EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA GESTORES DE SAÚDE NA PANDEMIA COVID-19: REVISÃO DE ESCOPO :
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/53054 |
Resumo: | Objetivo: identificar evidências documentais sobre ações de educação permanente para gestores de saúde decorrentes das necessidades de informação, decisão e ação desencadeadas pela pandemia COVID-19. Método: realizado Scoping Review segundo Joanna Briggs Institute, entre dezembro de 2019 e julho de 2022. Resultados: foram selecionados 11 estudos, classificados com base nas categorias propostas na Política e gestão da força de trabalho em saúde no contexto da resposta à pandemia da COVID-19, publicada pela Organização Mundial da Saúde/ Organização Pan-Americana da Saúde. A categoria mais observada foi Intervenções para apoiar os profissionais de saúde no nível individual. Não foram encontrados estudos com intervenções voltadas ao ambiente organizacional. Considerações finais: evidenciou-se impacto positivo das ações de educação permanente na melhoria do bem-estar dos profissionais de saúde, no enfrentamento adequado dos desafios clínicos e na otimização do cuidado prestado aos pacientes durante a pandemia. Descritores: Gestor de Saúde. Saúde Pública. Educação Continuada. COVID-19. |
id |
UFBA-14_4304d401d3d67e053099e049295704a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/53054 |
network_acronym_str |
UFBA-14 |
network_name_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA GESTORES DE SAÚDE NA PANDEMIA COVID-19: REVISÃO DE ESCOPO : Health Managers. Public Health. Education, Continuing. Covid-19.Administradores de Salud. Salud Pública. Educación Permanente. Covid-19.Gestores de Saúde. Educação Permanente. Capacitação de Recursos Humanos em Saúde. Saúde PúblicaCOVID-19Objetivo: identificar evidências documentais sobre ações de educação permanente para gestores de saúde decorrentes das necessidades de informação, decisão e ação desencadeadas pela pandemia COVID-19. Método: realizado Scoping Review segundo Joanna Briggs Institute, entre dezembro de 2019 e julho de 2022. Resultados: foram selecionados 11 estudos, classificados com base nas categorias propostas na Política e gestão da força de trabalho em saúde no contexto da resposta à pandemia da COVID-19, publicada pela Organização Mundial da Saúde/ Organização Pan-Americana da Saúde. A categoria mais observada foi Intervenções para apoiar os profissionais de saúde no nível individual. Não foram encontrados estudos com intervenções voltadas ao ambiente organizacional. Considerações finais: evidenciou-se impacto positivo das ações de educação permanente na melhoria do bem-estar dos profissionais de saúde, no enfrentamento adequado dos desafios clínicos e na otimização do cuidado prestado aos pacientes durante a pandemia. Descritores: Gestor de Saúde. Saúde Pública. Educação Continuada. COVID-19.Universidade Federal da Bahia2023-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/5305410.18471/rbe.v37.53054Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 37 (2023)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 37 (2023)Revista Baiana de Enfermagem; v. 37 (2023)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/53054/30406https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/53054/30407Copyright (c) 2023 Revista Baiana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessLourenço de Souza, TaynaraPeres, Aida Maris Meyenberg Cunha Sade, PriscilaNozaki Goto, Dora YokoGómez Torres, Danélia 2023-08-16T13:53:38Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/53054Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2023-08-16T13:53:38Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA GESTORES DE SAÚDE NA PANDEMIA COVID-19: REVISÃO DE ESCOPO : |
title |
EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA GESTORES DE SAÚDE NA PANDEMIA COVID-19: REVISÃO DE ESCOPO : |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA GESTORES DE SAÚDE NA PANDEMIA COVID-19: REVISÃO DE ESCOPO : Lourenço de Souza, Taynara Health Managers. Public Health. Education, Continuing. Covid-19. Administradores de Salud. Salud Pública. Educación Permanente. Covid-19. Gestores de Saúde. Educação Permanente. Capacitação de Recursos Humanos em Saúde. Saúde Pública COVID-19 |
title_short |
EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA GESTORES DE SAÚDE NA PANDEMIA COVID-19: REVISÃO DE ESCOPO : |
title_full |
EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA GESTORES DE SAÚDE NA PANDEMIA COVID-19: REVISÃO DE ESCOPO : |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA GESTORES DE SAÚDE NA PANDEMIA COVID-19: REVISÃO DE ESCOPO : |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA GESTORES DE SAÚDE NA PANDEMIA COVID-19: REVISÃO DE ESCOPO : |
title_sort |
EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA GESTORES DE SAÚDE NA PANDEMIA COVID-19: REVISÃO DE ESCOPO : |
author |
Lourenço de Souza, Taynara |
author_facet |
Lourenço de Souza, Taynara Peres, Aida Maris Meyenberg Cunha Sade, Priscila Nozaki Goto, Dora Yoko Gómez Torres, Danélia |
author_role |
author |
author2 |
Peres, Aida Maris Meyenberg Cunha Sade, Priscila Nozaki Goto, Dora Yoko Gómez Torres, Danélia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço de Souza, Taynara Peres, Aida Maris Meyenberg Cunha Sade, Priscila Nozaki Goto, Dora Yoko Gómez Torres, Danélia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Health Managers. Public Health. Education, Continuing. Covid-19. Administradores de Salud. Salud Pública. Educación Permanente. Covid-19. Gestores de Saúde. Educação Permanente. Capacitação de Recursos Humanos em Saúde. Saúde Pública COVID-19 |
topic |
Health Managers. Public Health. Education, Continuing. Covid-19. Administradores de Salud. Salud Pública. Educación Permanente. Covid-19. Gestores de Saúde. Educação Permanente. Capacitação de Recursos Humanos em Saúde. Saúde Pública COVID-19 |
description |
Objetivo: identificar evidências documentais sobre ações de educação permanente para gestores de saúde decorrentes das necessidades de informação, decisão e ação desencadeadas pela pandemia COVID-19. Método: realizado Scoping Review segundo Joanna Briggs Institute, entre dezembro de 2019 e julho de 2022. Resultados: foram selecionados 11 estudos, classificados com base nas categorias propostas na Política e gestão da força de trabalho em saúde no contexto da resposta à pandemia da COVID-19, publicada pela Organização Mundial da Saúde/ Organização Pan-Americana da Saúde. A categoria mais observada foi Intervenções para apoiar os profissionais de saúde no nível individual. Não foram encontrados estudos com intervenções voltadas ao ambiente organizacional. Considerações finais: evidenciou-se impacto positivo das ações de educação permanente na melhoria do bem-estar dos profissionais de saúde, no enfrentamento adequado dos desafios clínicos e na otimização do cuidado prestado aos pacientes durante a pandemia. Descritores: Gestor de Saúde. Saúde Pública. Educação Continuada. COVID-19. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/53054 10.18471/rbe.v37.53054 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/53054 |
identifier_str_mv |
10.18471/rbe.v37.53054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/53054/30406 https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/53054/30407 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Baiana de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Baiana de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 37 (2023) Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 37 (2023) Revista Baiana de Enfermagem; v. 37 (2023) 2178-8650 0102-5430 reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaiana@ufba.br |
_version_ |
1797066772482883584 |