PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DA INTERSETORIALIDADE PROPOSTA E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1593 |
Resumo: | Este estudo objetivou investigar a percepção dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família e de escolas sobre a intersetorialidade do Programa Saúde na Escola da cidade de Petrolina-PE. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, no qual um questionário estruturado e autoaplicável conduziu a construção dos dados e, posteriormente, realizou-se a análise descritiva e de conteúdo. Os resultados mostraram que os profissionais ainda enfrentam obstáculos advindos da ausência de integração entre os setores envolvidos, despreparo de alguns profissionais, dificuldades em harmonizar cargas horárias e agendas dos diversos profissionais envolvidos, e frequência de capacitações. Conclui-se, portanto, que é necessária uma avaliação, e assim como, apoio da gestão do programa e dos demais profissionais, visando a formulação de estratégias para minimizar e superar as adversidades, tornando os profissionais aptos a atuarem de maneira equânime com as diretrizes e objetivos do programa. |
id |
UNIVASF-1_6d015da2b8150240f2374c0e3efee7cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1593 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DA INTERSETORIALIDADE PROPOSTA E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃOPrograma Saúde na EscolaIntersetorialidadeSaúdeEducação em SaúdeEste estudo objetivou investigar a percepção dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família e de escolas sobre a intersetorialidade do Programa Saúde na Escola da cidade de Petrolina-PE. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, no qual um questionário estruturado e autoaplicável conduziu a construção dos dados e, posteriormente, realizou-se a análise descritiva e de conteúdo. Os resultados mostraram que os profissionais ainda enfrentam obstáculos advindos da ausência de integração entre os setores envolvidos, despreparo de alguns profissionais, dificuldades em harmonizar cargas horárias e agendas dos diversos profissionais envolvidos, e frequência de capacitações. Conclui-se, portanto, que é necessária uma avaliação, e assim como, apoio da gestão do programa e dos demais profissionais, visando a formulação de estratégias para minimizar e superar as adversidades, tornando os profissionais aptos a atuarem de maneira equânime com as diretrizes e objetivos do programa.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1593Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 26 (2021): Edição Regular; 51-702177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1593/1115Copyright (c) 2021 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa Lima dos Santos, Taciane Vantini Checchio Skrapec, MicheleFelipe dos Santos Silva, Diego2022-03-30T12:01:50Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1593Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-03-30T12:01:50Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DA INTERSETORIALIDADE PROPOSTA E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO |
title |
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DA INTERSETORIALIDADE PROPOSTA E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DA INTERSETORIALIDADE PROPOSTA E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO Feitosa Lima dos Santos, Taciane Programa Saúde na Escola Intersetorialidade Saúde Educação em Saúde |
title_short |
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DA INTERSETORIALIDADE PROPOSTA E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO |
title_full |
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DA INTERSETORIALIDADE PROPOSTA E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DA INTERSETORIALIDADE PROPOSTA E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DA INTERSETORIALIDADE PROPOSTA E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO |
title_sort |
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DA INTERSETORIALIDADE PROPOSTA E A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO |
author |
Feitosa Lima dos Santos, Taciane |
author_facet |
Feitosa Lima dos Santos, Taciane Vantini Checchio Skrapec, Michele Felipe dos Santos Silva, Diego |
author_role |
author |
author2 |
Vantini Checchio Skrapec, Michele Felipe dos Santos Silva, Diego |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa Lima dos Santos, Taciane Vantini Checchio Skrapec, Michele Felipe dos Santos Silva, Diego |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Saúde na Escola Intersetorialidade Saúde Educação em Saúde |
topic |
Programa Saúde na Escola Intersetorialidade Saúde Educação em Saúde |
description |
Este estudo objetivou investigar a percepção dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família e de escolas sobre a intersetorialidade do Programa Saúde na Escola da cidade de Petrolina-PE. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, no qual um questionário estruturado e autoaplicável conduziu a construção dos dados e, posteriormente, realizou-se a análise descritiva e de conteúdo. Os resultados mostraram que os profissionais ainda enfrentam obstáculos advindos da ausência de integração entre os setores envolvidos, despreparo de alguns profissionais, dificuldades em harmonizar cargas horárias e agendas dos diversos profissionais envolvidos, e frequência de capacitações. Conclui-se, portanto, que é necessária uma avaliação, e assim como, apoio da gestão do programa e dos demais profissionais, visando a formulação de estratégias para minimizar e superar as adversidades, tornando os profissionais aptos a atuarem de maneira equânime com as diretrizes e objetivos do programa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1593 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1593/1115 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 26 (2021): Edição Regular; 51-70 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489414606848 |