ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/10027 |
Resumo: | As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de graduação orientam quanto aos aspectos da formação do profissional de Enfermagem, como a articulação teórica e prática de maneira crítica e reflexiva com caráter de prática social que atenda às necessidades de saúde da população e ao perfil profissional esperado para se engajar no Sistema Único de Saúde (SUS). Este artigo objetiva conhecer os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de graduação em Enfermagem das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter documental cujos dados foram obtidos dos sites dos cursos e/ou universidades. Foi construída uma matriz de análise considerando os elementos de um PPC. Concluiu-se que os PPCs de graduação em enfermagem das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro adotam parcialmente as DCNs. |
id |
UFBA-14_0789afe3869fc4b4b1323314d985c6a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10027 |
network_acronym_str |
UFBA-14 |
network_name_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMEducação em enfermagemPessoal de saúdeCurrículoAs Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de graduação orientam quanto aos aspectos da formação do profissional de Enfermagem, como a articulação teórica e prática de maneira crítica e reflexiva com caráter de prática social que atenda às necessidades de saúde da população e ao perfil profissional esperado para se engajar no Sistema Único de Saúde (SUS). Este artigo objetiva conhecer os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de graduação em Enfermagem das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter documental cujos dados foram obtidos dos sites dos cursos e/ou universidades. Foi construída uma matriz de análise considerando os elementos de um PPC. Concluiu-se que os PPCs de graduação em enfermagem das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro adotam parcialmente as DCNs.Universidade Federal da Bahia2014-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa descritiva de caráter documentalapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/1002710.18471/rbe.v28i2.10027Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 28 No. 2 (2014)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 28 Núm. 2 (2014)Revista Baiana de Enfermagem; v. 28 n. 2 (2014)2178-86500102-543010.18471/rbe.v28i2reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/10027/8863Marçal, MarianeMarconsin, MarianaXavier, JéssicaSilveira, LiaAlves, Valdecyr HerdyLemos, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-10T16:05:35Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10027Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2014-12-10T16:05:35Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title |
ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
spellingShingle |
ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Marçal, Mariane Educação em enfermagem Pessoal de saúde Currículo |
title_short |
ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title_full |
ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title_fullStr |
ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
title_sort |
ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
author |
Marçal, Mariane |
author_facet |
Marçal, Mariane Marconsin, Mariana Xavier, Jéssica Silveira, Lia Alves, Valdecyr Herdy Lemos, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Marconsin, Mariana Xavier, Jéssica Silveira, Lia Alves, Valdecyr Herdy Lemos, Adriana |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marçal, Mariane Marconsin, Mariana Xavier, Jéssica Silveira, Lia Alves, Valdecyr Herdy Lemos, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Pessoal de saúde Currículo |
topic |
Educação em enfermagem Pessoal de saúde Currículo |
description |
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de graduação orientam quanto aos aspectos da formação do profissional de Enfermagem, como a articulação teórica e prática de maneira crítica e reflexiva com caráter de prática social que atenda às necessidades de saúde da população e ao perfil profissional esperado para se engajar no Sistema Único de Saúde (SUS). Este artigo objetiva conhecer os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de graduação em Enfermagem das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter documental cujos dados foram obtidos dos sites dos cursos e/ou universidades. Foi construída uma matriz de análise considerando os elementos de um PPC. Concluiu-se que os PPCs de graduação em enfermagem das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro adotam parcialmente as DCNs. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa descritiva de caráter documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/10027 10.18471/rbe.v28i2.10027 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/10027 |
identifier_str_mv |
10.18471/rbe.v28i2.10027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/10027/8863 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 28 No. 2 (2014) Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 28 Núm. 2 (2014) Revista Baiana de Enfermagem; v. 28 n. 2 (2014) 2178-8650 0102-5430 10.18471/rbe.v28i2 reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaiana@ufba.br |
_version_ |
1797066768950231040 |