Tua glória é lutar : estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/28042 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2020. |
id |
UNB-2_e1812701c70ad2c3fe122e7157fe9ac1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/28042 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Santos, Ingrid Aparecida da Silva dosDantas, Edmundo BrandãoSANTOS, Ingrid Aparecida da Silva dos. Tua glória é lutar: estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/28042Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2020.Este projeto tem como objetivo identificar possíveis práticas de marketing esportivo utilizadas no Clube de Regatas do Flamengo, nos anos de 2016 a 2018. Por meio de uma pesquisa metodológica, o estudo tem como objetivo identificar a possível utilização de práticas de marketing esportivo utilizados no Flamengo. Avaliar, se no recorte temporal de estudo, foram realmente adotadas estratégias de marketing aliadas ao branding do clube, analisando ainda a possível importância do marketing esportivo para a valorização e solidificação do clube como marca. A pesquisa contribui para estudos a respeito de estratégias de marketing no futebol brasileiro, profissionalismo na área de marketing e comunicação dos clubes e construção de valor para a marca enquanto clube de futebol, fortalecendo-a e solidificando-a nesse aspecto. Conclui-se que a aplicabilidade de um planejamento estratégico aliado às estratégias de marketing esportivo podem trazer resultados expressivos, de forma profissional, aos clubes de futebol.Submitted by Anita Souza (anita.souza@bce.unb.br) on 2021-07-12T14:36:57Z No. of bitstreams: 1 2020_IngridAparecidaDaSilvaDosSantos_tcc.pdf: 1356996 bytes, checksum: 08ed001ea1b842da6437ee49ad8aa935 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2021-07-26T14:35:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_IngridAparecidaDaSilvaDosSantos_tcc.pdf: 1356996 bytes, checksum: 08ed001ea1b842da6437ee49ad8aa935 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-26T14:35:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_IngridAparecidaDaSilvaDosSantos_tcc.pdf: 1356996 bytes, checksum: 08ed001ea1b842da6437ee49ad8aa935 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing esportivoFlamengo (Time de futebol)ComunicaçãoBranding (Marketing)Tua glória é lutar : estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-07-26T14:35:43Z2021-07-26T14:35:43Z2020-12-09porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28042/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_IngridAparecidaDaSilvaDosSantos_tcc.pdf2020_IngridAparecidaDaSilvaDosSantos_tcc.pdfapplication/pdf1356996http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28042/1/2020_IngridAparecidaDaSilvaDosSantos_tcc.pdf08ed001ea1b842da6437ee49ad8aa935MD5110483/280422021-07-26 11:35:43.131oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-07-26T14:35:43Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tua glória é lutar : estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018 |
title |
Tua glória é lutar : estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018 |
spellingShingle |
Tua glória é lutar : estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018 Santos, Ingrid Aparecida da Silva dos Marketing esportivo Flamengo (Time de futebol) Comunicação Branding (Marketing) |
title_short |
Tua glória é lutar : estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018 |
title_full |
Tua glória é lutar : estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018 |
title_fullStr |
Tua glória é lutar : estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018 |
title_full_unstemmed |
Tua glória é lutar : estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018 |
title_sort |
Tua glória é lutar : estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018 |
author |
Santos, Ingrid Aparecida da Silva dos |
author_facet |
Santos, Ingrid Aparecida da Silva dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ingrid Aparecida da Silva dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dantas, Edmundo Brandão |
contributor_str_mv |
Dantas, Edmundo Brandão |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing esportivo Flamengo (Time de futebol) Comunicação Branding (Marketing) |
topic |
Marketing esportivo Flamengo (Time de futebol) Comunicação Branding (Marketing) |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-26T14:35:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-26T14:35:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Ingrid Aparecida da Silva dos. Tua glória é lutar: estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/28042 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Ingrid Aparecida da Silva dos. Tua glória é lutar: estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/28042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28042/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28042/1/2020_IngridAparecidaDaSilvaDosSantos_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 08ed001ea1b842da6437ee49ad8aa935 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493152857587712 |