ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marçal, Mariane
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Marconsin, Mariana, Xavier, Jéssica, Silveira, Lia, Alves, Valdecyr Herdy, Lemos, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/10027
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de graduação orientam quanto aos aspectos da formação do profissional de Enfermagem, como a articulação teórica e prática de maneira crítica e reflexiva com caráter de prática social que atenda às necessidades de saúde da população e ao perfil profissional esperado para se engajar no Sistema Único de Saúde (SUS). Este artigo objetiva conhecer os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de graduação em Enfermagem das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter documental cujos dados foram obtidos dos sites dos cursos e/ou universidades. Foi construída uma matriz de análise considerando os elementos de um PPC. Concluiu-se que os PPCs de graduação em enfermagem das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro adotam parcialmente as DCNs.
id UFBA-14_0789afe3869fc4b4b1323314d985c6a3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10027
network_acronym_str UFBA-14
network_name_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMEducação em enfermagemPessoal de saúdeCurrículoAs Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de graduação orientam quanto aos aspectos da formação do profissional de Enfermagem, como a articulação teórica e prática de maneira crítica e reflexiva com caráter de prática social que atenda às necessidades de saúde da população e ao perfil profissional esperado para se engajar no Sistema Único de Saúde (SUS). Este artigo objetiva conhecer os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de graduação em Enfermagem das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter documental cujos dados foram obtidos dos sites dos cursos e/ou universidades. Foi construída uma matriz de análise considerando os elementos de um PPC. Concluiu-se que os PPCs de graduação em enfermagem das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro adotam parcialmente as DCNs.Universidade Federal da Bahia2014-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa descritiva de caráter documentalapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/1002710.18471/rbe.v28i2.10027Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 28 No. 2 (2014)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 28 Núm. 2 (2014)Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 28 n. 2 (2014)2178-86500102-543010.18471/rbe.v28i2reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/10027/8863Marçal, MarianeMarconsin, MarianaXavier, JéssicaSilveira, LiaAlves, Valdecyr HerdyLemos, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-10T16:05:35Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10027Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2014-12-10T16:05:35Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
title ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
spellingShingle ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Marçal, Mariane
Educação em enfermagem
Pessoal de saúde
Currículo
title_short ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
title_full ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
title_fullStr ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
title_full_unstemmed ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
title_sort ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
author Marçal, Mariane
author_facet Marçal, Mariane
Marconsin, Mariana
Xavier, Jéssica
Silveira, Lia
Alves, Valdecyr Herdy
Lemos, Adriana
author_role author
author2 Marconsin, Mariana
Xavier, Jéssica
Silveira, Lia
Alves, Valdecyr Herdy
Lemos, Adriana
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marçal, Mariane
Marconsin, Mariana
Xavier, Jéssica
Silveira, Lia
Alves, Valdecyr Herdy
Lemos, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Pessoal de saúde
Currículo
topic Educação em enfermagem
Pessoal de saúde
Currículo
description As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de graduação orientam quanto aos aspectos da formação do profissional de Enfermagem, como a articulação teórica e prática de maneira crítica e reflexiva com caráter de prática social que atenda às necessidades de saúde da população e ao perfil profissional esperado para se engajar no Sistema Único de Saúde (SUS). Este artigo objetiva conhecer os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de graduação em Enfermagem das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter documental cujos dados foram obtidos dos sites dos cursos e/ou universidades. Foi construída uma matriz de análise considerando os elementos de um PPC. Concluiu-se que os PPCs de graduação em enfermagem das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro adotam parcialmente as DCNs.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa descritiva de caráter documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/10027
10.18471/rbe.v28i2.10027
url https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/10027
identifier_str_mv 10.18471/rbe.v28i2.10027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/10027/8863
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 28 No. 2 (2014)
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 28 Núm. 2 (2014)
Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 28 n. 2 (2014)
2178-8650
0102-5430
10.18471/rbe.v28i2
reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
collection Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv rbaiana@ufba.br
_version_ 1797066768950231040