Falas e sonoridades do blues em Salvador: uma identidade musical dos anos 80 até os dias atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Eric Hora Fontes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18547
Resumo: Esta dissertação traz um estudo sobre a prática e a construção dos discursos e sonoridades da cena do blues na cidade de Salvador. Desenvolvo análises sobre questões e conceitos dentro do referido campo, a partir de relatos obtidos em entrevistas com 13 participantes deste cenário. Reconhecendo minha perspectiva de músico participante, adoto uma postura dialógica com as pessoas deste universo, alinho-me a referenciais epistemológicos oriundos de áreas como a etnomusicologia, a antropologia, estudos culturais e pós-coloniais e utilizo conceitos como cena musical, marcadores sociais de diferença e história oral como bases para a construção da presente abordagem. Ativo em Salvador há mais de duas décadas, o blues soteropolitano conta, em sua maior parcela, com protagonistas brancos de classe média que tiveram contato com esta identidade musical tendo como referência o rock de artistas estadunidenses e ingleses. Busco pensar sobre questões de representação nesta cena e sobre como se dá a reelaboração desta identidade musical cujo surgimento se deu em contexto diaspórico, com negros escravizados no sul dos Estados Unidos, no século XIX. Discuto conceitos e sonoridades, caracterizações dos perfis dos participantes, sua inserção diante da indústria cultural da cidade e o cotidiano das práticas sociais de seus protagonistas.
id UFBA-2_10e4f5a4e00dec1a89fc1ad3b914ee15
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/18547
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Pereira, Eric Hora FontesRosa, Laila Andresa CavalcanteAlmeida, Luciano André da SilvaLühning, Ângela ElisabethRosa, Laila Andresa Cavalcante2016-01-27T04:08:26Z2016-01-27T04:08:26Z2016-01-272014-02-20http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18547Esta dissertação traz um estudo sobre a prática e a construção dos discursos e sonoridades da cena do blues na cidade de Salvador. Desenvolvo análises sobre questões e conceitos dentro do referido campo, a partir de relatos obtidos em entrevistas com 13 participantes deste cenário. Reconhecendo minha perspectiva de músico participante, adoto uma postura dialógica com as pessoas deste universo, alinho-me a referenciais epistemológicos oriundos de áreas como a etnomusicologia, a antropologia, estudos culturais e pós-coloniais e utilizo conceitos como cena musical, marcadores sociais de diferença e história oral como bases para a construção da presente abordagem. Ativo em Salvador há mais de duas décadas, o blues soteropolitano conta, em sua maior parcela, com protagonistas brancos de classe média que tiveram contato com esta identidade musical tendo como referência o rock de artistas estadunidenses e ingleses. Busco pensar sobre questões de representação nesta cena e sobre como se dá a reelaboração desta identidade musical cujo surgimento se deu em contexto diaspórico, com negros escravizados no sul dos Estados Unidos, no século XIX. Discuto conceitos e sonoridades, caracterizações dos perfis dos participantes, sua inserção diante da indústria cultural da cidade e o cotidiano das práticas sociais de seus protagonistas.This dissertation presents a study about the practice and the speeches and sounds construction of the blues scene in the city of Salvador. I develop analysis about issues and concepts inside that field from the reports obtained from interviews with 13 participants in this scene. Recognizing my participating musician perspective, I adopt a dialogical approach with people of this universe, align myself to epistemological frameworks coming from areas such as ethnomusicology, anthropology, cultural and postcolonial studies, and use concepts like music scene, social markers of difference and oral history as basis for the construction of this approach. Active in Salvador for more than two decades, Salvador’s blues scene has, in greater part, white middle-class protagonists, who had contact with this musical identity from reference of the American and British rock artists. I intent to think about representation issues in this scene and how the reworking of this musical identity, whose emergence happened in diasporic context, with black enslaved people in the southern United States during the nineteenth century, works. I discuss concepts and sounds, characterizations of the participants profiles, its inclusion on the cultural industry of the city and the day-by-day social practices of its protagonists.Submitted by Eric Hora Fontes Pereira (ericassmar@gmail.com) on 2016-01-27T04:08:26Z No. of bitstreams: 1 HORA, Eric - Falas e sonoridades do blues em Salvador (DISSERTAÇÃO).pdf: 1461531 bytes, checksum: 5c695320aab9b26e37249150afbb0cdb (MD5)Made available in DSpace on 2016-01-27T04:08:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HORA, Eric - Falas e sonoridades do blues em Salvador (DISSERTAÇÃO).pdf: 1461531 bytes, checksum: 5c695320aab9b26e37249150afbb0cdb (MD5)CNPq8.03.03.00-5EtnomusicologiaMúsicaBluesSalvadorFalas e sonoridades do blues em Salvador: uma identidade musical dos anos 80 até os dias atuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPPGMUSbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTHORA, Eric - Falas e sonoridades do blues em Salvador (DISSERTAÇÃO).pdf.txtHORA, Eric - Falas e sonoridades do blues em Salvador (DISSERTAÇÃO).pdf.txtExtracted texttext/plain355580https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18547/3/HORA%2c%20Eric%20-%20Falas%20e%20sonoridades%20do%20blues%20em%20Salvador%20%28DISSERTA%c3%87%c3%83O%29.pdf.txt73cd3fa14521a4f67119e9f29c53b458MD53ORIGINALHORA, Eric - Falas e sonoridades do blues em Salvador (DISSERTAÇÃO).pdfHORA, Eric - Falas e sonoridades do blues em Salvador (DISSERTAÇÃO).pdfapplication/pdf1461531https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18547/1/HORA%2c%20Eric%20-%20Falas%20e%20sonoridades%20do%20blues%20em%20Salvador%20%28DISSERTA%c3%87%c3%83O%29.pdf5c695320aab9b26e37249150afbb0cdbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18547/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52ri/185472021-12-30 09:23:11.079oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322021-12-30T12:23:11Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Falas e sonoridades do blues em Salvador: uma identidade musical dos anos 80 até os dias atuais
title Falas e sonoridades do blues em Salvador: uma identidade musical dos anos 80 até os dias atuais
spellingShingle Falas e sonoridades do blues em Salvador: uma identidade musical dos anos 80 até os dias atuais
Pereira, Eric Hora Fontes
8.03.03.00-5
Etnomusicologia
Música
Blues
Salvador
title_short Falas e sonoridades do blues em Salvador: uma identidade musical dos anos 80 até os dias atuais
title_full Falas e sonoridades do blues em Salvador: uma identidade musical dos anos 80 até os dias atuais
title_fullStr Falas e sonoridades do blues em Salvador: uma identidade musical dos anos 80 até os dias atuais
title_full_unstemmed Falas e sonoridades do blues em Salvador: uma identidade musical dos anos 80 até os dias atuais
title_sort Falas e sonoridades do blues em Salvador: uma identidade musical dos anos 80 até os dias atuais
author Pereira, Eric Hora Fontes
author_facet Pereira, Eric Hora Fontes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Eric Hora Fontes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Laila Andresa Cavalcante
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Almeida, Luciano André da Silva
Lühning, Ângela Elisabeth
Rosa, Laila Andresa Cavalcante
contributor_str_mv Rosa, Laila Andresa Cavalcante
Almeida, Luciano André da Silva
Lühning, Ângela Elisabeth
Rosa, Laila Andresa Cavalcante
dc.subject.cnpq.fl_str_mv 8.03.03.00-5
topic 8.03.03.00-5
Etnomusicologia
Música
Blues
Salvador
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomusicologia
Música
Blues
Salvador
description Esta dissertação traz um estudo sobre a prática e a construção dos discursos e sonoridades da cena do blues na cidade de Salvador. Desenvolvo análises sobre questões e conceitos dentro do referido campo, a partir de relatos obtidos em entrevistas com 13 participantes deste cenário. Reconhecendo minha perspectiva de músico participante, adoto uma postura dialógica com as pessoas deste universo, alinho-me a referenciais epistemológicos oriundos de áreas como a etnomusicologia, a antropologia, estudos culturais e pós-coloniais e utilizo conceitos como cena musical, marcadores sociais de diferença e história oral como bases para a construção da presente abordagem. Ativo em Salvador há mais de duas décadas, o blues soteropolitano conta, em sua maior parcela, com protagonistas brancos de classe média que tiveram contato com esta identidade musical tendo como referência o rock de artistas estadunidenses e ingleses. Busco pensar sobre questões de representação nesta cena e sobre como se dá a reelaboração desta identidade musical cujo surgimento se deu em contexto diaspórico, com negros escravizados no sul dos Estados Unidos, no século XIX. Discuto conceitos e sonoridades, caracterizações dos perfis dos participantes, sua inserção diante da indústria cultural da cidade e o cotidiano das práticas sociais de seus protagonistas.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-02-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-27T04:08:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-27T04:08:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18547
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGMUS
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18547/3/HORA%2c%20Eric%20-%20Falas%20e%20sonoridades%20do%20blues%20em%20Salvador%20%28DISSERTA%c3%87%c3%83O%29.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18547/1/HORA%2c%20Eric%20-%20Falas%20e%20sonoridades%20do%20blues%20em%20Salvador%20%28DISSERTA%c3%87%c3%83O%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18547/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 73cd3fa14521a4f67119e9f29c53b458
5c695320aab9b26e37249150afbb0cdb
0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459505941348352