PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DA INTERSETORIALIDADE PROPOSTA E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa Lima dos Santos, Taciane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vantini Checchio Skrapec, Michele, Felipe dos Santos Silva, Diego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1593
Resumo: Este estudo objetivou investigar a percepção dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família e de escolas sobre a intersetorialidade do Programa Saúde na Escola da cidade de Petrolina-PE. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, no qual um questionário estruturado e autoaplicável conduziu a construção dos dados e, posteriormente, realizou-se a análise descritiva e de conteúdo. Os resultados mostraram que os profissionais ainda enfrentam obstáculos advindos da ausência de integração entre os setores envolvidos, despreparo de alguns profissionais, dificuldades em harmonizar cargas horárias e agendas dos diversos profissionais envolvidos, e frequência de capacitações. Conclui-se, portanto, que é necessária uma avaliação, e assim como, apoio da gestão do programa e dos demais profissionais, visando a formulação de estratégias para minimizar e superar as adversidades, tornando os profissionais aptos a atuarem de maneira equânime com as diretrizes e objetivos do programa.
id UNIVASF-1_6d015da2b8150240f2374c0e3efee7cf
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1593
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DA INTERSETORIALIDADE PROPOSTA E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃOPrograma Saúde na EscolaIntersetorialidadeSaúdeEducação em SaúdeEste estudo objetivou investigar a percepção dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família e de escolas sobre a intersetorialidade do Programa Saúde na Escola da cidade de Petrolina-PE. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, no qual um questionário estruturado e autoaplicável conduziu a construção dos dados e, posteriormente, realizou-se a análise descritiva e de conteúdo. Os resultados mostraram que os profissionais ainda enfrentam obstáculos advindos da ausência de integração entre os setores envolvidos, despreparo de alguns profissionais, dificuldades em harmonizar cargas horárias e agendas dos diversos profissionais envolvidos, e frequência de capacitações. Conclui-se, portanto, que é necessária uma avaliação, e assim como, apoio da gestão do programa e dos demais profissionais, visando a formulação de estratégias para minimizar e superar as adversidades, tornando os profissionais aptos a atuarem de maneira equânime com as diretrizes e objetivos do programa.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1593Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 26 (2021): Edição Regular; 51-702177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1593/1115Copyright (c) 2021 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa Lima dos Santos, Taciane Vantini Checchio Skrapec, MicheleFelipe dos Santos Silva, Diego2022-03-30T12:01:50Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1593Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-03-30T12:01:50Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DA INTERSETORIALIDADE PROPOSTA E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO
title PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DA INTERSETORIALIDADE PROPOSTA E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO
spellingShingle PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DA INTERSETORIALIDADE PROPOSTA E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO
Feitosa Lima dos Santos, Taciane
Programa Saúde na Escola
Intersetorialidade
Saúde
Educação em Saúde
title_short PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DA INTERSETORIALIDADE PROPOSTA E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO
title_full PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DA INTERSETORIALIDADE PROPOSTA E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO
title_fullStr PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DA INTERSETORIALIDADE PROPOSTA E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DA INTERSETORIALIDADE PROPOSTA E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO
title_sort PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DA INTERSETORIALIDADE PROPOSTA E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO
author Feitosa Lima dos Santos, Taciane
author_facet Feitosa Lima dos Santos, Taciane
Vantini Checchio Skrapec, Michele
Felipe dos Santos Silva, Diego
author_role author
author2 Vantini Checchio Skrapec, Michele
Felipe dos Santos Silva, Diego
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa Lima dos Santos, Taciane
Vantini Checchio Skrapec, Michele
Felipe dos Santos Silva, Diego
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Saúde na Escola
Intersetorialidade
Saúde
Educação em Saúde
topic Programa Saúde na Escola
Intersetorialidade
Saúde
Educação em Saúde
description Este estudo objetivou investigar a percepção dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família e de escolas sobre a intersetorialidade do Programa Saúde na Escola da cidade de Petrolina-PE. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, no qual um questionário estruturado e autoaplicável conduziu a construção dos dados e, posteriormente, realizou-se a análise descritiva e de conteúdo. Os resultados mostraram que os profissionais ainda enfrentam obstáculos advindos da ausência de integração entre os setores envolvidos, despreparo de alguns profissionais, dificuldades em harmonizar cargas horárias e agendas dos diversos profissionais envolvidos, e frequência de capacitações. Conclui-se, portanto, que é necessária uma avaliação, e assim como, apoio da gestão do programa e dos demais profissionais, visando a formulação de estratégias para minimizar e superar as adversidades, tornando os profissionais aptos a atuarem de maneira equânime com as diretrizes e objetivos do programa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1593
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1593/1115
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 26 (2021): Edição Regular; 51-70
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489414606848