EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A CRIANÇA/JOVEM/FAMÍLIA: NECESSIDADES FORMATIVAS DOS ENFERMEIROS
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Baiana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/35273 |
Resumo: | Objetivo: identificar necessidades de formação dos enfermeiros em Educação em Saúde para a criança/jovem/família. Método: pesquisa quantitativa aplicada a uma amostra de 311 enfermeiros que realizavam Educação em Saúde para a criança/jovem/família em dois centros hospitalares e dois agrupamentos de atenção primária da província de Trás-os-Montes e Alto Douro no segundo semestre de 2018. Resultados: entre os inquiridos, 84,9% (n=264) não seguia nenhum modelo/teoria de Educação em Saúde; 66,2% (n=206) não frequentou nenhuma formação no âmbito da Educação em Saúde nos últimos cinco anos; 98,7% (n=307) considerou que a formação em Educação em Saúde é importante para o seu desenvolvimento profissional; e 93,6% (n=291) referiu necessidade de formação específica no âmbito da Educação em Saúde, nomeadamente em “técnicas de comunicação” (50,5%; n=157) e “estratégias técnico-pedagógicas” (50,5%; n=157). Conclusão: os enfermeiros sentiam necessidade de formação em modelos/teorias, técnicas de comunicação e estratégias técnico-pedagógicas de intervenção na Educação em Saúde.Descritores: Promoção da Saúde. Educação em Saúde. Enfermagem. Saúde da Criança. Saúde do Adolescente. |
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EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A CRIANÇA/JOVEM/FAMÍLIA: NECESSIDADES FORMATIVAS DOS ENFERMEIROSObjetivo: identificar necessidades de formação dos enfermeiros em Educação em Saúde para a criança/jovem/família. Método: pesquisa quantitativa aplicada a uma amostra de 311 enfermeiros que realizavam Educação em Saúde para a criança/jovem/família em dois centros hospitalares e dois agrupamentos de atenção primária da província de Trás-os-Montes e Alto Douro no segundo semestre de 2018. Resultados: entre os inquiridos, 84,9% (n=264) não seguia nenhum modelo/teoria de Educação em Saúde; 66,2% (n=206) não frequentou nenhuma formação no âmbito da Educação em Saúde nos últimos cinco anos; 98,7% (n=307) considerou que a formação em Educação em Saúde é importante para o seu desenvolvimento profissional; e 93,6% (n=291) referiu necessidade de formação específica no âmbito da Educação em Saúde, nomeadamente em “técnicas de comunicação” (50,5%; n=157) e “estratégias técnico-pedagógicas” (50,5%; n=157). Conclusão: os enfermeiros sentiam necessidade de formação em modelos/teorias, técnicas de comunicação e estratégias técnico-pedagógicas de intervenção na Educação em Saúde.Descritores: Promoção da Saúde. Educação em Saúde. Enfermagem. Saúde da Criança. Saúde do Adolescente. Universidade Federal da Bahia2020-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/3527310.18471/rbe.v34.35273Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 34 (2020)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 34 (2020)Revista Baiana de Enfermagem; v. 34 (2020)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/35273/21585https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/35273/21586Copyright (c) 2020 Revista Baiana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Anabela FonsecaEscola, Joaquim José JacintoAlmeida, Carlos Manuel Torres2020-11-09T14:02:24Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/35273Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2020-11-09T14:02:24Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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