A ordem das letras na produção escrita: o que dizem crianças em processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Aline Carvalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37065
Resumo: A presente pesquisa exploratória, de natureza psicogenética, se propôs a analisar compreensivamente as conceitualizações das crianças brasileiras que já fonetizam a escrita, diante do desafio de decidir em que ordem devem ficar as letras na produção escrita. As crianças participantes tinham 6 e 7 anos de idade e estavam cursando o 1º ano do Ensino Fundamental. A investigação se deu em uma escola pública do município de Itaberaba, interior da Bahia, e a amostra contou com 11 crianças, nos níveis de conceitualização silábico e silábico-alfabético. Realizou-se diagnóstico inicial para identificação dos níveis de escrita das crianças e a partir disso foram propostas três tarefas, individualmente, em dois dias consecutivos: produção da primeira versão de uma lista de sete nomes de animais, produção da segunda versão da mesma lista e revisão das escritas. As palavras da lista foram selecionadas tendo em vista contemplar uma variedade de estruturas silábicas ‒ contando com CV, CVC, CVV, V, VC, para análise sobre como as crianças representavam cada uma delas nas suas produções escritas ‒ e relações com as particularidades do português brasileiro. Nessa direção, os procedimentos de pesquisa possibilitaram a produção de dados sobre as reflexões realizadas pelas crianças e decisões tomadas sobre a ordem das letras nas palavras. Os resultados destacaram a potência dos momentos de escrita por si só pelas crianças e o quanto a revisão das próprias escritas potencializa a reflexão sobre quantas, quais e em que ordem colocar as letras na sua produção escrita. Os resultados também evidenciaram que as questões de ordem enfrentadas pelas crianças na sua produção escrita são movidas pelas conceitualizações, que são internas, e também por particularidades relacionadas às características do português brasileiro ‒ no caso desta investigação, a língua materna. Durante todo o percurso da pesquisa procurou-se considerar as ideias das crianças, como uma decisão política de oportunizar o direito de elas serem escutadas e compreendidas.
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spelling 2023-05-26T16:33:58Z2023-05-26T16:33:58Z2023-02-24ABNThttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37065A presente pesquisa exploratória, de natureza psicogenética, se propôs a analisar compreensivamente as conceitualizações das crianças brasileiras que já fonetizam a escrita, diante do desafio de decidir em que ordem devem ficar as letras na produção escrita. As crianças participantes tinham 6 e 7 anos de idade e estavam cursando o 1º ano do Ensino Fundamental. A investigação se deu em uma escola pública do município de Itaberaba, interior da Bahia, e a amostra contou com 11 crianças, nos níveis de conceitualização silábico e silábico-alfabético. Realizou-se diagnóstico inicial para identificação dos níveis de escrita das crianças e a partir disso foram propostas três tarefas, individualmente, em dois dias consecutivos: produção da primeira versão de uma lista de sete nomes de animais, produção da segunda versão da mesma lista e revisão das escritas. As palavras da lista foram selecionadas tendo em vista contemplar uma variedade de estruturas silábicas ‒ contando com CV, CVC, CVV, V, VC, para análise sobre como as crianças representavam cada uma delas nas suas produções escritas ‒ e relações com as particularidades do português brasileiro. Nessa direção, os procedimentos de pesquisa possibilitaram a produção de dados sobre as reflexões realizadas pelas crianças e decisões tomadas sobre a ordem das letras nas palavras. Os resultados destacaram a potência dos momentos de escrita por si só pelas crianças e o quanto a revisão das próprias escritas potencializa a reflexão sobre quantas, quais e em que ordem colocar as letras na sua produção escrita. Os resultados também evidenciaram que as questões de ordem enfrentadas pelas crianças na sua produção escrita são movidas pelas conceitualizações, que são internas, e também por particularidades relacionadas às características do português brasileiro ‒ no caso desta investigação, a língua materna. Durante todo o percurso da pesquisa procurou-se considerar as ideias das crianças, como uma decisão política de oportunizar o direito de elas serem escutadas e compreendidas.This exploratory research, of psychogenetic nature, aimed to comprehensively analyze the conceptualizations of Brazilian children who already phoneticize writing when faced with the challenge of deciding in which order the letters should be placed in the written production. The participating children were 6 and 7 years old and were in the first year of elementary school. The investigation took place in a public school in Itaberaba, a city in the Bahia countryside, and the sample consisted of eleven children in the syllabic and syllabic-alphabetic levels of conceptualization. An initial diagnosis was made to identify the children's writing levels, and from that three tasks were proposed individually on two consecutive days: production of the first version of a list of seven animal names, production of the second version of the same list, and revision of the writing. The words on the list were selected to contemplate a variety of syllabic structures ‒ including CV, CVC, CVV, V, VC, in order to analyze how the children represented each one of them in their written productions ‒ and the relations with the particularities of Brazilian Portuguese. Thus, the research procedures enabled the production of data about the reflections made by the children and the decisions made about the order of the letters in the words. The results highlighted the power of the writing moments on their own, made by the children, and how much the review of their own writings potentiates the reflection about how many, which, and what the order of the letters in their written production. The results also showed that the order issues faced by the children in their written production are driven by internal conceptualizations and also by particularities related to the characteristics of Brazilian Portuguese ‒ in the case of this research, the mother tongue. Throughout the research, we tried to consider the children's ideas, as a political decision to give them the right to be heard and understood.La presente pesquisa exploratoria, de naturaleza psicogenética, se propuso a analizar de manera comprensiva las conceptualizaciones de los niños brasileños que ya fonetizan la escritura, frente al desafío de decidir en qué orden deben quedar las letras en la producción escrita. Los niños participantes tenían 6 y 7 años de edad y estaban cursando el primer año de la Educación Básica. La investigación se dio en una escuela pública de la ciudad de Itaberaba, en el interior de Bahía, y la muestra contó con 11 niños, en los niveles de conceptualización silábico y silábico-alfabético. Fue realizado diagnóstico inicial para identificación de los niveles de escritura de los niños y a partir de eso fueron propuestas tres tareas, individualmente, en dos días consecutivos: producción de la primera versión de una lista de siete nombres de animales, producción de la segunda versión de esa misma lista y revisión de lo que fue escrito. Las palabras de la lista fueron seleccionadas teniendo en vista contemplar una variedad de estructuras silábicas ‒ contando con CV, CVC, CVV, V, VC, para análisis sobre cómo los niños representaban cada una de ellas en sus producciones escritas ‒ y las relaciones con las particularidades del portugués brasileño. Así, los procedimientos de pesquisa posibilitaron la producción de datos sobre las reflexiones realizadas por los niños y las decisiones tomadas sobre el orden de las letras en las palabras. Los resultados destacaron la potencia de los momentos de escritura, por si solos, hechas por los niños y cuanto la revisión de las propias escrituras potencializa la reflexión sobre cuántas, cuáles y en qué orden colocar las letras en su producción escrita. Los resultados también evidenciaron que las cuestiones de orden enfrentadas por los niños en su producción escrita son movidas por las conceptualizaciones, que son internas, y también por particularidades relacionadas a las características del portugués brasileño ‒ en el caso de esta investigación, la lengua materna. Durante todo el trayecto de la pesquisa se buscó tener en cuenta las ideas de los niños, como una decisión política de oportunizar el derecho de que ellas sean escuchadas y comprendidas.Submitted by Aline Nascimento (alinenasto@yahoo.com.br) on 2023-05-26T01:27:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Aline Nascimento_TCC_Dissertacao.pdf: 2914705 bytes, checksum: 52846ffd1030612dda84f9c700409486 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2023-05-26T16:33:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Aline Nascimento_TCC_Dissertacao.pdf: 2914705 bytes, checksum: 52846ffd1030612dda84f9c700409486 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-26T16:33:58Z (GMT). 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A ordem das letras na produção escrita: O que dizem crianças em processo de alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALAline Nascimento_TCC_Dissertacao.pdfAline Nascimento_TCC_Dissertacao.pdfDissertação de Mestrado. 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