COMPETÊNCIAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E MEDICINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zugno, Rochele Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tomaschewski-Barlem, Jamila Geri, Paloski, Gabriela do Rosário, Stigger, Danúbia Andressa da Silva, Silveira, Rosemary Silva da, Dalmolin, Graziele de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/45552
Resumo: Objetivo: identificar as percepções de estudantes de graduação em enfermagem e medicina acerca das competências de segurança do paciente no processo de ensino-aprendizagem. Método: trata-se de estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado de setembro a novembro de 2019 com 24 estudantes de graduação em medicina e enfermagem, de uma universidade pública do Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada e analisados pela análise textual discursiva. Resultados: as percepções acerca das competências de segurança do paciente relacionaram-se à cultura de segurança, trabalho em equipe, comunicação efetiva, gerenciamento de riscos, otimização de fatores ambientais e humanos, e conduta diante de eventos adversos. Considerações finais: os estudantes possuem percepções satisfatórias em relação às competências de segurança do paciente na sua formação, no entanto, demonstraram fragilidades quanto ao conhecimento e sua aplicação na prática, principalmente na ação diante da ocorrência de erros.Descritores: Segurança do Paciente. Educação Baseada em Competências. Estudantes de Enfermagem. Estudantes de Medicina. Educação Interprofissional.
id UFBA-14_86ca5f4dff85a3a7e3709e75d18c42db
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/45552
network_acronym_str UFBA-14
network_name_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling COMPETÊNCIAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E MEDICINAObjetivo: identificar as percepções de estudantes de graduação em enfermagem e medicina acerca das competências de segurança do paciente no processo de ensino-aprendizagem. Método: trata-se de estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado de setembro a novembro de 2019 com 24 estudantes de graduação em medicina e enfermagem, de uma universidade pública do Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada e analisados pela análise textual discursiva. Resultados: as percepções acerca das competências de segurança do paciente relacionaram-se à cultura de segurança, trabalho em equipe, comunicação efetiva, gerenciamento de riscos, otimização de fatores ambientais e humanos, e conduta diante de eventos adversos. Considerações finais: os estudantes possuem percepções satisfatórias em relação às competências de segurança do paciente na sua formação, no entanto, demonstraram fragilidades quanto ao conhecimento e sua aplicação na prática, principalmente na ação diante da ocorrência de erros.Descritores: Segurança do Paciente. Educação Baseada em Competências. Estudantes de Enfermagem. Estudantes de Medicina. Educação Interprofissional.Universidade Federal da Bahia2022-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4555210.18471/rbe.v36.45552Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 36 (2022)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 36 (2022)Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 36 (2022)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/45552/27334https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/45552/27335Copyright (c) 2022 Revista Baiana de Enfermagem‏info:eu-repo/semantics/openAccessZugno, Rochele MariaTomaschewski-Barlem, Jamila GeriPaloski, Gabriela do RosárioStigger, Danúbia Andressa da SilvaSilveira, Rosemary Silva daDalmolin, Graziele de Lima2022-04-04T17:54:01Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/45552Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2022-04-04T17:54:01Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPETÊNCIAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E MEDICINA
title COMPETÊNCIAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E MEDICINA
spellingShingle COMPETÊNCIAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E MEDICINA
Zugno, Rochele Maria
title_short COMPETÊNCIAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E MEDICINA
title_full COMPETÊNCIAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E MEDICINA
title_fullStr COMPETÊNCIAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E MEDICINA
title_full_unstemmed COMPETÊNCIAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E MEDICINA
title_sort COMPETÊNCIAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E MEDICINA
author Zugno, Rochele Maria
author_facet Zugno, Rochele Maria
Tomaschewski-Barlem, Jamila Geri
Paloski, Gabriela do Rosário
Stigger, Danúbia Andressa da Silva
Silveira, Rosemary Silva da
Dalmolin, Graziele de Lima
author_role author
author2 Tomaschewski-Barlem, Jamila Geri
Paloski, Gabriela do Rosário
Stigger, Danúbia Andressa da Silva
Silveira, Rosemary Silva da
Dalmolin, Graziele de Lima
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zugno, Rochele Maria
Tomaschewski-Barlem, Jamila Geri
Paloski, Gabriela do Rosário
Stigger, Danúbia Andressa da Silva
Silveira, Rosemary Silva da
Dalmolin, Graziele de Lima
description Objetivo: identificar as percepções de estudantes de graduação em enfermagem e medicina acerca das competências de segurança do paciente no processo de ensino-aprendizagem. Método: trata-se de estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado de setembro a novembro de 2019 com 24 estudantes de graduação em medicina e enfermagem, de uma universidade pública do Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada e analisados pela análise textual discursiva. Resultados: as percepções acerca das competências de segurança do paciente relacionaram-se à cultura de segurança, trabalho em equipe, comunicação efetiva, gerenciamento de riscos, otimização de fatores ambientais e humanos, e conduta diante de eventos adversos. Considerações finais: os estudantes possuem percepções satisfatórias em relação às competências de segurança do paciente na sua formação, no entanto, demonstraram fragilidades quanto ao conhecimento e sua aplicação na prática, principalmente na ação diante da ocorrência de erros.Descritores: Segurança do Paciente. Educação Baseada em Competências. Estudantes de Enfermagem. Estudantes de Medicina. Educação Interprofissional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/45552
10.18471/rbe.v36.45552
url https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/45552
identifier_str_mv 10.18471/rbe.v36.45552
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/45552/27334
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/45552/27335
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Baiana de Enfermagem‏
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Baiana de Enfermagem‏
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 36 (2022)
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 36 (2022)
Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 36 (2022)
2178-8650
0102-5430
reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
collection Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv rbaiana@ufba.br
_version_ 1797066772006830080