Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1318 |
Resumo: | This is a descriptive exploratory study with qualitative approach. The main objective is to discuss the pedagogical making of teachers and its relation with the PPC. The subjects of the research were the teachers from a Graduation Course in Nursing. The data were collected through technical of focus group and were analyzed through of the thematic analysis of content. The theoretical background used was the complex thought of Edgar Morin. Were discussed five Thematic Units that emerged from the speeches of the subjects. The study pointed the intention of the group of teachers in working with a posture of flexibility and critical and is noticed, in the subjects, the availability to discuss the curricular reforms and to transform the make of a conscious form, however, the transformation of the make depends of multiple factors inserted in a context, beyond of the desire of the subjects and of the orientations of the official documents. |
id |
UFAL_f5f6058757ba0bafbc482b723c9424bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/1318 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógicoKnowledge and practices of teachers from a graduation course in nursing and the relation with the pedagogical projectEducação em EnfermagemCurrículosEducation in nursingCurriculumCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINAThis is a descriptive exploratory study with qualitative approach. The main objective is to discuss the pedagogical making of teachers and its relation with the PPC. The subjects of the research were the teachers from a Graduation Course in Nursing. The data were collected through technical of focus group and were analyzed through of the thematic analysis of content. The theoretical background used was the complex thought of Edgar Morin. Were discussed five Thematic Units that emerged from the speeches of the subjects. The study pointed the intention of the group of teachers in working with a posture of flexibility and critical and is noticed, in the subjects, the availability to discuss the curricular reforms and to transform the make of a conscious form, however, the transformation of the make depends of multiple factors inserted in a context, beyond of the desire of the subjects and of the orientations of the official documents.Trata-se de um trabalho exploratório descritivo com abordagem qualitativa. Teve como objetivo principal discutir o fazer pedagógico dos professores e sua relação com o PPC. Os sujeitos da pesquisa foram os docentes de um Curso de graduação em Enfermagem. Os dados foram coletados através da técnica de grupo focal e foram analisados através da análise temática de conteúdo. O Referencial teórico utilizado foi o pensamento complexo de Edgar Morin. Foram discutidas cinco Unidades Temáticas que emergiram das falas dos sujeitos: Os saberes dos professores sobre o PPC; O Processo de planejamento e implementação de conteúdos; Metodologias e estratégias de ensino utilizadas pelos professores; O Papel do professor e do estudante no processo ensino-aprendizagem: “ensinando” e “aprendendo a aprender”; Avaliando a aprendizagem. O estudo apontou que há intenção do grupo de professores em trabalhar com uma postura de flexibilidade e crítica; notou-se, nos sujeitos, a disponibilidade para discutir as reformas curriculares e para transformar o fazer de forma consciente. Entretanto, a transformação do fazer depende de múltiplos fatores inseridos num contexto, além do desejo dos sujeitos e das orientações dos documentos oficiais.Editora da Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeUFALRozendo, Célia Alveshttp://lattes.cnpq.br/7390258318696012Cavalcante, Leila Pacheco Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/7862016301902937Cotta , Rosângela Minardi Mitrehttp://lattes.cnpq.br/9357350570297026Ferreira, Cíntia Bastos2016-05-16T15:10:53Z2016-05-102016-05-16T15:10:53Z2013-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Cíntia Bastos. Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2018-11-27T21:15:49Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/1318Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2018-11-27T21:15:49Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico Knowledge and practices of teachers from a graduation course in nursing and the relation with the pedagogical project |
title |
Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico |
spellingShingle |
Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico Ferreira, Cíntia Bastos Educação em Enfermagem Currículos Education in nursing Curriculum CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
title_short |
Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico |
title_full |
Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico |
title_fullStr |
Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico |
title_full_unstemmed |
Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico |
title_sort |
Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico |
author |
Ferreira, Cíntia Bastos |
author_facet |
Ferreira, Cíntia Bastos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rozendo, Célia Alves http://lattes.cnpq.br/7390258318696012 Cavalcante, Leila Pacheco Ferreira http://lattes.cnpq.br/7862016301902937 Cotta , Rosângela Minardi Mitre http://lattes.cnpq.br/9357350570297026 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Cíntia Bastos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem Currículos Education in nursing Curriculum CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
topic |
Educação em Enfermagem Currículos Education in nursing Curriculum CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
description |
This is a descriptive exploratory study with qualitative approach. The main objective is to discuss the pedagogical making of teachers and its relation with the PPC. The subjects of the research were the teachers from a Graduation Course in Nursing. The data were collected through technical of focus group and were analyzed through of the thematic analysis of content. The theoretical background used was the complex thought of Edgar Morin. Were discussed five Thematic Units that emerged from the speeches of the subjects. The study pointed the intention of the group of teachers in working with a posture of flexibility and critical and is noticed, in the subjects, the availability to discuss the curricular reforms and to transform the make of a conscious form, however, the transformation of the make depends of multiple factors inserted in a context, beyond of the desire of the subjects and of the orientations of the official documents. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-23 2016-05-16T15:10:53Z 2016-05-10 2016-05-16T15:10:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Cíntia Bastos. Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1318 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Cíntia Bastos. Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Alagoas Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Alagoas Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233737496166400 |