APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Guilherme Marques, Fávaro, Leandro Costa, Pereira, Daiane Fernandes, Gomes, Nicole de Santana
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5623
Resumo: O presente estudo buscou identificar se durante o seu aprendizado o Docente de Graduação em Administração abrange com a mesma ênfase os quatro estágios da Aprendizagem Experiencial, transitando, igualmente, pelos dois eixos, captar e transformar (teoria e prática), pois o educador não poderá ser exclusivamente um teórico e tampouco apenas um prático; deverá haver equilíbrio entre ambos para que a aprendizagem em sala de aula ocorra com efetividade. Para isso, foi realizado um estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o Learning Style Inventory – LSI proposto por Kolb (1984). Ao final, constatou-se que os Docentes de Graduação em Administração transitam com um certo equilíbrio pelos dois eixos. Há uma pequena tendência de se priorizar a teoria. Constatou-se ainda, que as educadoras tendem a ser mais práticas e são mais ativas, valorizam a experimentação, participam de realizações e gostam de ver o resultado do trabalho. Ao contrário, os educadores tendem a ser mais teóricos pois gostam de ideias e teorias, além de pensar mais logicamente e serem mais racionais.
id UVRV-2_177e9490ecf38188a93c4678e9aad8c9
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/5623
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOAprendizagem Experiencial. Estilos de Aprendizagem. Docente.O presente estudo buscou identificar se durante o seu aprendizado o Docente de Graduação em Administração abrange com a mesma ênfase os quatro estágios da Aprendizagem Experiencial, transitando, igualmente, pelos dois eixos, captar e transformar (teoria e prática), pois o educador não poderá ser exclusivamente um teórico e tampouco apenas um prático; deverá haver equilíbrio entre ambos para que a aprendizagem em sala de aula ocorra com efetividade. Para isso, foi realizado um estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o Learning Style Inventory – LSI proposto por Kolb (1984). Ao final, constatou-se que os Docentes de Graduação em Administração transitam com um certo equilíbrio pelos dois eixos. Há uma pequena tendência de se priorizar a teoria. Constatou-se ainda, que as educadoras tendem a ser mais práticas e são mais ativas, valorizam a experimentação, participam de realizações e gostam de ver o resultado do trabalho. Ao contrário, os educadores tendem a ser mais teóricos pois gostam de ideias e teorias, além de pensar mais logicamente e serem mais racionais.ABECFonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, BrasilPereira, Guilherme MarquesFávaro, Leandro CostaPereira, Daiane FernandesGomes, Nicole de Santana2019-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/562310.5892/ruvrd.v17i1.5623Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v17i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5623/pdf_91910.5892/ruvrd.v17i1.5623.g10951701Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-17T20:54:08ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
spellingShingle APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Fonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
Aprendizagem Experiencial. Estilos de Aprendizagem. Docente.
title_short APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_full APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_fullStr APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_sort APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL: O ESTILO DE APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
author Fonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
author_facet Fonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
Pereira, Guilherme Marques
Fávaro, Leandro Costa
Pereira, Daiane Fernandes
Gomes, Nicole de Santana
author_role author
author2 Pereira, Guilherme Marques
Fávaro, Leandro Costa
Pereira, Daiane Fernandes
Gomes, Nicole de Santana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
Pereira, Guilherme Marques
Fávaro, Leandro Costa
Pereira, Daiane Fernandes
Gomes, Nicole de Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Experiencial. Estilos de Aprendizagem. Docente.
topic Aprendizagem Experiencial. Estilos de Aprendizagem. Docente.
description O presente estudo buscou identificar se durante o seu aprendizado o Docente de Graduação em Administração abrange com a mesma ênfase os quatro estágios da Aprendizagem Experiencial, transitando, igualmente, pelos dois eixos, captar e transformar (teoria e prática), pois o educador não poderá ser exclusivamente um teórico e tampouco apenas um prático; deverá haver equilíbrio entre ambos para que a aprendizagem em sala de aula ocorra com efetividade. Para isso, foi realizado um estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o Learning Style Inventory – LSI proposto por Kolb (1984). Ao final, constatou-se que os Docentes de Graduação em Administração transitam com um certo equilíbrio pelos dois eixos. Há uma pequena tendência de se priorizar a teoria. Constatou-se ainda, que as educadoras tendem a ser mais práticas e são mais ativas, valorizam a experimentação, participam de realizações e gostam de ver o resultado do trabalho. Ao contrário, os educadores tendem a ser mais teóricos pois gostam de ideias e teorias, além de pensar mais logicamente e serem mais racionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5623
10.5892/ruvrd.v17i1.5623
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5623
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v17i1.5623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5623/pdf_919
10.5892/ruvrd.v17i1.5623.g10951701
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v17i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454440242446336