mesma ênfase os quatro estágios da Aprendizagem Experiencial, transitando, igualmente, pelos dois eixos, captar e transformar (teoria e prática), pois o educador não poderá ser exclusivamente um teórico e tampouco apenas um prático; deverá haver equilíbrio entre ambos para que a aprendizagem em sala de aula ocorra com efetividade. Para isso, foi realizado um estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o Learning Style Inventory – LSI proposto por Kolb (1984). Ao final, constatou-se que os Docentes de Graduação em Administração transitam com um certo equilíbrio pelos dois eixos. Há uma pequena tendência de se priorizar a teoria. Constatou-se ainda, que as educadoras tendem a ser mais práticas e são mais ativas, valorizam a experimentação, participam de realizações e gostam de ver o resultado do trabalho. Ao contrário, os educadores tendem a ser mais teóricos pois gostam de ideias e teorias, além de pensar mais logicamente e serem mais racionais.
id UVRV-2_6add18aa58e0dd9731fcca12fca52921
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/5623
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
spelling APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOAprendizagem Experiencial. Estilos de Aprendizagem. Docente.O presente estudo buscou identificar se durante o seu aprendizado o Docente de Graduação em Administração abrange com a mesma ênfase os quatro estágios da Aprendizagem Experiencial, transitando, igualmente, pelos dois eixos, captar e transformar (teoria e prática), pois o educador não poderá ser exclusivamente um teórico e tampouco apenas um prático; deverá haver equilíbrio entre ambos para que a aprendizagem em sala de aula ocorra com efetividade. Para isso, foi realizado um estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o Learning Style Inventory – LSI proposto por Kolb (1984). Ao final, constatou-se que os Docentes de Graduação em Administração transitam com um certo equilíbrio pelos dois eixos. Há uma pequena tendência de se priorizar a teoria. Constatou-se ainda, que as educadoras tendem a ser mais práticas e são mais ativas, valorizam a experimentação, participam de realizações e gostam de ver o resultado do trabalho. Ao contrário, os educadores tendem a ser mais teóricos pois gostam de ideias e teorias, além de pensar mais logicamente e serem mais racionais.ABECFonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, BrasilPereira, Guilherme MarquesFávaro, Leandro CostaPereira, Daiane FernandesGomes, Nicole de Santana2019-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/562310.5892/ruvrd.v17i1.5623Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v17i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5623/pdf_91910.5892/ruvrd.v17i1.5623.g10951701Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-17T20:54:08Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/5623Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:31:00.582114Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
spellingShingle APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Fonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
Aprendizagem Experiencial. Estilos de Aprendizagem. Docente.
Fonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
Aprendizagem Experiencial. Estilos de Aprendizagem. Docente.
title_short APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_full APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_fullStr APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_sort APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
author Fonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
author_facet Fonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
Fonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
Pereira, Guilherme Marques
Fávaro, Leandro Costa
Pereira, Daiane Fernandes
Gomes, Nicole de Santana
Pereira, Guilherme Marques
Fávaro, Leandro Costa
Pereira, Daiane Fernandes
Gomes, Nicole de Santana
author_role author
author2 Pereira, Guilherme Marques
Fávaro, Leandro Costa
Pereira, Daiane Fernandes
Gomes, Nicole de Santana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
Pereira, Guilherme Marques
Fávaro, Leandro Costa
Pereira, Daiane Fernandes
Gomes, Nicole de Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Experiencial. Estilos de Aprendizagem. Docente.
topic Aprendizagem Experiencial. Estilos de Aprendizagem. Docente.
description O presente estudo buscou identificar se durante o seu aprendizado o Docente de Graduação em Administração abrange com a mesma ênfase os quatro estágios da Aprendizagem Experiencial, transitando, igualmente, pelos dois eixos, captar e transformar (teoria e prática), pois o educador não poderá ser exclusivamente um teórico e tampouco apenas um prático; deverá haver equilíbrio entre ambos para que a aprendizagem em sala de aula ocorra com efetividade. Para isso, foi realizado um estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o Learning Style Inventory – LSI proposto por Kolb (1984). Ao final, constatou-se que os Docentes de Graduação em Administração transitam com um certo equilíbrio pelos dois eixos. Há uma pequena tendência de se priorizar a teoria. Constatou-se ainda, que as educadoras tendem a ser mais práticas e são mais ativas, valorizam a experimentação, participam de realizações e gostam de ver o resultado do trabalho. Ao contrário, os educadores tendem a ser mais teóricos pois gostam de ideias e teorias, além de pensar mais logicamente e serem mais racionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5623
10.5892/ruvrd.v17i1.5623
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5623
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v17i1.5623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5623/pdf_919
10.5892/ruvrd.v17i1.5623.g10951701
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v17i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1822178748125937664
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5892/ruvrd.v17i1.5623