O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, WESLEY PATRICK PEREIRA DE
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37393
Resumo: O presente estudo de caso busca analisar e compreender os processos do uso de estratégias de aprendizagem nos jogos eletrônicos por alunos/as de alemão como língua estrangeira e como isso impacta no aprendizado do aluno jogador. A coleta de dados aconteceu através de um formulário online da plataforma Formulário Google e contou com a participação de alunos dos cursos de alemão da Universidade Federal da Bahia: Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL) e Programa de Proficiência em Línguas Estrangeiras para Estudantes e Servidores da UFBA (PROFICI). A pesquisa possibilitou abordar experiências de aquisição de linguagem vivenciadas tanto por alunos que jogam com frequência, quanto os que jogam raramente e apontar estratégias empregadas neste processo. Palavras-chave: Aquisição de Língua Estrangeira. Jogos Eletrônicos. Língua Alemã.
id UFBA-2_0ce292446f8b764a8873c65c206db84b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37393
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-07-21T15:05:00Z2023-07-21T15:05:00Z2022-07-08https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37393O presente estudo de caso busca analisar e compreender os processos do uso de estratégias de aprendizagem nos jogos eletrônicos por alunos/as de alemão como língua estrangeira e como isso impacta no aprendizado do aluno jogador. A coleta de dados aconteceu através de um formulário online da plataforma Formulário Google e contou com a participação de alunos dos cursos de alemão da Universidade Federal da Bahia: Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL) e Programa de Proficiência em Línguas Estrangeiras para Estudantes e Servidores da UFBA (PROFICI). A pesquisa possibilitou abordar experiências de aquisição de linguagem vivenciadas tanto por alunos que jogam com frequência, quanto os que jogam raramente e apontar estratégias empregadas neste processo. Palavras-chave: Aquisição de Língua Estrangeira. Jogos Eletrônicos. Língua Alemã.The present case study aims to analyze and understand the processes of the use of learning strategies, in electronic games, by students of German as a foreign language and how this impacts the performance of the student player. Data collection took place through an online form on the Google Form platform and had the participation of students from the German courses at the Federal University of Bahia (UFBA): Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL) and Programa de Proficiência em Línguas Estrangeiras para Estudantes e Servidores da UFBA (PROFICI). The research made it possible to approach language acquisition experiences experienced both by students who play frequently and those who play rarely and point out strategies used in this process. Keywords: Foreign Language Acquisition. Electronic Games. German Language.Submitted by Silvia Pinto (silviarej@ufba.br) on 2023-07-20T15:21:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) SOUZA, Wesley P P de - O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ (1).pdf: 1249404 bytes, checksum: 9e7da0910901b593f9ce554801081cd7 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-07-21T15:05:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) SOUZA, Wesley P P de - O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ (1).pdf: 1249404 bytes, checksum: 9e7da0910901b593f9ce554801081cd7 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-21T15:05:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) SOUZA, Wesley P P de - O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ (1).pdf: 1249404 bytes, checksum: 9e7da0910901b593f9ce554801081cd7 (MD5) Previous issue date: 2022-07-08porUniversidade Federal da BahiaLETRAS - INGLÊSUFBABrasilInstituto de LetrasCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessForeign Language AcquisitionElectronic GamesGerman LanguageCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESAquisição de Língua EstrangeiraJogos EletrônicosLíngua AlemãGerman LanguageO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ: UM ESTUDO DE CASOBachareladoinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFRANÇA , ZAIRA NASCIMENTO DAFONSECA , JAEL GLAUCE DAJUNQUEIRA, THEREZA DE JESUS SANTOSSOUZA, WESLEY PATRICK PEREIRA DEreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTSOUZA, Wesley P P de - O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ (1).pdf.txtSOUZA, Wesley P P de - O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ (1).pdf.txtExtracted texttext/plain39194https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37393/4/SOUZA%2c%20Wesley%20P%20P%20de%20-%20O%20USO%20DE%20JOGOS%20ELETR%c3%94NICOS%20COMO%20ESTRAT%c3%89GIA%20DE%20APRENDIZAGEM%20DA%20L%c3%8dNGUA%20ALEM%c3%83%20%281%29.pdf.txt27a7f6a7273b128f2dbc8f9833b55541MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37393/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37393/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52ORIGINALSOUZA, Wesley P P de - O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ (1).pdfSOUZA, Wesley P P de - O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ (1).pdfapplication/pdf1249404https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37393/1/SOUZA%2c%20Wesley%20P%20P%20de%20-%20O%20USO%20DE%20JOGOS%20ELETR%c3%94NICOS%20COMO%20ESTRAT%c3%89GIA%20DE%20APRENDIZAGEM%20DA%20L%c3%8dNGUA%20ALEM%c3%83%20%281%29.pdf9e7da0910901b593f9ce554801081cd7MD51ri/373932023-07-22 02:10:04.489oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-07-22T05:10:04Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ: UM ESTUDO DE CASO
title O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ: UM ESTUDO DE CASO
SOUZA, WESLEY PATRICK PEREIRA DE
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Aquisição de Língua Estrangeira
Jogos Eletrônicos
Língua Alemã
German Language
Foreign Language Acquisition
Electronic Games
German Language
title_short O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ: UM ESTUDO DE CASO
title_full O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ: UM ESTUDO DE CASO
title_sort O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ: UM ESTUDO DE CASO
author SOUZA, WESLEY PATRICK PEREIRA DE
author_facet SOUZA, WESLEY PATRICK PEREIRA DE
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FRANÇA , ZAIRA NASCIMENTO DA
dc.contributor.referee1.fl_str_mv FONSECA , JAEL GLAUCE DA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JUNQUEIRA, THEREZA DE JESUS SANTOS
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, WESLEY PATRICK PEREIRA DE
contributor_str_mv FRANÇA , ZAIRA NASCIMENTO DA
FONSECA , JAEL GLAUCE DA
JUNQUEIRA, THEREZA DE JESUS SANTOS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Aquisição de Língua Estrangeira
Jogos Eletrônicos
Língua Alemã
German Language
Foreign Language Acquisition
Electronic Games
German Language
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição de Língua Estrangeira
Jogos Eletrônicos
Língua Alemã
German Language
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Foreign Language Acquisition
Electronic Games
German Language
description O presente estudo de caso busca analisar e compreender os processos do uso de estratégias de aprendizagem nos jogos eletrônicos por alunos/as de alemão como língua estrangeira e como isso impacta no aprendizado do aluno jogador. A coleta de dados aconteceu através de um formulário online da plataforma Formulário Google e contou com a participação de alunos dos cursos de alemão da Universidade Federal da Bahia: Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL) e Programa de Proficiência em Línguas Estrangeiras para Estudantes e Servidores da UFBA (PROFICI). A pesquisa possibilitou abordar experiências de aquisição de linguagem vivenciadas tanto por alunos que jogam com frequência, quanto os que jogam raramente e apontar estratégias empregadas neste processo. Palavras-chave: Aquisição de Língua Estrangeira. Jogos Eletrônicos. Língua Alemã.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-21T15:05:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-21T15:05:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv Bacharelado
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37393
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
LETRAS - INGLÊS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
LETRAS - INGLÊS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37393/4/SOUZA%2c%20Wesley%20P%20P%20de%20-%20O%20USO%20DE%20JOGOS%20ELETR%c3%94NICOS%20COMO%20ESTRAT%c3%89GIA%20DE%20APRENDIZAGEM%20DA%20L%c3%8dNGUA%20ALEM%c3%83%20%281%29.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37393/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37393/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37393/1/SOUZA%2c%20Wesley%20P%20P%20de%20-%20O%20USO%20DE%20JOGOS%20ELETR%c3%94NICOS%20COMO%20ESTRAT%c3%89GIA%20DE%20APRENDIZAGEM%20DA%20L%c3%8dNGUA%20ALEM%c3%83%20%281%29.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 27a7f6a7273b128f2dbc8f9833b55541
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
9e7da0910901b593f9ce554801081cd7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459668614283264