Revisitando o conceito de educação integral de ontem e hoje: o Centro Educacional Carneiro Ribeiro e o Mais Educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34264 |
Resumo: | O presente trabalho tende a uma discussão sobre a educação e/em tempo integral nas escolas públicas brasileiras. Pretende-se identificar e analisar as propostas desenvolvidas no Programa Mais Educação, adotando como base a experiência de Anísio Teixeira na Bahia nos anos 50. Para tanto, considerou-se o Centro Educacional Carneiro Ribeiro como exemplo de prática para a contribuição de implantação da educação e/em tempo integral no Brasil. O ponto de partida do trabalho consistiu nos levantamentos históricos, correntes filosóficas e sociológicas para desvendar o conceito de educação integral. As Leis da Constituição Federal Brasileira, Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foram utilizadas como instrumentos de estudos para a implantação da ampliação do tempo escolar no Brasil. Os resultados das considerações deste trabalho demonstram que a experiência do Centro Educacional Carneiro Ribeiro foi a concreta experiência de uma escola integral pública de qualidade, entretanto o Programa Mais Educação ainda há muitas lacunas para serem solucionadas na implementação de uma proposta que se encaixe no contexto da concepção de educação e/ em tempo integral. |
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As Leis da Constituição Federal Brasileira, Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foram utilizadas como instrumentos de estudos para a implantação da ampliação do tempo escolar no Brasil. Os resultados das considerações deste trabalho demonstram que a experiência do Centro Educacional Carneiro Ribeiro foi a concreta experiência de uma escola integral pública de qualidade, entretanto o Programa Mais Educação ainda há muitas lacunas para serem solucionadas na implementação de uma proposta que se encaixe no contexto da concepção de educação e/ em tempo integral.Submitted by Eliene Batista (elienebastos@ufba.br) on 2021-09-23T21:13:29Z No. of bitstreams: 1 SABRINA ARISTEU SIMOES.pdf: 419717 bytes, checksum: 3c226798568ddb8ef3c324a5838e3128 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-09-24T10:43:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SABRINA ARISTEU SIMOES.pdf: 419717 bytes, checksum: 3c226798568ddb8ef3c324a5838e3128 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-24T10:43:39Z (GMT). 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O presente trabalho tende a uma discussão sobre a educação e/em tempo integral nas escolas públicas brasileiras. Pretende-se identificar e analisar as propostas desenvolvidas no Programa Mais Educação, adotando como base a experiência de Anísio Teixeira na Bahia nos anos 50. Para tanto, considerou-se o Centro Educacional Carneiro Ribeiro como exemplo de prática para a contribuição de implantação da educação e/em tempo integral no Brasil. O ponto de partida do trabalho consistiu nos levantamentos históricos, correntes filosóficas e sociológicas para desvendar o conceito de educação integral. As Leis da Constituição Federal Brasileira, Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foram utilizadas como instrumentos de estudos para a implantação da ampliação do tempo escolar no Brasil. Os resultados das considerações deste trabalho demonstram que a experiência do Centro Educacional Carneiro Ribeiro foi a concreta experiência de uma escola integral pública de qualidade, entretanto o Programa Mais Educação ainda há muitas lacunas para serem solucionadas na implementação de uma proposta que se encaixe no contexto da concepção de educação e/ em tempo integral. |
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