A vida nos traz presentes inesperados: contribuições do objeto em processos formativos cênicos e na encenação teatral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30717 |
Resumo: | Esta pesquisa em artes cênicas tem por objetivo amplo investigar as possíveis contribuições do uso de objetos em processos de aprendizagem do ator, do encenador e do professor de teatro. Partindo do pressuposto básico de que o objeto pode se tornar um potente estímulo criativo, busca-se pesquisar, experimentar e verificar a viabilidade de uma série de exercícios e jogos com objetos, os quais foram aplicados em aulas e oficinas ministradas pelo pesquisador a estudantes de teatro, bem como na encenação de um espetáculo-solo com objetos, A vida nos traz presentes inesperados, quando e onde atua como pesquisador-encenador. Apresenta-se uma análise dos procedimentos adotados, com reflexão sobre os resultados alcançados, limites e possibilidades desta proposição. A pesquisa agrega ideias, propostas e fazeres do chamado teatro de objetos (uma vertente do teatro de animação contemporâneo), cruzando-as com alguns procedimentos oriundos da performance e das artes visuais, no intuito de contribuir com a formulação de uma possível metodologia de trabalho artístico centrada no objeto, podendo interessar a atores/atrizes, professores/as e encenadores/as na contemporaneidade. |
id |
UFBA-2_099706875fb83caa89cf42a88f371e88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/30717 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Parente, José OliveiraRangel, Sonia LuciaLeão, Raimundo Matos deConsentino, Marianne TezzaOliveira, George Mascarenhas de2019-10-08T11:29:06Z2019-10-08T11:29:06Z2019-10-082019-09-26http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30717Esta pesquisa em artes cênicas tem por objetivo amplo investigar as possíveis contribuições do uso de objetos em processos de aprendizagem do ator, do encenador e do professor de teatro. Partindo do pressuposto básico de que o objeto pode se tornar um potente estímulo criativo, busca-se pesquisar, experimentar e verificar a viabilidade de uma série de exercícios e jogos com objetos, os quais foram aplicados em aulas e oficinas ministradas pelo pesquisador a estudantes de teatro, bem como na encenação de um espetáculo-solo com objetos, A vida nos traz presentes inesperados, quando e onde atua como pesquisador-encenador. Apresenta-se uma análise dos procedimentos adotados, com reflexão sobre os resultados alcançados, limites e possibilidades desta proposição. A pesquisa agrega ideias, propostas e fazeres do chamado teatro de objetos (uma vertente do teatro de animação contemporâneo), cruzando-as com alguns procedimentos oriundos da performance e das artes visuais, no intuito de contribuir com a formulação de uma possível metodologia de trabalho artístico centrada no objeto, podendo interessar a atores/atrizes, professores/as e encenadores/as na contemporaneidade.This performing arts research aims to investigate the possible contributions of the use of objects in the learning processes of the actor, the director and the drama teacher. From the basic assumption that the object may become a potent creative stimulus, it is attempted to research, experimente, and verify the feasibility of a series of exercises and games with objects, which were applied in classes and workshops given by the research to drama students and also in the staging of a solo show with objects “A Vida Nos Traz Presentes Inesperados” when and where the author acts as a reseacher-director. An analysis of the adopted procedures is presented with reflection on the achived results, limits and possibilities of this proposition. The research aggregates ideas, proposals and actions of the so-called object theater (a strand of contemporary animation theater) crossing them with some procedures from performance and visual arts, in order to contribute to the formulation of a possible artistic work metodology focused on the objects which may interest actors/actresses, teachers and staging artists at contemporay times.Cette recherche sur les arts du spetácle vise à étudier les contributions possibles de l’utilisation d’objets dans les processus d’apprentissage de l’acteur, du metteur en scène et du prefesseur de théâtre. Partant de l’ypothese selon laquelle l’objet peut devenir un puissant stimulus créatif, nous avons l’intention de rechercher, d’expérimenter et vérifier la viabilité d’une série d’exercices et de jeux avec des objets, qui ont été appliqués dans des cours et des ateliers enseignés par le chercheur aux étudiants de théâtre et egalement dans la mise en scène d’un spectale solo avec des objets, A Vida Nos Traz Presentes Inesperados, quand et où il agit en tant que eherceheur-réalisateur. Une analyse des procédures adoptées est présentée avec une réflexion sur les résultats obtenus, des limites et les possibilités de cette proposition. La recherche rassemble des idées, des propositions et des actions du théâtre d’objets (une branche du théâtre d’animation contemporain) en les croisant avec certaines procédures de la performance et des arts visuels, afin de contribuer à la formulation d’une méthodologie de travail centré sur l’objet et peut intéresser des acteurs, actrices, enseignants et des métteurs-en-scéne contemporains.Submitted by José Parente (parente.jos@gmail.com) on 2019-10-06T01:55:33Z No. of bitstreams: 1 tese parente final.pdf: 4199365 bytes, checksum: 4a6b20367369961bcc9ca5a050063839 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2019-10-08T11:29:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tese parente final.pdf: 4199365 bytes, checksum: 4a6b20367369961bcc9ca5a050063839 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-08T11:29:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese parente final.pdf: 4199365 bytes, checksum: 4a6b20367369961bcc9ca5a050063839 (MD5)capesLinguística, letras e artesartes cênicasencenação contemporâneapedagogia teatralteatro de animaçãoA vida nos traz presentes inesperados: contribuições do objeto em processos formativos cênicos e na encenação teatralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de teatroPrograma de pós-graduação em artes cênicasUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALtese parente final.pdftese parente final.pdfapplication/pdf4199365https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30717/1/tese%20parente%20final.pdf4a6b20367369961bcc9ca5a050063839MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30717/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTtese parente final.pdf.txttese parente final.pdf.txtExtracted texttext/plain404376https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30717/3/tese%20parente%20final.pdf.txt4a1215e792cac74f2a14b692cc6f654bMD53ri/307172022-07-01 10:46:51.136oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:51Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A vida nos traz presentes inesperados: contribuições do objeto em processos formativos cênicos e na encenação teatral |
title |
A vida nos traz presentes inesperados: contribuições do objeto em processos formativos cênicos e na encenação teatral |
spellingShingle |
A vida nos traz presentes inesperados: contribuições do objeto em processos formativos cênicos e na encenação teatral Parente, José Oliveira Linguística, letras e artes artes cênicas encenação contemporânea pedagogia teatral teatro de animação |
title_short |
A vida nos traz presentes inesperados: contribuições do objeto em processos formativos cênicos e na encenação teatral |
title_full |
A vida nos traz presentes inesperados: contribuições do objeto em processos formativos cênicos e na encenação teatral |
title_fullStr |
A vida nos traz presentes inesperados: contribuições do objeto em processos formativos cênicos e na encenação teatral |
title_full_unstemmed |
A vida nos traz presentes inesperados: contribuições do objeto em processos formativos cênicos e na encenação teatral |
title_sort |
A vida nos traz presentes inesperados: contribuições do objeto em processos formativos cênicos e na encenação teatral |
author |
Parente, José Oliveira |
author_facet |
Parente, José Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parente, José Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rangel, Sonia Lucia |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Leão, Raimundo Matos de Consentino, Marianne Tezza Oliveira, George Mascarenhas de |
contributor_str_mv |
Rangel, Sonia Lucia Leão, Raimundo Matos de Consentino, Marianne Tezza Oliveira, George Mascarenhas de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Linguística, letras e artes |
topic |
Linguística, letras e artes artes cênicas encenação contemporânea pedagogia teatral teatro de animação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
artes cênicas encenação contemporânea pedagogia teatral teatro de animação |
description |
Esta pesquisa em artes cênicas tem por objetivo amplo investigar as possíveis contribuições do uso de objetos em processos de aprendizagem do ator, do encenador e do professor de teatro. Partindo do pressuposto básico de que o objeto pode se tornar um potente estímulo criativo, busca-se pesquisar, experimentar e verificar a viabilidade de uma série de exercícios e jogos com objetos, os quais foram aplicados em aulas e oficinas ministradas pelo pesquisador a estudantes de teatro, bem como na encenação de um espetáculo-solo com objetos, A vida nos traz presentes inesperados, quando e onde atua como pesquisador-encenador. Apresenta-se uma análise dos procedimentos adotados, com reflexão sobre os resultados alcançados, limites e possibilidades desta proposição. A pesquisa agrega ideias, propostas e fazeres do chamado teatro de objetos (uma vertente do teatro de animação contemporâneo), cruzando-as com alguns procedimentos oriundos da performance e das artes visuais, no intuito de contribuir com a formulação de uma possível metodologia de trabalho artístico centrada no objeto, podendo interessar a atores/atrizes, professores/as e encenadores/as na contemporaneidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-09-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-08T11:29:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-08T11:29:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-10-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30717 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de teatro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de pós-graduação em artes cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de teatro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30717/1/tese%20parente%20final.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30717/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30717/3/tese%20parente%20final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a6b20367369961bcc9ca5a050063839 817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a 4a1215e792cac74f2a14b692cc6f654b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459359112396800 |