Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cíntia Bastos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1318
Resumo: This is a descriptive exploratory study with qualitative approach. The main objective is to discuss the pedagogical making of teachers and its relation with the PPC. The subjects of the research were the teachers from a Graduation Course in Nursing. The data were collected through technical of focus group and were analyzed through of the thematic analysis of content. The theoretical background used was the complex thought of Edgar Morin. Were discussed five Thematic Units that emerged from the speeches of the subjects. The study pointed the intention of the group of teachers in working with a posture of flexibility and critical and is noticed, in the subjects, the availability to discuss the curricular reforms and to transform the make of a conscious form, however, the transformation of the make depends of multiple factors inserted in a context, beyond of the desire of the subjects and of the orientations of the official documents.
id UFAL_f5f6058757ba0bafbc482b723c9424bb
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/1318
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógicoKnowledge and practices of teachers from a graduation course in nursing and the relation with the pedagogical projectEducação em EnfermagemCurrículosEducation in nursingCurriculumCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINAThis is a descriptive exploratory study with qualitative approach. The main objective is to discuss the pedagogical making of teachers and its relation with the PPC. The subjects of the research were the teachers from a Graduation Course in Nursing. The data were collected through technical of focus group and were analyzed through of the thematic analysis of content. The theoretical background used was the complex thought of Edgar Morin. Were discussed five Thematic Units that emerged from the speeches of the subjects. The study pointed the intention of the group of teachers in working with a posture of flexibility and critical and is noticed, in the subjects, the availability to discuss the curricular reforms and to transform the make of a conscious form, however, the transformation of the make depends of multiple factors inserted in a context, beyond of the desire of the subjects and of the orientations of the official documents.Trata-se de um trabalho exploratório descritivo com abordagem qualitativa. Teve como objetivo principal discutir o fazer pedagógico dos professores e sua relação com o PPC. Os sujeitos da pesquisa foram os docentes de um Curso de graduação em Enfermagem. Os dados foram coletados através da técnica de grupo focal e foram analisados através da análise temática de conteúdo. O Referencial teórico utilizado foi o pensamento complexo de Edgar Morin. Foram discutidas cinco Unidades Temáticas que emergiram das falas dos sujeitos: Os saberes dos professores sobre o PPC; O Processo de planejamento e implementação de conteúdos; Metodologias e estratégias de ensino utilizadas pelos professores; O Papel do professor e do estudante no processo ensino-aprendizagem: “ensinando” e “aprendendo a aprender”; Avaliando a aprendizagem. O estudo apontou que há intenção do grupo de professores em trabalhar com uma postura de flexibilidade e crítica; notou-se, nos sujeitos, a disponibilidade para discutir as reformas curriculares e para transformar o fazer de forma consciente. Entretanto, a transformação do fazer depende de múltiplos fatores inseridos num contexto, além do desejo dos sujeitos e das orientações dos documentos oficiais.Editora da Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeUFALRozendo, Célia Alveshttp://lattes.cnpq.br/7390258318696012Cavalcante, Leila Pacheco Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/7862016301902937Cotta , Rosângela Minardi Mitrehttp://lattes.cnpq.br/9357350570297026Ferreira, Cíntia Bastos2016-05-16T15:10:53Z2016-05-102016-05-16T15:10:53Z2013-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Cíntia Bastos. Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2018-11-27T21:15:49Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/1318Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2018-11-27T21:15:49Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico
Knowledge and practices of teachers from a graduation course in nursing and the relation with the pedagogical project
title Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico
spellingShingle Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico
Ferreira, Cíntia Bastos
Educação em Enfermagem
Currículos
Education in nursing
Curriculum
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
title_short Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico
title_full Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico
title_fullStr Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico
title_full_unstemmed Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico
title_sort Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico
author Ferreira, Cíntia Bastos
author_facet Ferreira, Cíntia Bastos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rozendo, Célia Alves
http://lattes.cnpq.br/7390258318696012
Cavalcante, Leila Pacheco Ferreira
http://lattes.cnpq.br/7862016301902937
Cotta , Rosângela Minardi Mitre
http://lattes.cnpq.br/9357350570297026
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cíntia Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Currículos
Education in nursing
Curriculum
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
topic Educação em Enfermagem
Currículos
Education in nursing
Curriculum
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
description This is a descriptive exploratory study with qualitative approach. The main objective is to discuss the pedagogical making of teachers and its relation with the PPC. The subjects of the research were the teachers from a Graduation Course in Nursing. The data were collected through technical of focus group and were analyzed through of the thematic analysis of content. The theoretical background used was the complex thought of Edgar Morin. Were discussed five Thematic Units that emerged from the speeches of the subjects. The study pointed the intention of the group of teachers in working with a posture of flexibility and critical and is noticed, in the subjects, the availability to discuss the curricular reforms and to transform the make of a conscious form, however, the transformation of the make depends of multiple factors inserted in a context, beyond of the desire of the subjects and of the orientations of the official documents.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-23
2016-05-16T15:10:53Z
2016-05-10
2016-05-16T15:10:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Cíntia Bastos. Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1318
identifier_str_mv FERREIRA, Cíntia Bastos. Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233737496166400