SIMULAÇÃO REALÍSTICA REMOTA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves de Oliveira, Maria Paula
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves Resende, Vanessa, Santana Sousa, Byanca, Calazans Batista, Jefferson Felipe, dos Santos Naziazeno, Shirley Dósea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde (Santa Maria)
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/65951
Resumo: Identificar o efeito da simulação realística remota enquanto metodologia de ensino para cursos de graduação em enfermagem. Revisão integrativa da literatura, tendo cinco bases de dados como ferramentas de busca para levantamento de informações do estudo. As mesmas disponíveis no período de 2015 a 2020 com combinação dos descritores em saúde na língua inglesa e portuguesa. Foram identificados 5.046 artigos no qual após atender aos critérios de inclusão e exclusão, leitura na íntegra, leitura de títulos e resumos, obtiveram-se um total de 15 artigos para composição do quantitativo final dispostos e analisados em quadros caracterizados por códigos para diferenciação das bases de dados filtradas. Os materiais corroboraram no sustento da aquisição dos referenciais teóricos em relação à virtualização do ensino alcançou que mostrou-se vantajosa o que torna esta metodologia, fortemente precisa para o preparo da formação educacional da prática inovadora dos cursos em saúde.
id UFSM-14_964f2357d0b09bb8f8385a4494f3d97b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/65951
network_acronym_str UFSM-14
network_name_str Saúde (Santa Maria)
repository_id_str
spelling SIMULAÇÃO REALÍSTICA REMOTA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVAEducação a distânciaSimulaçãoEnfermagemRealidade Virtual e Tecnologia de Sensoriamento.Identificar o efeito da simulação realística remota enquanto metodologia de ensino para cursos de graduação em enfermagem. Revisão integrativa da literatura, tendo cinco bases de dados como ferramentas de busca para levantamento de informações do estudo. As mesmas disponíveis no período de 2015 a 2020 com combinação dos descritores em saúde na língua inglesa e portuguesa. Foram identificados 5.046 artigos no qual após atender aos critérios de inclusão e exclusão, leitura na íntegra, leitura de títulos e resumos, obtiveram-se um total de 15 artigos para composição do quantitativo final dispostos e analisados em quadros caracterizados por códigos para diferenciação das bases de dados filtradas. Os materiais corroboraram no sustento da aquisição dos referenciais teóricos em relação à virtualização do ensino alcançou que mostrou-se vantajosa o que torna esta metodologia, fortemente precisa para o preparo da formação educacional da prática inovadora dos cursos em saúde.Universidade Federal de Santa Maria2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/6595110.5902/2236583465951Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria). 2021, v. 47, n. 1Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria). 2021, v. 47, n. 12236-58340103-4499reponame:Saúde (Santa Maria)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/65951/pdfCopyright (c) 2021 Saúde (Santa Maria)info:eu-repo/semantics/openAccessAlves de Oliveira, Maria PaulaAlves Resende, VanessaSantana Sousa, ByancaCalazans Batista, Jefferson Felipedos Santos Naziazeno, Shirley Dósea2021-12-01T02:40:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/65951Revistahttps://periodicos.ufsm.br/revistasaudePUBhttps://periodicos.ufsm.br/revistasaude/oairevistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com2236-58342236-5834opendoar:2021-12-01T02:40:57Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv SIMULAÇÃO REALÍSTICA REMOTA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title SIMULAÇÃO REALÍSTICA REMOTA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
spellingShingle SIMULAÇÃO REALÍSTICA REMOTA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Alves de Oliveira, Maria Paula
Educação a distância
Simulação
Enfermagem
Realidade Virtual e Tecnologia de Sensoriamento.
title_short SIMULAÇÃO REALÍSTICA REMOTA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_full SIMULAÇÃO REALÍSTICA REMOTA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_fullStr SIMULAÇÃO REALÍSTICA REMOTA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_full_unstemmed SIMULAÇÃO REALÍSTICA REMOTA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_sort SIMULAÇÃO REALÍSTICA REMOTA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
author Alves de Oliveira, Maria Paula
author_facet Alves de Oliveira, Maria Paula
Alves Resende, Vanessa
Santana Sousa, Byanca
Calazans Batista, Jefferson Felipe
dos Santos Naziazeno, Shirley Dósea
author_role author
author2 Alves Resende, Vanessa
Santana Sousa, Byanca
Calazans Batista, Jefferson Felipe
dos Santos Naziazeno, Shirley Dósea
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves de Oliveira, Maria Paula
Alves Resende, Vanessa
Santana Sousa, Byanca
Calazans Batista, Jefferson Felipe
dos Santos Naziazeno, Shirley Dósea
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Simulação
Enfermagem
Realidade Virtual e Tecnologia de Sensoriamento.
topic Educação a distância
Simulação
Enfermagem
Realidade Virtual e Tecnologia de Sensoriamento.
description Identificar o efeito da simulação realística remota enquanto metodologia de ensino para cursos de graduação em enfermagem. Revisão integrativa da literatura, tendo cinco bases de dados como ferramentas de busca para levantamento de informações do estudo. As mesmas disponíveis no período de 2015 a 2020 com combinação dos descritores em saúde na língua inglesa e portuguesa. Foram identificados 5.046 artigos no qual após atender aos critérios de inclusão e exclusão, leitura na íntegra, leitura de títulos e resumos, obtiveram-se um total de 15 artigos para composição do quantitativo final dispostos e analisados em quadros caracterizados por códigos para diferenciação das bases de dados filtradas. Os materiais corroboraram no sustento da aquisição dos referenciais teóricos em relação à virtualização do ensino alcançou que mostrou-se vantajosa o que torna esta metodologia, fortemente precisa para o preparo da formação educacional da prática inovadora dos cursos em saúde.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/65951
10.5902/2236583465951
url https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/65951
identifier_str_mv 10.5902/2236583465951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/65951/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Saúde (Santa Maria)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Saúde (Santa Maria)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria). 2021, v. 47, n. 1
Saúde (Santa Maria); Revista Saúde (Santa Maria). 2021, v. 47, n. 1
2236-5834
0103-4499
reponame:Saúde (Santa Maria)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Saúde (Santa Maria)
collection Saúde (Santa Maria)
repository.name.fl_str_mv Saúde (Santa Maria) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv revistasaude.ufsm@gmail.com || amanda.revsaude@gmail.com || beatriz.revsaude@gmail.com
_version_ 1799944002492956672