As ações dos agentes de captação de eventos turístico e suas implicações no reforço de centralidades urbanas nas cidades brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Bruno Rodrigues da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36353
Resumo: A pesquisa analisa as implicações espaciais dos discursos e das ações dos agentes públicos e privados do desenvolvimento do turismo, em sua vertente de negócios e eventos, na produção do espaço nas grandes cidades brasileiras. O estudo avalia a importância do turismo de negócios e eventos nas cidades brasileiras fora do seu centro dinâmico – Rio de Janeiro e São Paulo – e em que condições e como são feitos os investimentos públicos e privados desse setor, nessas cidades. O fundamento conceitual da abordagem é a divisão territorial do trabalho e o desenvolvmento desigual no processo de reprodução do capital e do espaço geográfico. Com base nisso, demonstra-se que tais investimentos públicos e privados no turismo de negócios e eventos onde ocorrem, contribuem para (re)produzir e/ou fortalecer fragmentações e centralidades no espaço geográfico. Esse processo tem em sua base as contradições sociespaciais da própria urbanização neoliberal contemporânea evocada para a atração de negócios e eventos, mas que simultaneamente marginaliza o cidadão do exercício do “direito à cidade no Brasil. Os discursos dos agentes públicos e privados do desenvolvimento do turismo quanto aos negócios e eventos nas cidades são apresentados como solução para requalificação urbana; outros melhoramentos urbanos pontuais com a privatização de equipamentos públicos; parcerias público/privada para construção e operação de equipamentos públicos; desregulação das funções sociais e fortalecimento de negócios imobiliários privados; abertura para captação de investimentos externos entre outros, implicando essencialmente a urbanização do tipo neoliberal. Por meio da análise: dos discursos dos dirigentes da rede hoteleira associada aos Convention Visitors & Bureau; dos dados do Anuário Estatístico do Turismo (BRASIL, 2018), do ICCA (2018); do calendário de feiras da UBRAFE (2019) e dos planos municipais das principais cidades brasileiras utilizadas na pesquisa; bem como das declarações públicas dos gestores públicos e privados do turismo, é demonstrado que ao longo do tempo tem ocorrido o fortalecimento da atividade de negócios e ventos e visitações nas cidades onde o capitalismo é mais dinâmico, na cidade de São Paulo seguida do Rio de Janeiro, onde há constante reinvestimento e inovação na infraestrutura e nos serviços urbanos, nos equipamentos de apoio e entretenimento para o turismo. Assim, as “sobras dos eventos e negócios” que chegam ao Brasil ou que são gerados nos países são disputadas pelas cidades na periferia, onde a economia regional é apenas complementar ao arranjo econômico-produtivo brasileiro centralizado, sobretudo em São Paulo.
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O fundamento conceitual da abordagem é a divisão territorial do trabalho e o desenvolvmento desigual no processo de reprodução do capital e do espaço geográfico. Com base nisso, demonstra-se que tais investimentos públicos e privados no turismo de negócios e eventos onde ocorrem, contribuem para (re)produzir e/ou fortalecer fragmentações e centralidades no espaço geográfico. Esse processo tem em sua base as contradições sociespaciais da própria urbanização neoliberal contemporânea evocada para a atração de negócios e eventos, mas que simultaneamente marginaliza o cidadão do exercício do “direito à cidade no Brasil. Os discursos dos agentes públicos e privados do desenvolvimento do turismo quanto aos negócios e eventos nas cidades são apresentados como solução para requalificação urbana; outros melhoramentos urbanos pontuais com a privatização de equipamentos públicos; parcerias público/privada para construção e operação de equipamentos públicos; desregulação das funções sociais e fortalecimento de negócios imobiliários privados; abertura para captação de investimentos externos entre outros, implicando essencialmente a urbanização do tipo neoliberal. 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Assim, as “sobras dos eventos e negócios” que chegam ao Brasil ou que são gerados nos países são disputadas pelas cidades na periferia, onde a economia regional é apenas complementar ao arranjo econômico-produtivo brasileiro centralizado, sobretudo em São Paulo.The study analyzes the spatial implications of discourses and actions by public and private tourism development agents, within the business and events approach, in the production of space in large Brazilian cities. The study assesses the importance of business and events tourism in Brazilian cities outside of its dynamic center – Rio de Janeiro and São Paulo – and in which conditions and how the public and private investments from this sector are made in those cities. The conceptual basis of the approach is the territorial division of labor and the uneven development in the process of geographic space and capital reproduction. Thus, we demonstrate that such public and private investments in business and events tourism, where they take place, contribute to (re)produce and/or strengthen fragmentations and centralities in the geographic space. This process has in its basis socio-spatial contradictions from contemporary neoliberal urbanization itself, evoked for business and events attraction, but which simultaneously marginalizes the citizen from the employment of the “right to the city” in Brazil. The discourses of public and private tourism development agents regarding business and events in cities are presented as solution for urban requalification; other occasional urban improvements with the privatization of public equipment; public/private partnerships to build and operate public equipment; deregulation of social functions and strengthening of private real estate businesses; opening for the attraction of foreign investments among others, implying on the neoliberal type of urbanization. Via analysis of: discourses by directors from the hotel chain associated with Convention Visitors & Bureau; data from the Tourism Statistic Directory (2018) by ICCA (2018); the trade fairs calendar from UBRAFE (2019) and the city plans from the main Brazilian cities used in the study; as well as public statements by public and private tourism managers, it is shown that overtime there has been some strengthening of business and events activities and visits to cities where capitalism is more dynamic, in the city of São Paulo, followed by Rio de Janeiro, where there is constant reinvestment and innovation in urban services and infrastructure, in tourism-oriented entertainment and support equipment. Thus, the “business and events leftovers” that arrive in Brazil or which are created in the country are fought over by peripheral cities, where the regional economy is only complementary to the centralized Brazilian economic-productive arrangement, especially in São Paulo.Submitted by Pós-graduação em geografia (pggeogr@ufba.br) on 2022-11-29T16:57:25Z No. of bitstreams: 1 TESE_DIPLOMA_ATA_PDF (1).pdf: 11287636 bytes, checksum: cac32145a2218fc72abdf07b589c1b33 (MD5)Approved for entry into archive by Solange Rocha (soluny@gmail.com) on 2022-11-30T13:32:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_DIPLOMA_ATA_PDF (1).pdf: 11287636 bytes, checksum: cac32145a2218fc72abdf07b589c1b33 (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-30T13:32:43Z (GMT). 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