Análise do valor da marca baseado no Espectador Esportivo do Clube de Regatas do Flamengo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Jardel Dantas da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35648
Resumo: De forma sucinta, pode-se dizer que o futebol é um negócio. Nesse contexto, existe o Flamengo, clube com a maior torcida do Brasil e uma das maiores do mundo, que precisa ser gerido de forma profissional, para usufruir de todo o potencial que possui, principalmente no que diz respeito aos torcedores, estes que são responsáveis por dar longevidade aos clubes. Logo, o objetivo do estudo é analisar o Valor da Marca do Clube de Regatas do Flamengo com base no Espectador Esportivo (torcedor). Para isso, foi buscado identificar o perfil do respondente e utilizou-se o modelo SBBE adaptado por Lovo (2015) para o futebol brasileiro para elaboração de um questionário com escalas de concordância e as análises foram realizadas a partir de gradientes de frequência. O estudo é classificado como descritivo e de levantamento, bem como possui uma amostragem não-probabilística por conveniência. Divulgado entre 26/10/2018 a 15/11/2018 nas redes sociais (Facebook, Instagram e WhatsApp), obteve o número de 259 respostas. Ao todo foram analisados nove fatores: atributos visuais da marca, poder de barganha, história do clube, comprometimento, atributos organizacionais, sucesso da equipe, gestão, estádio e identificação. O estudo do brand equity do Flamengo na perspectiva do torcedor concluiu que a torcida do Flamengo possui uma forte associação com sua história e fatores relacionados a este ponto. Por outro lado, observou-se um maior descontentamento com fatores relacionados à gestão do clube e, principalmente, ao estádio que o mesmo tem mandado seus jogos, o Maracanã, dando insumos que devem ser trabalhados pelo departamento de marketing do clube.
id UFRN_855a07c5075faccfe00034fd985658e8
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35648
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Rocha, Jardel Dantas daAraújo, Matilde Medeiros deMartins, Daniel de AraújoFeitor, Carlos David Cequeira2018-12-29T22:11:52Z2021-09-20T15:30:58Z2018-12-29T22:11:52Z2021-09-20T15:30:58Z2018-12-132016005923ROCHA, Jardel Dantas da. Análise do Valor da Marca baseado no Espectador Esportivo do Clube de Regatas do Flamengo. 2018. 97f. Monografia (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35648De forma sucinta, pode-se dizer que o futebol é um negócio. Nesse contexto, existe o Flamengo, clube com a maior torcida do Brasil e uma das maiores do mundo, que precisa ser gerido de forma profissional, para usufruir de todo o potencial que possui, principalmente no que diz respeito aos torcedores, estes que são responsáveis por dar longevidade aos clubes. Logo, o objetivo do estudo é analisar o Valor da Marca do Clube de Regatas do Flamengo com base no Espectador Esportivo (torcedor). Para isso, foi buscado identificar o perfil do respondente e utilizou-se o modelo SBBE adaptado por Lovo (2015) para o futebol brasileiro para elaboração de um questionário com escalas de concordância e as análises foram realizadas a partir de gradientes de frequência. O estudo é classificado como descritivo e de levantamento, bem como possui uma amostragem não-probabilística por conveniência. Divulgado entre 26/10/2018 a 15/11/2018 nas redes sociais (Facebook, Instagram e WhatsApp), obteve o número de 259 respostas. Ao todo foram analisados nove fatores: atributos visuais da marca, poder de barganha, história do clube, comprometimento, atributos organizacionais, sucesso da equipe, gestão, estádio e identificação. O estudo do brand equity do Flamengo na perspectiva do torcedor concluiu que a torcida do Flamengo possui uma forte associação com sua história e fatores relacionados a este ponto. Por outro lado, observou-se um maior descontentamento com fatores relacionados à gestão do clube e, principalmente, ao estádio que o mesmo tem mandado seus jogos, o Maracanã, dando insumos que devem ser trabalhados pelo departamento de marketing do clube.Briefly, it can be said that football is a business. In this context, there is Flamengo, the club with the biggest crowd in Brazil and one of the biggest in the world, which needs to be managed in a professional way, to enjoy all the potential it has, especially with regard to the fans, who are responsible for giving clubs longevity. Therefore, the objective of the study is to analyze the Brand Value of the Clube de Regatas do Flamengo based on the Sports Spectator (supporter). To do this, we sought to identify the profile of the respondent and used the model SBBE adapted by Lovo (2015) for Brazilian soccer to elaborate a questionnaire with scales of agreement and the analyzes were performed from frequency gradients. The study is classified as descriptive and survey, as well as non-probabilistic sampling for convenience. Posted on 10/26/2018 to 11/15/2018 on social networks (Facebook, Instagram, and WhatsApp), you matched the number of 259 replies. In all, nine factors were analyzed: visual brand attributes, bargaining power, club history, commitment, organizational attributes, team success, management, stadium and identification. The study of Flamengo's brand equity from the fan's perspective concluded that Flamengo fans have a strong association with its history and factors related to this point. On the other hand, it was observed a greater discontent with factors related to the management of the club and, mainly, to the stadium that the same one has sent its games, the Maracanã, giving inputs that must be worked by the marketing department of the club.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBrand equityValor da marcaMarketing EsportivoFutebolFlamengoAnálise do valor da marca baseado no Espectador Esportivo do Clube de Regatas do Flamengoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaliseDoValorDaMarca_Rocha_2018.pdfAnaliseDoValorDaMarca_Rocha_2018application/pdf1026544https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35648/1/AnaliseDoValorDaMarca_Rocha_2018.pdfb747a6cf151edbdff12db0ac0df7e0afMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35648/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35648/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTAnaliseDoValorDaMarca_Rocha_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain136940https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35648/4/AnaliseDoValorDaMarca_Rocha_2018.pdf.txtcb1ed7286ac4c5b5d162b4d4ff336b08MD54123456789/356482021-09-20 12:30:58.585oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:30:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do valor da marca baseado no Espectador Esportivo do Clube de Regatas do Flamengo
title Análise do valor da marca baseado no Espectador Esportivo do Clube de Regatas do Flamengo
spellingShingle Análise do valor da marca baseado no Espectador Esportivo do Clube de Regatas do Flamengo
Rocha, Jardel Dantas da
Brand equity
Valor da marca
Marketing Esportivo
Futebol
Flamengo
title_short Análise do valor da marca baseado no Espectador Esportivo do Clube de Regatas do Flamengo
title_full Análise do valor da marca baseado no Espectador Esportivo do Clube de Regatas do Flamengo
title_fullStr Análise do valor da marca baseado no Espectador Esportivo do Clube de Regatas do Flamengo
title_full_unstemmed Análise do valor da marca baseado no Espectador Esportivo do Clube de Regatas do Flamengo
title_sort Análise do valor da marca baseado no Espectador Esportivo do Clube de Regatas do Flamengo
author Rocha, Jardel Dantas da
author_facet Rocha, Jardel Dantas da
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Araújo, Matilde Medeiros de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Martins, Daniel de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Jardel Dantas da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Feitor, Carlos David Cequeira
contributor_str_mv Feitor, Carlos David Cequeira
dc.subject.por.fl_str_mv Brand equity
Valor da marca
Marketing Esportivo
Futebol
Flamengo
topic Brand equity
Valor da marca
Marketing Esportivo
Futebol
Flamengo
description De forma sucinta, pode-se dizer que o futebol é um negócio. Nesse contexto, existe o Flamengo, clube com a maior torcida do Brasil e uma das maiores do mundo, que precisa ser gerido de forma profissional, para usufruir de todo o potencial que possui, principalmente no que diz respeito aos torcedores, estes que são responsáveis por dar longevidade aos clubes. Logo, o objetivo do estudo é analisar o Valor da Marca do Clube de Regatas do Flamengo com base no Espectador Esportivo (torcedor). Para isso, foi buscado identificar o perfil do respondente e utilizou-se o modelo SBBE adaptado por Lovo (2015) para o futebol brasileiro para elaboração de um questionário com escalas de concordância e as análises foram realizadas a partir de gradientes de frequência. O estudo é classificado como descritivo e de levantamento, bem como possui uma amostragem não-probabilística por conveniência. Divulgado entre 26/10/2018 a 15/11/2018 nas redes sociais (Facebook, Instagram e WhatsApp), obteve o número de 259 respostas. Ao todo foram analisados nove fatores: atributos visuais da marca, poder de barganha, história do clube, comprometimento, atributos organizacionais, sucesso da equipe, gestão, estádio e identificação. O estudo do brand equity do Flamengo na perspectiva do torcedor concluiu que a torcida do Flamengo possui uma forte associação com sua história e fatores relacionados a este ponto. Por outro lado, observou-se um maior descontentamento com fatores relacionados à gestão do clube e, principalmente, ao estádio que o mesmo tem mandado seus jogos, o Maracanã, dando insumos que devem ser trabalhados pelo departamento de marketing do clube.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-29T22:11:52Z
2021-09-20T15:30:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-29T22:11:52Z
2021-09-20T15:30:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2016005923
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Jardel Dantas da. Análise do Valor da Marca baseado no Espectador Esportivo do Clube de Regatas do Flamengo. 2018. 97f. Monografia (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35648
identifier_str_mv 2016005923
ROCHA, Jardel Dantas da. Análise do Valor da Marca baseado no Espectador Esportivo do Clube de Regatas do Flamengo. 2018. 97f. Monografia (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35648/1/AnaliseDoValorDaMarca_Rocha_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35648/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35648/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35648/4/AnaliseDoValorDaMarca_Rocha_2018.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b747a6cf151edbdff12db0ac0df7e0af
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
cb1ed7286ac4c5b5d162b4d4ff336b08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117562791624704