O Programa Saúde na Escola: percepção do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual do programa na Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vinicius Santana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26370
Resumo: Em 2007 o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação instituem o Programa Saúde na Escola, política pública que tem por proposta contribuir para a formação integral dos estudantes através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Na literatura boa parte dos estudos procura investigar as percepções de profissionais das equipes de saúde e professores sobre o programa, em contraponto poucas pesquisas com os gestores são encontradas. Este estudo tem como objetivo analisar o ponto de vista dos gestores sobre o processo de organização da gestão e o desenvolvimento das ações deste programa na Bahia, através da caracterização do processo de organização da gestão e da investigação das dificuldades e potencialidades para a realização das ações no estado. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, contou com a participação de 05 sujeitos que fazem parte do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual do Programa Saúde na Escola nos anos de 2013, 2014 e 2015, e que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram coletados por meio de roteiro de entrevista semi-estruturada. A partir do estudo foi possível identificar que o grupo de gestores do estado tem conseguido se organizar de acordo com o que é preconizado pelas diretrizes normativas do programa, e mesmo enfrentando dificuldades de financiamento tem conseguido realizar seu trabalho dentro do que é proposto. Também foi possível identificar que os fatores que dificultam a realização das ações estão relacionados à desarticulação dos gestores municipais, dificuldade em se trabalhar com aspectos da promoção e prevenção nos territórios e entrada no espaço escolar pelo setor saúde, e que os fatores que potencializam a realização das ações no estado têm relação direta com a boa articulação dentro do próprio grupo. Fazem-se necessários mais estudos que possam esclarecer como está ocorrendo o processo de organização e trabalho dos grupos em todos os níveis.
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Esta pesquisa, de caráter qualitativo, contou com a participação de 05 sujeitos que fazem parte do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual do Programa Saúde na Escola nos anos de 2013, 2014 e 2015, e que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram coletados por meio de roteiro de entrevista semi-estruturada. A partir do estudo foi possível identificar que o grupo de gestores do estado tem conseguido se organizar de acordo com o que é preconizado pelas diretrizes normativas do programa, e mesmo enfrentando dificuldades de financiamento tem conseguido realizar seu trabalho dentro do que é proposto. Também foi possível identificar que os fatores que dificultam a realização das ações estão relacionados à desarticulação dos gestores municipais, dificuldade em se trabalhar com aspectos da promoção e prevenção nos territórios e entrada no espaço escolar pelo setor saúde, e que os fatores que potencializam a realização das ações no estado têm relação direta com a boa articulação dentro do próprio grupo. 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